Li hoje no blog da Nadia, o Dançando entre Livros, sobre um projeto muito interessante. Não costumo participar de desafios, principalmente porque eles possuem uma data de término e isso me traz algumas sensações indesejadas. Então, além do fato de que este projeto nos faz sair um pouco do usual, que são as leituras nacionais ou norte-americanas, outra coisa que me agradou nele foi que ele não é um desafio, mas um projeto para a vida: o que importa é a experiência, o contato com diferentes culturas e escritores e, é claro, o divertimento. Sem pressa para acabar.

Os créditos são do blog Literature-se, da Mell Ferraz, e o objetivo é ler pelo menos um livro de cada país do mundo. Assim como ela, considerarei em minhas pesquisas os 193 países membros da ONU, o Vaticano, a Palestina, Taiwan, Saara Ocidental e Kosovo. Como não tenho muitas informações sobre grande parte desses países, de início deixarei aqui uma lista de livros que já esperava ler e tenho grande interesse e depois vou acrescentado os outros.

Se alguém tiver indicações sobre livros e autores, eu ficaria muito agradecida.

Afeganistão: Terra e Cinzas – Atiq Rahimi
África do sul: Nadine Gordimer
Alemanha: Humano, demasiado humano – Friedrich Nietzsche
Angola: Pepetela
Argentina: O Jogo da Amarelinha - Julio Cortázar
Austrália: Halo – Alexandra Adornetto
Áustria: Momentos decisivos da humanidade – Stefan Zweig
Brasil: Maurício Gomyde 
Canadá: Alice Munro 
Chile: Os detetives selvagens – Roberto Bolaño
China: Adeus, China – Li Cunxin (resenha 
Colômbia: Gabriel Garcia Márquez 
Dinamarca
Espanha: O Príncipe da Névoa - Carlos Ruiz Zafón
Estados Unidos: Contos de Imaginação e Mistério - Edgar Allan Poe
França: Os miseráveis – Victor Hugo
Hungria: O Zero e o Infinito – Arthur Koestler
Índia: George Orwell
Irã: Persépolis - Marjane Satrapi  
Irlanda: Oscar Wilde
Itália: O Pêndulo de Foucau – Umberto Eco
Japão: 1Q84 - Haruki Murakami
México
Moçambique: Mia Couto
Nigéria: Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie
Noruega: Casa de Bonecas - Henrik Ibsen
Nova Zelândia
Países Baixos: O Diário de Anne Frank – Anne Frank
Paquistão: Eu sou Malala – Malala Yousafzai
Peru: Travessuras da Menina Má – Mario Vargas Llosa
Portugal: José Saramago
Reino Unido: Emma – Jane Austen / O Clube dos Suicidas - Robert Louis Stevenson
República Tcheca: Franz Kafka
Rússia: Lolita - Vladimir Nabokov (resenha
Serra Leoa: Muito longe de casa - Ishmael Beah
Suécia: Camilla Läckberg

Legenda:
 ● - Não tenho
● - Tenho
✓ - Lido

Para participar do projeto, entre no blog da idealizadora e inscreva-se. Para os países que eu somente citei o nome do autor, ainda não defini um livro do mesmo para ler, portanto, se alguém tiver dicas, eu agradeço. Boas leituras!


Ps.: Contem-me o que acharam do layout novo! Se ele parecer estranho no seu navegador, entre em contato comigo. 


10 Comentários

  1. Oláaaa!!
    Acho muito legal essa projeto. Ele é diferente dos demais que definem uma data, hora, segundos... Isso é bom porque não consigo ler por pressão. Eu pensei seriamente em participar, mas ainda estou pensando se devo ou não. Seria muito legal conhecer os livros, culturas e a escrita dos autores... Vou pensar, hhahah
    O layout está lindo!!!
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga que surpresa boa perceber que vc voltou a postar e esta com layout novo \o/
    Adorei o projeto e desejo sucesso a você viu!!!
    Beijos e saudades!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alana, tudo bem? Primeiramente quero me desculpar pela demora pra voltar aqui, tive um problema enorme com o layout do blog mesmo depois de ter trocado duas vezes! Pelo menos agora está tudo certo! Eu tinha assistido o vídeo de Mel e achei o projeto MAGNÍFICO! Estou com muita vontade de fazer, mas como ainda não entrei na faculdade, não faço ideia de como ficará minha rotina de leituras.. Espero poder conciliar tudo porque realmente me animei pra fazer! Vou deixar algumas dicas dos autores que você ainda não escolheu o livro ok? :D
    Gabriel Garcia Marquez: Cem anos de solidão. É clássico! Aina não li, mas me falam tão bem que acho que já gosto sem nem conhecer.
    George Orwell: A revolução dos bichos (fala sobre a Revolução Russa de um jeito BEM peculiar, fiz resenha no blog caso tu se interesse!).
    Kafka: A metamorfose.
    Humano, demasiado humano e Halo são ótimos! O primeiro porque os capítulos "O homem em sociedade" e "O homem a sós consigo" são absurdamente bons; e o segundo porque a trilogia de Halo é uma das coisas mais bonitas e puras que já li! Pra quem gosta de história de anjos é um prato cheio!
    Tenha um ótimo final de semana!! Beijos :-)

    www.artigo2.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas! Já li A revolução dos bichos faz algum tempo, lembro que gostei da época e foi uma experiência diferente. Os outros vou anotar aqui para ler. =)

      Excluir
  4. Hey!
    esse projeto é MEGA CRIATIVO, sério. Não conhecia, e se já não tivesse uma lista de leituras enorme participaria dele.
    Tem muito livro bom aí na sua lista, que já ouvi comentário positivos.
    O layout está deslumbrante.

    Beijos,
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Adorei o layout, ficou bem no estilo do nome :)
    Bem, sobre o projeto te desejo sucesso com as leituras. Acho a ideia bem interessante, mas vou deixar para tentar fazer no futuro. Meu tempo é tão corrido para ler livros nacionais e americanos que prefiro não me arriscar mais rs.
    Boa sorte viu e parabéns pelo novo visual!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alana.
    Muito boa sorte para nós! Gostei das suas escolhas também! :) Esse é um desafio que irá enriquecer muito a nossa vida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esse projeto é muito interessante. Ótimo pra conhecer um pouquinho de cada país pela sua literatura. Um ideia muito boa de quem inventou. rsrs Espero que consiga concluir e se satisfazer com sua conquista. Beijos

    www.biancagsnunes.com

    ResponderExcluir
  8. Amei o projeto! E achei bem interessante não ser daqueles com tempo definido (esses são meio complicados pra quem tem a vida corrida XD).
    Vou participar também. Será um verdadeiro desafio encontrar um livro para cada país, mas vou tentar ^-^
    Ah, indico dois livros para sua lista: do Pepetela, Mayombe. E do Mia Couto, Terra Sonâmbula.
    Boa sorte com o projeto e boas leituras!
    Beijinhos
    Isabelle
    Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir