Sou só eu ou vocês também ficam apaixonadinhos pelos doodles do Google? Confesso que muitas vezes não conheço o motivo pelo qual o Google está prestando uma homenagem, e logo vou clicando na figura para saber mais sobre o assunto. Nesta postagem, vou mostrar os doodles literários que já foram ao ar e eu mais gostei (ou tenho afinidade com o autor, hehe). Preparados?

Aniversário de 110 anos de Antoine de Saint-Exupéry

Se você ainda não leu O Pequeno Príncipe, corra até um sebo e trate logo de garantir o seu exemplar! A história, que muitos pensam ser para crianças, ensina a todos nós algumas lições importantes que geralmente esquecemos. O desenho do doodle foi baseado nas ilustrações originais do livro, feitas pelo próprio autor.


Aniversário de 129 anos de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato é popularmente conhecido por causa de suas histórias infantis, que eram paradidáticas e muito fantasiosas. Porém, ele também escreveu livros para adultos, que não obtiveram o mesmo sucesso das obras juvenis. Este autor esteve presente na infância de muitas crianças, na minha, inclusive. Eu adorava assistir a O sítio do pica-pau amarelo, uma adaptação de seus livros.


Aniversário de 200 anos dos contos dos irmãos Grimm

Todos já estamos carecas de saber que foram os irmãos Grimm que se dedicaram tanto a criarem as histórias que hoje são conhecidas como contos de fadas. Também é de conhecimento geral que, antigamente, elas não eram tão bonitinhas assim. Caso você tenha curiosidade, dê uma procurada no Google sobre “contos de fadas originais”. É bem interessante. Esse doodle foi muito bem planejado: em uma espécie de tronco de árvore, vai sendo contada através de figuras e símbolos a história da chapeuzinho vermelho. Adorei!


Aniversário de 390 anos de Jean de la Fontaine

La Fontaine escreveu uma grande obra, intitulada “Fábulas”, na qual atribuía características humanas a animais, a fim de criticar a vaidade, preguiça, inveja etc. Acredito que a fábula mais popular de La Fontaine seja “A Lebre e a Tartaruga”, que possui uma mensagem bem bacana, porém ele possui outras bem conhecidas como, por exemplo, “O Leão e o Rato” e “O Menino e a Mula”.


Aniversário de 165 anos de Bram Stoker

Existem aqueles que dizem que o criador de Drácula deve estar se revirando no caixão por causa da nova perspectiva que estão lançando sobre os vampiros. Na verdade, Bram Stoker foi cremado, hehe. Mas, se ele não tivesse sido, acredito que ele estaria se revirando de tanto é que falam no nome dele. Coitado! Mas, enfim, sua obra mais famosa é Drácula, que eu já li e recomendo. Doodle bonito, porém acredito que o vermelho deveria ser mais vivo. O que acham?


Aniversário de 123 anos de Fernando Pessoa

Ah, Fernando Pessoa e seus heterônimos! Adorei estudar sobre este autor português no colegial, e gosto muito de alguns poemas do mesmo. Autodenominado de um “drama em gente”, o autor é um dos maiores poetas da literatura universal, e a sua característica de ser “vários em um” é bem curiosa. Procurem mais a respeito, vale a pena.

Ah, já chegamos ao fim! Gostei bastante de fazer esta postagem e reler novamente algumas informações sobre os autores que gosto. Para encontrar outros doodles, de qualquer tema, acesse este link.
Beijos, tenham um bom dia.

sobre o autor
Alana Homrich Alana Homrich que, com dezesseis anos, criou o blog Acompanhada pelos Livros. Um novo hobby para compartilhar suas opiniões acerca dos assuntos relacionados à literatura. Está passando por uma fase de mudança total em sua rotina.


16 Comentários

  1. Segredos em Livros10/01/2013, 08:26

    Oi Alana, adorei o post. Eu adoro quando o Google faz esses doodles, são sempre muito originais e nos faz querer pesquisar mais sobre os assuntos abordados. Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eduarda Galvão10/01/2013, 08:29

    Awn, por que eu nunca vejo esses Doodles? kk, adoro essas ideias do google de mudar em datas importantes! Bjs sócia, kk!

    ResponderExcluir
  3. Aaaamo ver os doodles. O dia em que não tem nada eu acho sem graça. Hahahaaha!
    E adorei sua ideia de reunir os doodles literários nesse post. ;)
    Só lembro de ter visto no dia o da Chapeuzinho Vermelho e o do Bram Stoker.
    Beijinhos! Giulia

    ResponderExcluir
  4. Kezia Martins10/01/2013, 12:01

    Eu também amo os doodles *-* haha
    Eu sempre entro para ver se tem algum diferente rs
    Adorei o post. Todos com temas literários *-*

    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Letícia Zampier10/01/2013, 12:37

    Que lindos *-*

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa tarde :D
    Eu amo os Doodles do Google; cada um mais bonito que o outro *-* Esses ficaram ótimos; em especial o do Pequeno Príncipe e dos irmãos Grimm, umas fofuras ^-^
    Não tinha visto o do Drácula ainda; ficou show *-* Mas concordo que o vermelho poderia ser mais vivo, bem sangue XD
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Joyce Gadiolli10/01/2013, 17:04

    Oi Alana,
    Retribuindo sua visita.
    Eu acho tão fofos esses doogles. Achei bem criativo esse post, adorei todos!!!
    bjs


    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Rizia Castro10/01/2013, 17:17

    Oi Alana !

    Eu acho muito legal esses doogles!

    Adorei o post!

    =)

    Rizia - Livroterapias

    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Luciane Eleoteria11/01/2013, 07:04

    Não sabia que o nome destas coisas fofas do google é doodles. São realmente lindos e eu também sempre acabo pesquisando sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. FlaviaPenido11/01/2013, 09:17

    Adoro doodles *-*

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Nunca tinha parado para reparar nos literários, gostei bastante da sua seleção. O do Bram Stoker tá de mais!

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. ai que lindo nunca tinha parado pra presta atenção /

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo post, ficou ótimo. Tbém adoro as homenagens que o Google faz e quando é sobre que gosto, costumo fazer um post no meu blog falando sobre isso.

    ResponderExcluir
  14. barbara paiva20/01/2013, 14:27

    achei uma fofura mais o do Aniversário de 390 anos de Jean de la Fontaine ficou muito interessante, adorei

    ResponderExcluir
  15. Achei demais essa ideia do Google fazer homenagens, muitas vezes aproveito e faço um post especial relacionado!!! Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir