031

SHAW, Ali. A Garota dos Pés de Vidro. LeYa, 2010. 288p.

A Garota dos Pés de Vidro é uma leitura singular. Admito que escolhi esse livro para ser a leitura do mês no Clube do Livro sobretudo por causa da capa. E é claro, por ser um romance. Acreditava que seria uma leitura tranquila e rápida, mas me enganei profundamente.
Ida Maclaird é a tal garota do título. Uma jovem rica, bonita e saudável que tem a sua vida drasticamente afetada ao viajar à pequena cidade turística de St. Hauda’s Land. Simpática e amigável, ela conhece por acaso Henry Fuwa, um alguém diferente.
Ida oferece um drinque a Henry deixando-o divagar, mas sem acreditar em suas palavras. Ele leva consigo um inseto morto e jura que o mesmo é um pequeno boi com asas. E pior, acredita que há uma criatura que transforma tudo o que vê em branco. Como acreditar em coisas impossíveis?
Se não é mais capaz de surpreender-se e maravilhar-se com os mistérios dessa vida, talvez seu coração já tenha endurecido.
Algum tempo depois, Ida precisa voltar a esta cidadezinha em busca de Henry. Por mais que se recuse, ela precisa aceitar o inevitável: está se transformando lentamente em vidro. Seus pés, antes tão quentes, estão cristalinos, pesados, sem fluxo sanguíneo ou movimentação.
A única pessoa que sabia desse tipo de interação com o gelo é o homem “louco” ao qual ela pagou uma bebida. Ela precisa encontra-lo para descobrir, principalmente, como curar essa doença desconhecida. Em sua procura por Henry, Ida faz novas amizades. Como por exemplo, com um fotógrafo chamado Midas.
Os dois se conheceram durante o inverno. Midas estava procurando uma imagem perfeita com suas lentes quando avistou uma garota pálida, jovem e com grandes botas, o que o deixou totalmente intrigado. Ao contrário de Ida, ele não faz novas amizades, mas eles acabam conversando e construindo uma amizade.
O ponto mais positivo do livro, com certeza, é o cenário. Descritas de forma bem detalhada, o autor apresenta paisagens encantadoras e monocromáticas, com um toque de fantasia. A narrativa também é interessante, oscilando entre o passado e presente das personagens, a fim de explicar as atitudes e ações das mesmas.
Apesar de a escrita ser fácil e de a diagramação estar ótima, a leitura não é muito agradável. A história das personagens principais é apresentada desde seus pais, e cada família possui ao menos uma informação muito triste. O pai de Midas, por exemplo, é alguém que não soube amar o filho e esposa e é por causa dele que atualmente Midas é tão recluso.
A ideia de Ali Shaw foi ótima, mas poderia ter sido abordada de uma forma melhor. Algumas partes são prolongadas com muitas descrições e outras, consideradas essenciais, são deixadas de lado. Confesso que até as últimas páginas não consegui formar uma opinião decente sobre o livro. Porém agora percebo com clareza que o mesmo foi decepcionante.
Eu esperava algo repleto de aventuras e mistérios, mas as personagens não realizam grandes feitos ou algo parecido. O único diferencial é esse clima pesado que o livro contem e eu não aprovo. Mas o autor merece parabéns pela originalidade e pelo final de sua obra.
Acredito que nós possuamos gostos diferentes e é por causa disso que recomendo a leitura para vocês. O preço deste livro é bem camarada no Submarino, a capa é lindíssima e quero saber qual é a opinião de cada um. Portanto, leiam e tirem suas próprias conclusões.

Nota: ♥♥♥


14 Comentários

  1. kellenbaesso22/10/2012, 09:19

    Adorei sua resenha, Alana. No fim, como já comentamos no Clube, tivemos a mesma sensação de decepção. Um livro com uma capa tão linda e com uma fantasia tão original deveria fechar todas as pontas soltas e dar as explicações devidas. Concordo que o final rendeu uns pontos extras ao livro.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda mesmo. Pena que a leitura não foi tão boa e a ideia foi mal explorada. Muito chato quando isso acontece né?
    Boa sorte nas próximas leituras.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oii Alana
    É uma pena que você não gostou do livro. Realmente as descrições são enormes, mas eu gostei bastante da história em si. A capa é linda e os cenários são incríveis!


    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Kezia Martins22/10/2012, 11:54

    Oi Alana.
    Eu estou bem curiosa para ler esse livro.
    Mas, fico um pouco receosa por causa de alguns comentários rs
    Mas, como você mesma disse, temos gostos diferentes, quem sabe eu goste da história?! rs
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Segredos em Livros22/10/2012, 14:17

    Oi Alana, tudo bem? Adorei o novo layout. Parabéns pela resenha, o livro parece ser bem interessante, apesar de que já li alguns comentários negativos a respeito. Espero que um dia também tenha a oportunidade de ler. Bjs, Fê
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bily Pretonobranco22/10/2012, 14:27

    Oii Alana, tudo bem? :)
    Gostei bastante da resenha, viu?
    A garota dos pés de vidro é um livro que despertou o meu interesse graças a sua belíssima capa. A sua resenha é a primeira que leio a respeito, e acho que apesar do clima pesado, lerei o livro, gosto de coisas diferentes, originais e nada mais original do que um pequeno boi com asas ou de uma menina que está, aos poucos, se transformando em vidro, rs.
    Adorei, beijoo!
    preetonobranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou muito curioso para ler esse livros, a capa é show de bola :)


    Beijos.
    Guilherme.http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. FlaviaPenido23/10/2012, 03:31

    Esse foi um livro que comprei por causa da capa, e o titulo tb me chamou atenção. EU ainda nao li, mas minha mae começou a ler e achou um porre... Dai nem me animei... Lendo sua resenha agora, entendo o motivo do desanimo da véia rsrsrs
    Acho que nao vou ler tão cedo...


    BjokasFlavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Giovanna Milanez23/10/2012, 10:37

    Olá! Tudo bom?Parabéns pela Resenha! Eu ainda vou ter esse livro na minha estante porque essa capa é muito linda! Adorei.. Um beijo.
    Me Visita? http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Marcelle Dantas23/10/2012, 17:19

    Oi Alana!
    Nunca tive muita curiosidade para ler esse livro, nem sabia muito bem do que se tratava. E só pela sua resenha, já pude entender o que você quer dizer, como foi a leitura para você. Pena que não foi melhor. Se puder vou ler sim, com certeza!
    Beijos,
    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Um Dia a Cada Livro23/10/2012, 19:42

    Olá flor, então, eu tenho esse livro, mas ainda não tive muita vontade de lê-lo não viu.
    Mas tenho uma dó imensa em pensar em trocá-lo pois a capa, a arte gráfica e tals é muito linda.

    Beijinhos da Táta

    ResponderExcluir
  12. Jéssica Patrício23/10/2012, 19:58

    Oi Alana, é uma pena que tenha se decepcionado com a estória, mas ainda assim quero ler esse livro, também achei a capa lindíssima *-*


    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  13. Olá :D
    Sempre quando vou a uma livraria vejo esse livro, e tenho vontade de comprar pela capa, acho tão bonita *-*
    Talvez algum dia eu leia ^^'
    Parabéns pela resenha ^^
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca tinha visto uma resenha desse livro.. e eu tambem gostei dele pela capa e talvez algum dia eu consiga ler ele..

    ResponderExcluir