![]() |
Ilustrativo. Li em e-book. |
Tá aí uma obra que sempre gera polêmica. Afinal, como não geraria? O livro descreve os sentimentos e pensamentos mais obscuros de um homem, Humbert, de meia-idade que se apaixona perdidamente por uma menina de doze anos. O nosso narrador é um pedófilo e foi isso que tornou este livro tão notável desde seu lançamento.
Lolita, luz de minha vida, fogo de meu lombo. Meu pecado, minha alma. Lolita: a ponta da língua fazendo uma viagem de três passos pelo céu da boca, a fim de bater de leve, no terceiro, de encontro aos dentes. LO. LI. TA. Era LO, apenas LO, pela manhã, com suas meias curtas e seu um metro e quarenta e oito centímetros de altura. Era Lola em seu slacks. Era Dolly na escola. Era Dolores quando assinava o nome. Mas, em meus braços, era sempre Lolita.
Lolita é um livro para poucos, apesar de ser um clássico. Faz-se necessário ter um estômago forte para acompanhar a evolução da loucura de Humbert, para ler os diversos atos que realiza e as crueldades existentes neste livro. Um leitor que inicie Lolita com pré-julgamentos e muitas aversões, com certeza, abandonará esta que pode ser uma leitura fantástica. Muitas pessoas, que claramente não leram a obra, acreditam que Lolita faz apologia à pedofilia, mas, pelo contrário, é uma denúncia do que ocorre por vários cantos do nosso mundo.
Uma denúncia não somente de uma doença, mas de um tipo de amor: o amor insano e doentio. Esta é uma faceta do amor que muitas pessoas preferem fingir que não existe, mas, lendo Lolita, você não consegue se enganar. Por ser narrado por Humbert, lemos o seu ponto de vista sobre o ocorrido e percebemos, em diversos momentos, o remorso e a clareza de que está fazendo algo errado, apesar de que, em muitas vezes, Lolita também provoca e é perversa.
Nabokov nos faz sentir um misto de sentimentos durante a leitura. É difícil até de julgar Humbert pelos seus sentimentos. Li algumas resenhas e percebi que os leitores possuem diferentes conclusões sobre “quem é mocinho”, “quem é vilão” e se isso realmente existe nesse livro. Mas, para mim, H.H. é um sujeito condenável à perpétua, pois, simplificando a história, ele destruiu a infância de alguém.
As descrições, os eufemismos, a maneira poética como o autor escreveu este livro... Foi demais. Adorei. Uma observação: há quem acredite que este é um romance erótico, mas não o é. O máximo que sugere erotismo ocorre em um dos capítulos inicias do livro, porém termina por ali. Humbert consegue ser nojento e odioso o suficiente sem precisar descrever minuciosamente o que ocorria.
Por fim, é um livro muito bom! Recomendo para quem o aguente. Sempre tive curiosidade de lê-lo e não me arrependo.
Oi Alana, tudo bom?
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro. Já vi-o na biblioteca da faculdade, mas não pude pegar para ler na ocasião por conta da bendita da faculdade :S Agora vou ver se consigo ler *-*
Parabéns pela resenha.
Beijinhos e bom fim de semana.
Alana mulherzinha, tu é corajosa hein? Comecei a ler Lolita, mas não consegui chegar na metade, se muito li foi até a página 50.. Achei a leitura muito desconfortável, não tenho estômago muito forte pra digerir uma leitura dessa, sou mole mesmo. O pior de tudo é saber que, como tu falou, o livro "é uma denúncia do que ocorre por vários cantos do nosso mundo".. Espero um dia conseguir ler ele por completo, mas por enquanto, só não rola.. :/
ResponderExcluirTenha uma ótima semana cheia de leitura boa, beijo!! :-)
www.artigo2.com.br
Também gostei muito do livro. Esse jogo que o escritor faz com o leitor nos fazendo questionar o narrador e a visão que ele tem dos fatos é genial. É uma história de amor doentia, sórdida e nem por isso deixa de ser interessante.
ResponderExcluirBeijos.
http://navirj.blogspot.com.br
Oi, Alana, tudo bem?
ResponderExcluirEu já comecei a ler Lolita certo tempo atrás, mas, talvez por ainda ser muito nova, não estava conseguindo entender muito bem a história e a abandonei. Você tem razão, é uma narração repleta de figuras de linguagem e precisa ser lida atentamente para se interpretar corretamente o que o autor tenta transmitir. Acho que você teve uma boa compreensão do livro e, por isso, sua resenha ficou muito boa :)
Abraços purpurinados,
Elisa~
The Fat Unicorn
Top top mesmo! Não canso de falar que gostei mesmo! Sua criatividade é show! Claro que cada um tem sua opinião e se expressa com quer porém respeitando o próximo, isso é o que importa, não é mesmo? Como posso fazer para falar com você tem algum email de contato ou algum formulário de contato para falar com vocês? Abração!
ResponderExcluirperde modelleri
ResponderExcluirSMS ONAY
mobil ödeme bozdurma
nft nasıl alinir
ankara evden eve nakliyat
TRAFİK SİGORTASİ
dedektör
Web Site Kurma
Aşk romanları
SMM PANEL
ResponderExcluirsmm panel
İSİLANLARİBLOG.COM
instagram takipçi satın al
Https://www.hirdavatciburada.com
BEYAZESYATEKNİKSERVİSİ.COM.TR
servis
tiktok jeton hilesi
Good content. You write beautiful things.
ResponderExcluirhacklink
vbet
mrbahis
korsan taksi
hacklink
vbet
sportsbet
taksi
sportsbet
Success Write content success. Thanks.
ResponderExcluircanlı slot siteleri
kıbrıs bahis siteleri
betmatik
canlı poker siteleri
betpark
kralbet
deneme bonusu
sivas
ResponderExcluiradıyaman
ağrı
kars
siirt
YN3
yurtdışı kargo
ResponderExcluirresimli magnet
instagram takipçi satın al
yurtdışı kargo
sms onay
dijital kartvizit
dijital kartvizit
https://nobetci-eczane.org/
VFSQİ
muş
ResponderExcluirtokat
afyon
amasya
manisa
HGJTNN
resimli magnet
ResponderExcluirresimli magnet
çerkezköy çatı ustası
silivri çatı ustası
dijital kartvizit
6ZEP
https://saglamproxy.com
ResponderExcluirmetin2 proxy
proxy satın al
knight online proxy
mobil proxy satın al
0P0L3A
خادمات فلبينيات للتنازل بالرياض
ResponderExcluirخادمات فلبينيات للتنازل
شركة تسليك مجاري بالاحساء Q20AVDSHH7
ResponderExcluir