Título original: Mao’s last dancer
Tradutor: Não especificado
Páginas: 406
Editora: Fundamento

Atualmente, a China é um dos países em maior ascensão no cenário econômico, mas nem sempre foi assim. Isso só foi possível a partir da década de 80, porém anteriormente a China era uma república socialista fechada, proveniente da revolução de Mao Tsé-Tung de 1949.

Adeus, China é a autobiografia de um menino pobre que viu sua vida mudar totalmente ao ser convocado pelos conselheiros culturais de madame Mao para estudar na Academia de Dança de Pequim. Lá, Li Cunxin tornou-se um bailarino excepcional e teve a oportunidade de orgulhar toda a sua família. Conseguiu alcançar um futuro inesperado para alguém de sua classe. Aqui, ele nos conta a sua trajetória, como era a China de Mao e como é a China que ele visitou anos depois.

Escrito em primeira pessoa, de maneira leve e sem rodeios, o autor nos descreve muitos aspectos importantes da sua vida que o transformaram no que ele é hoje. O livro é dividido em três partes: infância, Pequim e ocidente; sendo que todas possuem traços singulares que nos encantam durante a leitura.

Li Cunxin teve uma infância triste e pobre, e sua família, apesar de praticamente não possuir nada diferente de inhame seco para comer, se considerava sortuda simplesmente por não estar entre as 30 milhões de pessoas que morreram devido à fome e doenças que assolaram a China de Mao Tsé-Tung. Ele também enfrentou uma vida difícil sozinho em Pequim, enfrentou dores constantes e mesmo assim seguiu em frente, para orgulhar seus pais, o dia e a niang. Após muito esforço, conseguiu vislumbrar um mundo completamente distinto ao visitar o Ocidente e começou a refletir sobre suas opiniões políticas a partir de então.

Esta é uma história que não me esquecerei tão facilmente. O orgulho que eu sinto por essa pessoa, por mais que não a conheça, é imenso. São indescritíveis as sensações que me vieram durante a leitura de Adeus, China. Li Cunxin, com certeza, é um guerreiro, por conseguir superar todas as dificuldades de sua vida, tanto físicas quanto emocionais, e poder retribuir todo o amor que seus pais ofereceram a ele.  

Seria difícil retratar sua infância sem citar o governo de Mao e, como o livro foi publicado fora da China, o autor explica vários detalhes acerca do governo e da cultura do país. É muito interessante perceber como os rituais chineses foram mudando em tão pouco tempo, mas eles nunca deixaram de ser um povo muito místico.

Após muita dor, física e mental, tristeza, pobreza e tragédias, Cunxin vê sua vida tomar um rumo outrora inacessível, graças a um governo mais aberto e muita coragem e bravura. É a história de um herói, de um guerreiro, com certeza. Vale a pena ser lida, pelos amantes de biografias, literatura ou por quem quer se aventurar em uma cultura totalmente diferente da nossa. As partes referentes ao balé também são incríveis. Adorei, mesmo. 


Para complementar a leitura, é interessante procurar na internet por Li Cunxin: no Youtube, há vídeos de suas apresentações como bailarino; no Google, encontram-se várias fotografias, algumas antigas e outras atuais. Além do livro, o autor também teve sua vida retratada em um filme denominado “O último dançarino de Mao”, que espero assistir em breve.

Eu participo!
Esta leitura faz parte do projeto Lendo o Mundo. Para saber mais sobre, clique na figura acima.


5 Comentários

  1. Oi Alana,
    Adorei saber sobre o que se trata este livro. Vi várias vezes a capa nas livrarias, mas nunca me interessei em ler a sinopse rs.
    Fiquei bem curiosa em conhecer a vida dele e conhecer mais a história da China. Gosto muito de balé clássico e isso foi mais um ponto a favor para eu ler o livro!!
    Obrigada pela dica!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    A história de vida dele é incrível, sempre tive curiosidade pela cultura desse país e tenho um fraco por histórias de superação. Por esse motivo acabei ficando super curiosa pra ler esse livro, ainda não conhecia, mas fiquei extremamente curiosa pela obra.
    Beijos.
    Memorias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, garanto que não vais se arrepender! A história dele é simplesmente incrível e ele aborda no livro um período muito marcante para a China.

      Excluir
  3. Olá,
    Adoro histórias de superação, sempre me emociono. Gostei bastante da resenha, não conhecia o livro mas amei. Gosto bastante de ballet, foi interessante saber que envolve isso na história. Só espero não me decepcionar.
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Alana fico feliz que a leitura tenha superado sua expectativa. Fiquei curiosa para ler, só vejo críticas positivas a essa biografia. Já tinha visto o trailer do filme e achei bem interessante.
    Leituras assim nos inspiram a valorizar o que temos!!!!
    Valeu pela otima dica de leitura!!!

    Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir