292647_314365071959303_142312675831211_862050_203233392_n
Título original: Crossed
Editora: Suma de Letras
Páginas: 274
Nota: ♥♥♥♥

Este é o segundo livro de uma trilogia. Leia a resenha do primeiro, Destino, aqui.

Faz quase um ano que li Destino, o primeiro volume da trilogia Crossed. Lembrava-me de pouquíssimos detalhes e de somente uma observação: que era uma das melhores distopias que já li. Lendo Travessia, essa minha “anotação mental” mostrou-se correta, e a trilogia ainda está no meu ranking de prediletos.

Recapitulando o primeiro livro: A história é futurística e quem está no poder é a Sociedade, que possui um sistema totalitário. A Sociedade decide o que é melhor para os cidadãos, até com quem eles devem casar. No dia do Banquete do Par, que é o jantar oficial no qual o nome do seu eterno companheiro será anunciado, ocorre um imprevisto com o cartão de Cassia. Primeiro aparece o rosto de seu melhor amigo, Xander, e logo após a tela se apaga e revela rapidamente outro rosto, de Ky. Pela primeira vez, Cassia precisará escolher. Pela primeira vez, não há certeza de nada.

Em Travessia, a narrativa é intercalada entre Cassia e Ky. Algo inesperado de minha parte, já que o primeiro era narrado somente por Cassia. Porém as circunstâncias deste livro são totalmente diferentes: ela está tentando chegar às Províncias Exteriores para encontrar Ky, que foi enviado para a morte. Apesar da Sociedade não permitir o relacionamento de uma Aberração com um Cidadão, Cassia está disposta a ficar fora da Sociedade para vivenciar o amor.

“Se você ama alguém, se alguém ama você, se essa pessoa te ensinou a escrever para que você pudesse falar, como é que você poderia ficar de braços cruzados, sem fazer nada? (...) Ky ocupa a minha mente, o fundo do meu coração, as palmas de suas mãos aquecem as minhas mãos vazias. Eu tenho que tentar encontra-lo. Amar Ky me deu asas, e todo o meu trabalho me deu a força necessária para abri-las.”

Nas Províncias Exteriores, as Aberrações são enviadas para uma espécie de guerra contra o Inimigo, com pouco armamento, comida e água. Elas fingem fazer parte da Sociedade, e se sobreviverem seis meses, os Funcionários as levam de volta para a verdadeira Sociedade e as transformam em Cidadãos. Ao menos, é isso o que os Funcionários afirmam.

Enquanto Cassia finalmente está chegando perto de uma conclusão, mesmo que seja com uma vida diferente, outros fatores entram na vida dela. Principalmente relacionados a Xander, que pode alterar tudo o que a mesma queria até agora.

Apesar de ser um romance, o livro possui uma boa dose de ação. E muitas surpresas. Acredito que o mais interessante neste volume seja as descobertas sobre a Sociedade, o grupo contrário à mesma e o passado de Ky. A diagramação do livro segue a mesma linha do primeiro, e os capítulos são curtíssimos. Como já digitei, é uma das minhas séries distópicas prediletas, portanto, eu recomendo a leitura.


14 Comentários

  1. Segredos em Livros11/10/2012, 11:59

    Oi Alana, estou louca para ler essa série. Mais uma distopia né?! rsrsr. Provavelmente vou receber os meus que solicitei semana que vem. Estou ansiosa. Adorei a resenha. Bjs, Fê
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vou parar de ler resenhas. Minha lista só faz crescer rs.
    Adorei! :)
    Beijo.


    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Alana! Eu ainda estou lendo Destino, sabe parei no meio porque perdi o livro, mas já achei. Eu estou gostando de Destino e Travessia parece ser bom também. A capa é linda!
    Beijinhos!


    Camila.

    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Alana! Já li Destino e Travessia e curti bastante. Assim como você, também acho que foi uma das melhores séries distópicas que já li. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Jéssica Patrício12/10/2012, 13:36

    Tenho muita curiosidade para ler essa série, não só por gostar de distopias, mas por que o livro parece ter tudo que eu gosto, uma boa ação com romance. Adorei a resenha. beijos


    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  6. Lana?, eu adorei a resenha, aliás adoro seu blog, não me arrependo de ter achado um blog tão bom quanto o seu!


    http://leituradesejada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Alana! Gostei bastante da proposta do livro, principalmente por ter a mistura de ação e romance. Excelente resenha.


    Bjos!!

    Cida

    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Bruna Martinelli13/10/2012, 21:07

    Tenho muita vontade de ler Destino e depois Travessia.
    Vou me arrepender eternamente de não ter comprado Destino na Bienal.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ooooooi Alana! Muita gente fala dessa série, várias opiniões diversas! Parece ser uma leitura interessante, mas acredito que seria um pouco cansativo para mim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Marcelle Dantas15/10/2012, 11:17

    Olá Alana!!!
    Então, eu lembro que li o primeiro capítulo de Destino e achei muito legal, a estória parece ser ótima! Eu adooooro um romance, então, é aposta certa... kkkkkk Bela resenha!
    Beijos,
    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. FlaviaPenido16/10/2012, 21:00

    Eu gostei muito de Destino. Lembro que um tempo depois li Delirio e fiquei comparando.. rsrsrs Destino é melhor na minha opinião.
    Ainda não li Travessia. Tenho aqui e vou ler ainda esse mês.
    Adorei a resenha. Dizem que Travessia não é melhor do que Destino, mas só lendo pra saber né? E acho bacana qdo a historia tem capitulos intercalados entre os personagens. Assim é bom que podemos saber um pouco mais do Ky. Eu gostei dele no primeiro livro.


    Bjoo

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei de Destino, eu acabei de ler tem um dia e estou completamente louca para ler Travessia, mas parece que vai demorar um pouquinho. Estou bastante curiosa pra saber o que vai acontecer com o Ky e com o Xander, sabe eu gostei do Ky, mas o Xander também um fofinho.
    Beijinhos!


    Camila.
    Loucura de Livros

    ResponderExcluir
  13. Amei a sua resenha, eu tbm li Destino cerca de um ao já e o livro mexeu muito comigo :D
    Estou louca para ler esse livro, está na minha meta de leitura =)
    Beijo*

    ResponderExcluir
  14. Eu acho bem legal as capas, mais não me interessa a leitura :/

    ResponderExcluir