
Oi pessoal, como vão?
O Desafio Literário é uma gincana cuja tarefa principal é ler um mínimo de doze livros em um ano. Eu vou participar dela em 2013, se der tudo certo. Em cada mês, há um tema diferente, como, por exemplo, em julho o tema vai ser “cor ou cores no título”.
Preparei esta postagem pra me auxiliar e guardar os livros que pretendo ler no ano que vem para o desafio, e também, é claro, para divulga-lo para vocês. Não é necessário possuir um blog e os participantes concorrem a um prêmio por mês e a uma premiação final. Estão interessados?
Para mais informações, acessem este link.
Janeiro: tema livre
Como o tema é livre, vou unir o útil ao agradável! Durante as férias, os integrantes do
Clube do Livro se disponibilizaram a ler o livro que ganharão no amigo secreto. Então, este será o livro de janeiro! Algum que ainda me é desconhecido, hehe.
Fevereiro: livros que nos façam rir
Depois que li Comédias para se ler na escola, do Veríssimo, em um LV da minha amiga Vanessa, fiquei apaixonada pelas crônicas do autor. Acho que nunca ri tanto em um livro só! Então escolhi ler algo dele:
As mentiras que os homens contam.
Março: animais protagonistas
Já li dois livros com animais protagonistas e um deles, inclusive, entrou pra minha lista de favoritos. Eu recomendo muito a leitura de A Arte de Correr na Chuva.
Acho que não vou conseguir encontrar um livro tão bom quanto, mas não custa tentar né? Já folheei várias vezes
Meu querido Christopher e gostei bastante da sinopse. Ele é o meu escolhido para este tema!
Abril: uma ou mais das quatro estações no título
Com estações é difícil, não consegui recordar de nenhum livro, mas, felizmente, o próprio blog do desafio já possui algumas dicas. Escolhi ler
O rei do inverno, que dizem ser ótimo. O livro possui como tema as crônicas de Artur, uma das histórias pelas quais mais sou apaixonada. Acredito que será uma ótima leitura.
Maio: livros citados em filmes
Como não assisto a muitos filmes, precisei recorrer novamente para a lista disponibilizada no blog do desafio. Nesses dias, eu estava caminhando pelo shopping, e indo em direção à livraria, é claro, e vi uma edição linda de
Orgulho e preconceito. Já vou garantir o meu exemplar do livro, que foi citado em Mensagem para você (ainda não conferi!).
Junho: romance psicológico
Não entendo muito de romances psicológicos, mas pesquisando pelo Skoob, descobri que
O apanhador no campo de centeio faz parte deste grupo. Corrijam-me se estiver errada, por favor. Sempre tive curiosidade em ler esta obra por causa do assassinato de John Lennon. Pra quem ainda não sabe, o assassino do cantor estava carregando esse livro no dia e há indícios de que o livro o influenciou. Só conferindo pra saber né?
Julho: cor ou cores no título
Vou ler um livro que ganhei em uma promoção e estava louca para ler faz tempo. Já apareceu aqui na caixinha de correio do blog, e acredito que a história seja bem forte e emocionante. O nome é
A vida em tons de cinza.
Agosto: vingança
Faz tempo que não leio algo do Sidney Sheldon, só li um livro dele, mas fiquei surpresa com a qualidade. Na época, foi uma de minhas melhores leituras. E acredito que vou ler
Se houver amanhã, um livro dele bem famoso que possui uma sinopse interessante. Alguém aí já leu?
Setembro: autores portugueses contemporâneos
Querido Saramago né? É o primeiro nome que me lembro quando dizem autores portugueses. Acredito que lerei um de seus livros mais famosos,
Ensaio sobre a Cegueira.
Outubro: histórias de superação
Desde que comecei a gostar da leitura, quero ler
Adeus, China. Um livro que me conquistou completamente por sua sinopse e acredito que irei apreciar muito, principalmente porque adoro conhecer outras culturas.
Novembro: livros que foram banidos
Escolhendo mais uma vez pela listinha do blog (muito obrigada por a disponibilizarem, sem ela eu ficaria bem perdida!),
Admirável mundo novo. Não sabia que ele tinha sido banido, como muitos outros da lista, mas pela sinopse, já podemos perceber o porquê. Deve ser ótimo, e é muito elogiado. Tô ansiosa pra conferir!
Dezembro: natal
Confesso que é um dos temas mais difíceis de escolher! O único livro natalino que li era cheio de sangue e mistério, da Agatha Christie, hehe. Foi uma leitura bem bacana, por sinal. Vou ler um do John Grisham, que escreve maravilhosamente bem. Geralmente, o final dos seus livros não me agrada, mas vai que eu me surpreenda com este? É um tema diferente dos seus outros livros, ele sai do ambiente dos tribunais pra contar uma história que, mesmo assim, é carregada de críticas. Ah, o nome do livro é
Esquecer o natal.
Desculpem-me pela postagem ter ficado extensa, mas é que eu queria, além de dizer o nome, comentar um pouquinho com vocês.
Se tiverem alguma sugestão, só dizer. E, participem também do desafio! Aposto que vai ser bem legal.
Quero lembrar também que eu não sou obrigada a ler estes títulos. Posso mudar tranquilamente até chegar a data, e posso, é claro, ler mais do que um livro por tema também. Porém, essa é minha lista provisória, que espero cumprir.
Ansiosa para 2013! hehe. Beijos, pessoal.
sobre o autor
 |
Alana Homrich que, com dezesseis anos, criou o blog Acompanhada pelos Livros. Um novo hobby para compartilhar suas opiniões acerca dos assuntos relacionados à literatura. Está passando por uma fase louca de vestibulares e mudança total em sua rotina. |