ENTREVISTA COM O VAMPIRO

RICE, Anne. Entrevista com o Vampiro. Rocco. 334p.

Quem não sabe quem é Anne Rice que atire a primeira pedra. Que tal? Mesmo quem nunca tenha lido algum livro dela, já escutou algo sobre a mesma. A autora de Entrevista com o Vampiro é famosíssima por seus romances, todos divulgados pela editora Rocco, e eu estava imensamente curiosa como ela escrevia e o que a deixou tão famosa.

Desde o lançamento de Crepúsculo, há uma imensa confusão envolvendo os romances sobrenaturais. A inovação que Stephenie Meyer acrescentou a lenda vampiresca desagradou várias pessoas, que começaram a procurar livros “melhores” para compará-los. Geralmente as pessoas deixam Crepúsculo em último lugar, como visto em um trecho que li em algum lugar:
“Os fãs de Os Diários do Vampiro criticam os fãs de Crepúsculo, os fãs de True Blood criticam os fãs de Os Diários do Vampiro e os fãs de Anne Rice e Bram Stoker criticam todos os outros.”

Bem, confesso que já que fui mais apaixonada pelos romances sobrenaturais, li alguns livros das séries citadas e já li Drácula também, só faltava ler Anne. Decidi começar com Entrevista com o Vampiro que possui uma adaptação maravilhosa com o Brad Pitt e Tom Cruise. Porém não gosto mais tanto dos vampirinhos, zumbis e lobisomens, como antigamente. Só das bruxas.

Louis é questionador, podemos dizer até que meio filosófico. Ele concede uma entrevista a um rapaz que, atentamente, começa a gravar em suas fitas toda a vida de Louis, um vampiro com mais de 200 anos. O vampiro inicia sua fala contando como era a vida como humano, a perda de seu irmão, sua transformação, suas indagações e criações.

 "Acontecia o que sempre temera, e não tinha mais nenhuma esperança. Tudo continuaria como antes, interminavelmente."

Não sei se foi Anne Rice ou a tradução de Clarice Lispector, mas ao mesmo tempo em que eu adorava o livro, ele me esgotava. O livro é detalhado e agradável, a trama é bem desenvolvida, porém a escrita é um pouco cansativa. Para colaborar com isso, as folhas são brancas e as letras pequenas. O que prolongou muito meu tempo de leitura, pois não é o tipo de “formatação” que aprecio.

Devo ressaltar que gostei do livro, realmente. Apesar de todos os fatores contrários, Anne Rice é maravilhosa e criou vários tipos de vampiros que, comparando com outras séries (não necessariamente Crepúsculo), é de uma criatividade enorme. Possivelmente, os autores de algumas séries vampirescas que já li, se basearam em algum tipo dos vampiros criados por Anne.

Eu recomendo a leitura de Entrevista com o Vampiro, é um pouco cansativa, mas vale a pena. Assim como Drácula, é considerado um clássico e a autora, super elogiada, merece mesmo toda a fama que tem. Mas eu gostaria muito de ler em outra versão, com letras um pouco maiores e, se possível, com folhas amareladas. A leitura iria fluir mais rapidamente e se tornar mais gostosa.

Nota: ♥♥♥♥

Entrevista com o Vampiro é o primeiro livro de uma série com 10 volumes. Seguem abaixo os nomes:
01. Entrevista com o Vampiro
02. O Vampiro Lestat
03. A Rainha dos Condenados
04. A História do Ladrão de Corpos
05. Memnoch
06. O Vampiro Armand
07. Merrick
08. Sangue e Ouro
09. A Fazenda Blackwood
10. Cântico de Sangue


28 Comentários

  1. Eu gosto bastante do filme, mas me identifiquei mais com Akasha - A Rainha dos Condenados, pois achei o vampiro Lestat mais bonito nesta outra edição, porém, conheci o livro e comecei a lê-lo. Admito que é uma trama muito bem detalhada e que ela não poupa em nada, os detalhes e características sobrenaturais que vão de imortalidade a magia negra. Só sabendo para conferir, mas é uma boa dica para amantes do enredo. Passei só para uma breve visita e lhe deixar um abraço, felicidades. http://www.ladomalucadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fernanda. Espero que você consiga ler algum logo, eu pretendo ler outros (das bruxas) também, gostei bastante da autora.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Bizerra10/10/2012, 22:34

    Sempre quis ler um livro da Anne Rice, espero que seja logo.
    Parabéns pelo blog!


    beijokas!


    Amor Literário
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo Grazy, adorei assisti-lo. Uma ótima adaptação.

    ResponderExcluir
  5. O filme "Entrevista com o vampiro" é sensacional ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Kellen, eu recomendo muito a leitura. Mesmo que seja por pura curiosidade, já que ela é tão famosa. Só ter coragem que vais conseguir sim, hehe. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. kellenbaesso10/10/2012, 22:34

    Oi, Alana! Ainda não li nada da Anne, mas tenho uma vontade imensa. Um dia desses eu consigo. hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Camila Fernandes10/10/2012, 22:35

    Oi Alana!
    Eu amo o filme! Simplesmente genial!
    Tenho que ler esse livro e logo!
    Beijinhos!


    Camila.

    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, eu assisti o filme depois da leitura. É muito bom mesmo, adorei a daptação! Mas já aviso, é um pouco diferente. Vais gostar mesmo assim, hehe. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, infelizmente é uma confusão e bem grande né? Mas uma hora isso passa, espero. Concordo contigo que todos os livros possuem suas características boas e ruins, e os autores tiveram seus momentos criativos. Cada um tem um gosto e compará-los nunca chega a um resultado. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi, é cansativo sim, mas acredito que você deva dar uma nova chance para ele. Afinal, a história é muito boa. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Kezia Martins10/10/2012, 22:35

    Necessito desse livro urgente!
    Eu ganhei Lestat tem mais de um ano e ainda não li pq não tomei vergonha na cara e comprei Entrevista com o Vampiro hahaha
    Vou tentar comprar esse ano ainda e dar fim na minha fila de livros não lidos rsrs

    Beijinhos
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Compre (de preferência, a versão com páginas amarelas!). Quero ler O Vampiro Lestat logo, acredito que no ano que vem... hehe.
    Dar fim da fila de não lidos é meio complicado, mas boa sorte!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Táta, tudo bem? Eu também demorei pra lê-lo, tive medo de não gostar e abandoná-lo (odeio fazer isso!). Eu também não gosto de páginas brancas, mas coragem que o livro, apesar de tudo, é muito bom! Beijos, depois quero ler sua resenha sobre ele hein!

    ResponderExcluir
  15. Jéssica Patrício10/10/2012, 22:35

    Olá Alana,esse livro parece ser interessante,tenho curiosidade para conhecer os livros da Anne Rice,não fazia ideia que a série era tão grande ! kk são 10 volumes =0


    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Jéssica, antes de ler eu também não sabia desse número tão grande de livros. Mas não é uma daquelas séries totalmente interligadas, só os primeiros volumes, então acho que a ordem não altera nada, hehe. Confesso que não tenho curiosidade de passar do sexto livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa! Muitas pessoas marcaram esse livro como favorito né? Realmente as indagações do Louis nos prende na história. É algo original pra época e foi muito bem aproveitado pela autora.
    Quando ler O Vampiro Lestat avise-me que quero ver sua resenha ok? Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Alana, quando li esse livro foi a versão com as letras maiores e as páginas amarelas, você deve ter lido a versão "especial" (detesto! sempre vem em folha branca e letras minusculas). É um dos livros favoritos, Anne Rice é uma escritora formidável.
    Beijos




    Descobri nas
    Entrelinhas

    ResponderExcluir
  19. Oi Líbia, acho que li a versão especial mesmo. É a da capa que postei, hehe. Como já digitei na resenha, não gosto de folhas brancas e detesto ainda mais essas letras pequenas.
    Acredito que se eu tivesse lido a versão que tu lestes, ia ser bem mais agradável. Porém mesmo assim foi uma ótima leitura, gostei da Anne. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Um dia a Cada Livro10/10/2012, 22:35

    Olá!
    Esse livro eu li a muitos anos, e posso dizer que é o meu favorito. Acho que foi o livro que mais me marcou, todos os sentimentos e dúvidas do Louis me deixaram zonza e eu amei isso! Troquei O Vampiro Lestat e não vejo a hora de lê-lo!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  21. Um Dia a Cada Livro10/10/2012, 22:35

    Oiiii querida, tenho esse livro mas ainda não tive vontade (pra não dizer coragem) de lê-lo, pois a versão que tenho é a com as páginas brancas,o que acaba com a minha vontade (ok, assumindo que tenho um probleminha com a minha visão,hehehe).
    Mas quero muiiiito ler e tirar a limpo as dúvidas em relação á vampiros!!!

    Beijocas

    Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  22. Segredos em Livros10/10/2012, 22:35

    Oi Alana, adorei sua resenha. Nunca li o livro, mas sempre tive uma imensa vontade de ler. Sério que é uma leitura cansativa? Bom, não sabia que era uma série, nem tinha conhecimento dos outros títulos. E concordo com você sobre essa confusão a respeito dos romances sobrenaturais. Beijos =*
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Eu tenho esse livro e li até a metade, mas depois desanimei. Como você disse, é uma leitura cansativa. Gostei bastante da sua resenha e fiquei com vontade de dar mais uma chance ao livro.


    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Garota do Livro10/10/2012, 22:35

    Adorei sua resenha. Concordo plenamente com o fato de fãs criticarem outras obras que falam do mesmo assunto. Eu não concordo com isso, acredito que cada autor teve sua criatividade na hora de compor sua história e não é dever de nenhum leitor criticar dizendo que TVD é melhor que Crepúsculo por isso isso e aquilo. Eles tem que pensar que cada um tem a sua beleza e sim, tem partes que não agradam mas para isso não se deve por outra obra que eles consideram "melhor" sendo que cada um tem um ponto de vista diferente do que é bom e o que é ruim.
    Putz, que confusão, mas é mais ou menos isso.
    Um beijão.;
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Fe, obrigada. Antes de lê-lo também não tinha noção de que era uma série, e bem numerosa ainda por cima. A leitura, não sei se por causa da autora ou da tradutora, não me agradou taaaaanto. Mas a história vale a pena! Eu recomendo.
    Obs.: Se for comprar, recomendo a com folhas amarelas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Vitória Santos27/10/2012, 12:27

    Anne Rice é a rainha do contos vampirescos! Hahahaha. Eu amo essa mulher. Sua resenha tá ótima!

    ResponderExcluir
  27. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas assisti a adaptação cinematográfica e gostei bastante. É uma história surpreendente!


    Adorei sua resenha.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não assisti e nem li, mais acho legal pois todo mundo fala que é super bom e tal ^^

    ResponderExcluir