image3

NICHOLLS, David. Um Dia. Intrínseca. 411p.

Um Dia” foi um livro muito comentado, tornou-se best-seller e teve um surto de vendas depois do lançamento da edição especial. A capa ficou maravilhosamente linda! Apesar de ser capa de filme, e eu geralmente não gosto delas, a mesma aparenta ter sido feita somente para o livro, ou seja, tive que ir correndo comprar. Felizmente dessa vez não me arrependi de escolher um livro pela capa.

Dexter e Emma, acabaram de se formar na faculdade e se conhecerem em uma festa. Após passarem uma noite juntos – e não acontecer o que normalmente aconteceria, decidem que a amizade deverá prevalecer. Eles trocam números e endereços, e ao longo dos anos vão se comunicando, através de cartas e telefonemas. Em encontros, conseguem perceber que há uma química, mas sempre existe algo para impedi-los, como uma namorada, ou o simples fato de não querer estragar a amizade.

O início da leitura foi um pouco ruim, confesso, pelo modo como o livro foi escrito. Ele apresenta a vida de ambos, mas só uma base delas, pois só conhecemos os dias 15 de Julho. E o resto dos anos? Nas partes engraçadas, e nas mais tristes, eu quis mais informações. Eu ansiava por poder ler como aconteceu tal coisa que fez a personagem agir assim no dia 15. Mas enfim, é o “charme” do livro, a distinção dele, e depois de um tempo eu me acostumei. Agora realmente não sei se preferia um livro bem extenso e mais aprofundado, do que somente os dias 15.

A narrativa é boa, os personagens não são lineares ou idealizados, possuem seus altos e baixos e aprendem com eles. Além de que eles possuem as mesmas dúvidas que nós: o que vem após a faculdade, como arranjar um bom emprego, o peso da responsabilidade etc. O livro poderia muito bem ter sido adaptado de fatos reais.

No geral, eu gostei bastante do livro, mas não sei se o filme agradará a quem ainda não o leu. A história de Dex e Em é uma história envolvente, sobre amizade, amor, responsabilidade, amigos e prioridades. E o final é original, adorável.

Nota: ♥♥♥♥♥


19 Comentários

  1. Oi Kezia =D
    Pois é, esse romance é diferente né? hehe também gostei bastante. Queria ler o outro do autor, que foi lançado recentemente. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Giih, tem datas comemorativas chegando hehe. Pede de presente! É muito legal. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que legal Tali! Depois quero ler a sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, leia que depois quero conferir a sua resenha ok?
    Acredito que vais gostar, hehe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olha, as resenhas que eu leio sobre esse livro costumam ser tão positivas que até me sinto envergonhado em não te-lo lido ainda, sempre falam que a história é uma das mais comoventes que já leram e tal, mas a verdade é que o enredo não me atraiu muito, eu não tenho muito gosto por romances.
    Abraços.



    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah Rodrigo, sem problemas. Acredito que Um Dia seja bem diferente de outros tipos de romance, mas mesmo assim ele não agrada a todos não viu? Muitas pessoas não conseguem se adaptar ao estilo como ele é feito e acabam desgostando bastante do livro. O que eu gostei realmente deste livro foi o final, que foge das expectativas. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ah é normal Nikoli... Minha amiga também não foi muito rápida na leitura não, mas o final compensa, hehe. Espero que um dia consigas terminá-lo. Ah, e eu não recomendo o filme... Ao menos não se você não leu o livro. O filme é muito superficial!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Nikoli Ariane10/10/2012, 22:30

    Minha prima viveeeeee mandando eu ler esse livro. Já peguei emprestado um monte de vez da biblio, mas não sei o que acontece, todo mundo fala que é bom, mas comigo não flui kkk
    Mas ainda vou ler ele, ou pelo menos assistir o filme.

    Edição Literária. http://edicaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse livro mas ainda não li. Mas estou supercuriosa, todos falam tão bem dele.
    Beijinhos!


    Camila.

    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, obrigada pelo comentário. Fiquei muito feliz em ver a sua participação aqui, hehe, apareça mais!
    Eu sei que não foi o melhor livro que tu lestes, mas acredito que foi uma boa história e que vais lembrar dela por muito tempo. Eu gostaria de viver um amor bem menos complicado que o deles, ainda mais com esse final, mas é uma história muito linda e acredito que merece ser conhecida por todos para que não esqueçamos de olhar ao nosso redor, para as pessoas que nos acompanham e que realmente gostam de nós.
    Beijos linda, também te amo ♥

    ResponderExcluir
  11. Tali Fornarolli10/10/2012, 22:31

    Ainda não vi o filme e esse final de semana comprei o livro! Aproveitei que estava muito barato e levei! Será a minha próxima leitura, espero gostar!
    bjos :*


    adonacoruja

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa! Eu sei como você se sente. Apesar de eu ter gostado bastante do livro, minha amiga não teve a mesma impressão e quase o abandonou também. Acredito que seja pelo modo como ele é escrito, que me deixou muito irritada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria muito de ler!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu tentei ler esse livro a algum tempo mas detestei tanto que tive que abandoná-lo. Sei que a maioria das pessoas amaram, mas eu não consegui. ;/
    Mas que bom que você gostou!
    Beijos


    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  15. Kezia Martins10/10/2012, 22:32

    Oi Alana!
    Eu AMO esse livro, de paixão *-* haha
    E olha que não sou tão chegada a romances, mas esseme conquistou.
    Adorei a resenha :)
    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Thayná Marinho10/10/2012, 22:50

    Não foi o melhor livro que eu já li, mas com certeza fui o mais marcante. A história é super a minha cara e convenhamos quem não gostaria de viver uma história de amor assim? \Acabei de ler, mas to super afim de reler em breve. Adorei a resenha amiga e tais de parabéns pelo blog. To orgulhosa de você ahuha Beijos, te amo!

    ResponderExcluir
  17. Acho a capa e a história desse livro tão fofa *-* Ainda não li o livro nem vi o filme, mas ambos parecem ser perfeitos!
    Amei sua resenha s2


    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. To muito apaixonada por esse livro.. a historia é perfeita e a capa tambem... eu assisti o final do filme então acho que o livro promete ^^

    ResponderExcluir
  19. estou louca para ler esse livro, nunca tive oportunidade de ler ele, assistir o filme e amei, bela resenha ^^

    ResponderExcluir