Título original: O Véu
Editora: Primavera Editorial
Páginas: 525
Nota: ♥♥♥

O livro gira em torno de uma obra de arte homônima ao seu título. A tela consiste em uma mulher parcialmente coberta com um véu, o que gerou muita polêmica por haver a possibilidade deste véu ser o islâmico. A mesma tornou-se a obra-prima de seu autor, Lourenço Monte Mor, um jovem artista que faleceu por causa de um estranho incêndio em sua casa.

Os rumores diziam que o incêndio tinha sido causado por causa de O Véu. Enquanto todos pensavam que o quadro tinha sido destruído, Aníbal, pai de Lourenço, decide leiloá-lo na renomada casa de leilões de Araci Quintanilha, sua irmã.

Um dia antes do leilão, a Casa Quintanilha sofre um atentado. O primeiro de uma série que interliga pessoas de várias nações com O Véu, o quadro que carrega consigo uma maldição: todas as pessoas que o tiveram acabaram falecendo. E é por causa do mesmo que a vida de Araci mudará drasticamente.
A sina do quadro maldito, que destrói de forma trágica quem dele se aproxima. Araci sempre acreditara intimamente nisso e agora assistia, horrorizada, à materialização de seu pior pesadelo. Era como se a maldição tivesse entrado em ação nos primeiros minutos da madrugada do dia em que O Véu iria a leilão. Desde então, ela estava ceifando suas vítimas impiedosamente e não daria trégua enquanto todos os infiéis não estivessem liquidados.
Com uma escrita leve, o autor Luis Eduardo Matta nos apresenta personagens muito bem descritos que estão conectados por causa da obra de arte amaldiçoada. Araci acredita que está sendo perseguida por um grupo terrorista islâmico, e acaba se refugiando em outro país.

O livro é um dos melhores nacionais que li neste ano. O início já é eletrizante e recheado de informações que auxiliam a construção de teorias para o final. Outro ponto positivo para o autor é que, além da trama principal, o livro aborda a cultura do Oriente Médio.

Um thriller viciante, cheio de suspense, ação e reviravoltas. Eu recomendo para quem procura uma boa história com um desfecho surpreendente. Durante todo o tempo, fiquei instigada a conhecer quem está por trás de tantas tragédias em torno de O Véu. Luis Eduardo Motta criou um prato cheio para quem gosta de bons thrillers.


11 Comentários

  1. Marcelle Dantas17/10/2012, 09:49

    Oi Alana!
    Adorei a sinopse e a sua resenha, me deixou com muita vontade de ler o livro, ele parece ser muito interessante. A literatura nacional está surpreendendo cada vez mais, isso é maravilhoso!
    Beijos,
    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quando você postou o livro no face já fiquei bem curiosa. Sua resenha confirmou minha primeira impressão: o livro deve ser MUITO bom.
    É bem bacana ver autores nacionais se destacando, né? :)


    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. FlaviaPenido17/10/2012, 13:51

    O livro parece ser bacana. Pela resenha parece ser muito bom. Mas acho que não leria... Não é meu tipo preferido de livro. Acho que pra ler livros assim, eu tenho que estar no clima rsrsrs No momento ando me dedicando a leitura de romances e infanto juvenis.. aí já viu que tem tudo a ver né? hihihi


    Bjokas e parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Jéssica Patrício17/10/2012, 15:27

    Essa história parece ser bastante instigante mesmo, mas não tive tanto interesse assim em lê-lo, quem sabe um dia! rs, adorei a resenha!


    beijos!


    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse livro, mas não sei se seria meu gênero ):


    Beijos.
    Guilherme.http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Kezia Martins17/10/2012, 15:47

    Oi Alana.
    Eu não conhecia o livro, achei a história bem interessante.
    Faz meu tipo de leitura rs
    Eu gosto de livros que falem de outras epocas e/ou outras culturas. Acho que eu gostaria desse livro :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas parece ser ótimo! Também gosto de livros que falem de outras épocas, culturas, etc, haha!


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Um Dia a Cada Livro18/10/2012, 09:46

    Aiii, fiquei super curiosa com ese livro...mais um entrando para a fila dos desejados...

    Beijos da Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  9. Vitória Santos18/10/2012, 13:10

    Só por ter lido "grupo terrorista islâmico" já me fascinei. Tô sonhando com esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Achei a história interessante, com uma temática bem legal
    Adorei sua resenha, fiquei curiosa para saber mais sobre a história *-* Sem dúvida esse livro vai para minha lista de futuras leituras ^^'BeijinhosIsabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu acho legal esse tema, mais nunca li um livro assim.. gosto de ver esse tema em filme não sei porque, mais acho melhor ^^

    ResponderExcluir