ZAFÓN, Carlos Ruiz. Marina. Suma de Letras. 189p.
Após já ter lido os outros livros de Zafón lançados no Brasil, decidi ler um livro curto, denominado Marina e que, inclusive, o autor o intitula como o seu preferido. É uma obra com muito conteúdo em poucas páginas, de uma escrita inexplicável e contagiante.
Na trama, acompanhamos a aventura de Óscar Drai, um garoto de quinze anos que vivia em um internato “com nome de santo”. Todos os dias, às cinco e vinte da tarde, era anunciado o término das aulas, e os internos tinham um tempo livre que poderia ser usado para refletir ou estudar.
Porém Óscar preferia sair do internato e caminhar pela bela Barcelona: uma cidade já conhecida pelos leitores de Zafón, que utiliza sempre o mesmo cenário, com um toque gótico e misterioso. Aquele era o momento preferido de Óscar, pois ao sair para explorar a cidade, o mesmo experimentava a liberdade.
Em uma de suas caminhadas, ele é surpreendido por um animal, e acaba seguindo seu rastro até uma casa, na qual estava tocando uma melodia familiar. Atraído pela música, o garoto entra na residência a procura do gramofone. Lá, acaba mexendo nas coisas, que estão um pouco empoeiradas, e aprecia um velho relógio de bolso, com os ponteiros parados e a tampa rachada.
De repente uma sombra se ergue e vira na direção de Óscar. Apavorado, o mesmo saí correndo em direção à porta para sair do local. Corria como um doido, e sem perceber, havia levado o relógio consigo. Arrependido por ter roubado, mesmo que seja sem querer, o garoto volta até o casarão para devolvê-lo ao seu dono.
Lá encontra Marina, que avisa que o relógio é de seu pai, Germán. Divertida com a situação, ela não tarda a zoar o garoto, chamando-o de ladrão de relógios, apesar de já saber que foi um engano. Tratado muito bem por Germán, Óscar acaba por formar uma amizade com aquela pequena família e volta para o local todos os dias, acabando por tornar-se parte da vida deles.
Ao perguntar o porquê de Óscar ter invadido a casa deles, Marina descobre que o mesmo gosta de mistérios e o convida para participar de um. Ambos vão até o cemitério de Sarriá, um local já esquecido e muito escondido. Lá, a dupla entra em contato com um mistério que irá acompanha-los até o final do livro. Algo repleto de segredos, assassinatos, originalidade e muito, mas muito suspense.
Zafón é um bom contador de histórias e Marina é uma prova disto. Mas confesso que ainda prefiro outras obras do mesmo, como A Sombra do Vento, porém Marina não fica muito atrás. Apesar de ser uma história curta, é algo complexo e bem estruturado. A aventura de Óscar e Marina resultou em uma das mais incríveis histórias que já li.
O autor nos fisga até o final do livro utilizando-se de um suspense, e um leve toque de terror. Pra quem nunca leu algo de Zafón, eu recomendo a leitura do livro. É uma leitura rápida, mas muito tocante e reflexiva. E quem já leu, acredito que não precisa de recomendações. Zafón constrói personagens cativantes em tramas misteriosas de onde surgem bons livros, sem exceções por enquanto.
Nota: ♥♥♥♥
Nota: ♥♥♥♥
Parece ser um bom livro, e com uma história muito linda. Ainda não li, mas irei ler assim que tiver uma chance.
ResponderExcluirhttp://www.leituramagnifica.blogspot.com.br
Oi Alana.
ResponderExcluirEu adoro Marina, se eu começar a falar, não vou parar mais rs
O Zafón tem um dom para escrever. Ele consegue misturar romance e mistério divinamente.
Eu estou doida para ler A Sombra do Vento e ver se vai me encantar tanto quanto Marina :)
Beijinhos,
fulanaleitora.blogspot.com.br
É um dos livros na minha fila para ser lido... rs. Em breve.. :D
ResponderExcluirBeijos
P.S.: Além de ajudar a escolher a capa do meu próximo livro, você pode concorrer a um exemplar também... :D
Oii
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler esse livro, mas nunca dá certo. Fiquei encantada com a sua resenha, querendo saber mais dessa aventura. Preciso criar vergonha e dar um jeito de ler esse livro logo!!
Beijos,
Gaby
http://pitadadecultura.blogspot.com.br/
Depois de ler Marina fiquei doida para ler os outros livros de Záfon. Se esse não é o melhor dele, como muita gente fala, imagino os outros. :)
ResponderExcluirBeijos
Os livros do Zafón parecem ótimos,mesmo não tendo muita curiosidade de ler esse livro como os outros,esse também parece bom,pois tem algo que eu gosto muito,como suspense ^^
ResponderExcluirJéssica - Strawberry de livros e filmes
Oii amore, confesso nunca ter tido vontade de ler esse livro, nem nada do Zafón por pensar ser um tipo de livro dramático, mas andei percebendo que isso é um preconceito meu :D
ResponderExcluirAssim que possível vou ler algo para tirar essas minhas dúvidas.
Parabéns pela resenha amore!
Beijos da Táta
http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
@umdiaacadalivro
Estou louca por esse livro, uau. Vale a pena ler. Essa resenha é maravilhosa.
ResponderExcluireu quero muito ler esse livro, sempre quando ouço falar dele sempre falam bem. Parabéns pela resenha ^^
ResponderExcluir