O_MORRO_DOS_VENTOS_UIVANTES_1295724722P
BRONTË, Emily. O Morro dos Ventos Uivantes. Lua de Papel. 200p.


O Morro dos Ventos Uivantes é o único livro da autora Emily Brönte e está consolidado entre os clássicos ingleses. Divulgado como uma história de amor e um dos romances mais fortes de todos os tempos, a obra é repleta de ódio e vingança, e se haver amor, considero como uma obsessão doentia.

Lockwood acaba de tornar-se o inquilino da Granja dos Tordos, residência pertencente à Heathcliff. Ao chegar à Granja, ele decide visitar o Morro dos Ventos Uivantes, local onde Heathcliff mora, e estabelecer contato com seu locatário.

Porém Lockwood percebe que o comportamento das pessoas no Morro dos Ventos Uivantes é um pouco diferente. Intrigado com a situação, ele comenta com Ellen Dean, a governanta de sua casa, e descobre que a mesma mora lá desde pequena e está disposta a explicar o porquê de tal estranheza.

Ellen conta a história de Heathcliff e Catherine, amigos desde a infância e separados pelas eventualidades da vida. Acredita-se que o foco principal do livro é romance entre as personagens citadas, mas a meu ver, apreciar a vida de Heathcliff é muito mais interessante.

Ao conhecê-lo é possível que as pessoas achem que o mesmo é um monstro, mas não o é. É um homem perturbado por causa de seus sentimentos. Heathcliff sofreu desde pequeno e por causa disto tornou-se tão vingativo e cruel.

Como todos os clássicos, há várias edições disponíveis da obra. A que li foi da Lua de Papel e não recomendo. A capa possui uma citação de Crepúsculo e a arte não é das melhores. A diagramação não foi agradável, pois são letras pequenas em folhas brancas e, ainda mais, alguns capítulos estavam com as letras invertidas, e com partes cortadas; ou seja, praticamente impossível de serem lidos.

Por outro lado, a escrita é cativante. A maneira como a história é relatada acrescentou ainda mais emoção para a trama, que mistura passado e presente, utilizando-se de algumas palavras já em desuso, mas com uma coerência gramatical impecável.

Eu já havia lido uma adaptação do mesmo, denominada Aqui na Terra, antes de ler o clássico, então não houve muitas surpresas e não consegui considera-lo como um dos meus favoritos. Já Aqui na Terra entrou para a lista, então aproveito para recomenda-lo. Mas estejam cientes que é uma adaptação e, portanto, há muitas distinções entre as duas obras. Eu tinha elevado minhas expectativas, porém O Morro dos Ventos Uivantes não deixou de ser um livro muito bom.

Nota: ♥♥♥♥


19 Comentários

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro por ser um clássico e por ouvir muitas coisas boas sobre ele. Tomara que eu goste!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. kellenbaesso10/10/2012, 22:27

    Ainda não li e tinha grande curiosidade, porque é um livro tão comentado e que faz tanto sucesso até hoje. Depois do comentário, acho que da Camila, no Clube, eu fiquei meio de nariz torto e agora mais ainda. Quero ler, mas não com urgência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fabianne Almeida10/10/2012, 22:27

    Li este livro também da editora Lua de Papel!Confesso que destetei a historia,pois achei todos os personagens muito passionais e a narrativa massante.Tive muitas expectativas ao ler este livro,mas me decepcionei.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Luciano Barbosa10/10/2012, 22:27

    ola , eu confesso que não gosto muito deste tipo de livro, mas fiquei empolgado para ler este.


    abrigado pela dica, achei linda a capa


    Luciano Barbosa
    do blog
    http://luciano-aod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Felipe Santos10/10/2012, 22:27

    Concordo totalmente com o que o Rodrigo Caldas disse em seu comentário. A citação é ruim, mas é válida também. Esse é um dos poucos livros clássicos que já li e, simplesmente, amei. Talvez seja esse o problema para não ter lido mais clássicos, tenho medo de não gostar como gostei dessa brilhante história da Brontë. Acho o livro maravilhoso e o indico a todos que apreciam uma história de amor ardente e mortal até.


    Beijos,
    Felipe
    A Hora do Livro

    ResponderExcluir
  6. Embora eu ache muita apelação colocar aquela citação da saga Crepúsculo eu penso que ela pode ser útil, afinal algumas amigas minhas, que tinham horror à clássicos acabaram lendo esse livro por causa da citação, então ela não é de todo inútil. O que mais me atrai nesse livro não é a história dele, mas a polêmica que gira em torno dos seus personagens, muitas pessoas odeiam o livro por seus personagens serem pessoas desprezíveis, mas muitas outras amam ele por causa desse mesmo motivo. Eu quero descobrir se eu sou capaz de gostar do livro mesmo não gostando dos personagens.
    Abraços.



    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá eu tenho esse livro mas ainda não li sempre escuto falar que é massante mas é um clássico vou tentar ler em breve


    bjos

    ResponderExcluir
  8. FlaviaPenido10/10/2012, 22:27

    Eu tenho curiosidade pra ler esse livro (nao por essa capa com essa referencia odiosa a Crepusculo), mas por ser um clássico que todo mundo fala e cita.
    Tenho esse livro aqui e um dia quero ler, só não sei quando rsrsrs


    Adorei a resenha! Parabens!


    BjokasFlavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Não li o livro ainda, mas sei que é um ótimo livro, é o preferido da Bella Swan de Crespúsculo, então já considero o livro perfeito, rs.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bily Pretonobranco10/10/2012, 22:27

    Oi Alaanaa, :)
    Gostei bastante da sua resenha e confesso que não sabia da existencia do livro "Aqui na terra" , kkkk. Sim, estou com vergonha. Bom, tenho esse livro na estante ja vai fazer dois anos mas nao me interesso em ler, nao sei explicar exatamente o pq, simplesmente nao tenho curiosidade, e certa vez, uma amiga que leu, disse que ele era um livro pessimo e complicado, rs, vai ver e por isso que nao tenho vontade nenhum de ler, rs.
    Ps: Nao consegui colocar acentos, nao sei o motivo, kkk.
    Beijoo!
    http://preetonobranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Em primeiro lugar, odeie essa capa e não compraria. Principalmente por ter citação de Crepúsculo e usarem esse livro hoje famoso como marketing. Comprei minha edição de O Morro dos Ventos Uivantes mais velha e bem interessante.


    Quanto a leitura... Eu realmente não suportei o Heathcliff do começo ao fim. Ao pensar nele hoje sinto muita raiva. Precisamos compreender personagem, mas ele era infeliz porque queria! hahaha


    Tirando isso, é um livro ótimo! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu ganhei de presente esta edição, mas pretendo comprar outra que seja realmente boa. Não gostei do fato de haver a citação de Crepúsculo, apesar de gostar da obra.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ane!
    As letras invertidas foi uma coisa chata mesmo. Assim: o capítulo veio todo normal, e no próximo, estava tudo de cabeça para baixo entende? E o pior é que, quando eu virava o livro pra tentar ler, não conseguia porque não estava certinho na página. A impressão ficou errada e algumas letras faltaram. Não sei se deu de entender direito, mas foi uma situação horrível e tive que ler uns dois ou três capítulos pela internet.

    ResponderExcluir
  14. Garota do Livro10/10/2012, 22:27

    Adorei sua resenha, mas não sei se leria esse livro, eu sempre fico sem vontade de ler sabe :S
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oláaa! (n sei se foi meu comentário então vou postar de novo).. Seempre quis ler esse livre, mas sentia uma preguiiiiça, n sei pq... Mas pelo visto vale a pena (apesar dos pesares né;CITAÇÃO DE CREPÚSCULO, LETRAS TROCADAS como assim?hahahah)


    Bjinhoooos


    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oláaa! Seeempre quis ler esse livro.. mas ñ sei, me batia uma preguiça.... Mas pelo post vale a pena ler...(apesar dos pesares né.... Como assim letras invertidas? e citação de Crepúsculo hahahahhahahaha)


    Bjinhoooos


    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Kezia Martins10/10/2012, 22:27

    Oi Alana.
    Eu gosto muito desse livro. Nem vou começar a falar dele, senão não paro mais rs
    Eu estava até para falar com você, eu achei ele em um sebo com capa dura preta, vou te mandar um e-mail para gente conversar rsrs
    Adorei sua resenha viu.
    Aah, eu acho que amanhã vou postar a resenha de Despertar que você disse que estava querendo ler rsrs Fiz uma enquete no blog e por enquanto ele está na frente, mas, caso não ganhe eu posto na quinta-feira rsrs
    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Li esse livro faz um bom tempinho e gostei bastante. É uma leitura deliciosa de se fazer, a história é emocionante! Só achei ele muito cheio de detalhes, a autora descreveu demais as coisas, o que deixou um pouco cansativo. Fora isso foi perfeito!


    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Faz alguns anos que eu quero ler esse livro e nunca tenho oportunidade :/

    ResponderExcluir