Cuco05alta

CROUCH, Julia. Cuco. Novo Conceito, 2012. 464p.

Polly e Rose são melhores amigas desde a adolescência e, apesar de distantes, estavam felizes: muito bem casadas, cada uma com dois filhos e maridos que também eram melhores amigos. Até que Christos, marido de Polly, falece.

Como Polly e Christos moravam na Grécia e ela não aguentava mais escutar os comentários perversos de sua sogra, Rose, como uma boa amiga, oferece sua residência para Polly e as crianças passarem um tempo e se recuperarem da perda.

Gareth, marido de Rose, não gostou muito da ideia. Ele nunca gostou de Polly. Mas Rose consegue convencê-lo a aceitar, até porque Polly moraria em uma edícula, e não diretamente com Gareth, Rose e as meninas.

Porém, a vida perfeita que Rose batalhou para construir, está prestes a desabar. Desde a chegada dos hóspedes, acontecimentos tristes e estranhos têm acontecido, as pessoas estão mudando de atitudes, e agora é a hora de controlar a situação.

A premissa do livro é ótima e foi o que me conquistou, além da belíssima capa e do título sugestivo. Para quem não conhece, Cuco é uma espécie de pássaros que costuma destruir ninhos alheios. Interessante, não?

Quando não podemos ter uma coisa, é quando mais a queremos.

Porém, a personalidade das personagens me deixou irritada, principalmente a de Rose. Uma mãe incrível, ótima dona de casa e... Ingênua. Extremamente ingênua. Ela é uma daquelas pessoas que não consegue enxergar o que está em sua frente, simplesmente por não querer acreditar naquilo, mesmo que todos a alertem.

As crianças são ótimas, tanto os filhos de Polly quanto as filhas de Rose, cada uma possui uma personalidade própria e que encanta, apesar das travessuras. Gareth é uma personagem adorável até certa parte do livro, depois, ele se transforma completamente e torna-se horrível, um alguém totalmente manipulado e confuso. Já Polly e as personagens secundárias foram bem desenvolvidas.

Um ponto positivo para o livro é que ele é verossímil. Todas as personagens já erraram alguma vez, já mentiram ou desejaram coisas que não deveriam. Essa característica é algo que me deixou extremamente alegre e, por causa disso, pensei que gostaria mais do livro. Porém, não consigo descrever o que senti ao ler o final. Não sei o que faria naquela situação, se teria algum modo de escapar daquele momento de maneira diferente, mas simplesmente não gostei do término de Cuco.

Acredito que a leitura não seja necessária, há muitos suspenses melhores por aí. Mas, lendo as resenhas no Skoob, percebo que também há muitas pessoas que a acharam ótima, dando 5 estrelinhas para a obra. Então, se você ainda estiver curioso com Cuco, confira a obra. É um pouco detalhada, com um começo cansativo, mas, após algumas páginas, a leitura flui muito bem. O problema, a meu ver, é o seu desfecho, que deixa a desejar.

Cuco05alta
Nota: ♥♥

sobre o autor
Alana Homrich Alana Homrich que, com dezesseis anos, criou o blog Acompanhada pelos Livros. Um novo hobby para compartilhar suas opiniões acerca dos assuntos relacionados à literatura. Está passando por uma fase louca de vestibulares e mudança total em sua rotina.


19 Comentários

  1. Segredos em Livros12/12/2012, 09:07

    Oi Alana, gostei da sua resenha e mesmo assim ainda quero muito ler Cuco, pois como você mesmo falou, é um nome bem sugestivo. Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bazar Cherry Pie12/12/2012, 11:12

    Acho que o nome bem sugestivo nos dá curiosidade de ler o livro!
    To em duvida se leio ou não!

    moncerise.blogspot.com.br

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Kezia Martins12/12/2012, 12:47

    Oi, Alana.
    Eu estou muito na dúvida se leio ou não.
    Vejo as opiniões bem divergentes a respeito desse livro.
    A princípio eu gostei da sinopse, mas, o que eu acho mais importante em um suspense é o desfecho, então...
    Mas, como eu sou muito curiosa, devo ler em algum momento rs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha lido uma resenha desse livro, mas gostei muito da sua. Esse livro parece ter uma historia legal, mas nao pretendo le-lo agora.
    Beijos,

    Leticia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Marcelle Dantas12/12/2012, 14:10

    Poooxa, só 2 coraçõezinhos?! Que pena... Achei legal o enredo, e a capa de arrepiar!
    E eu sabia que o Cuco era um passarinho, mas não que destruia os lares alheios. E realmente, personagens tapados assim não rola... é chato demais! Ótima resenha!


    Beijos,


    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Morro de vontade de ler!

    Acho a capa muito misteriosa!

    Beijinhos

    Rízia - Livroterapias

    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Marcelle, a nota foi justamente por causa da personagem. Mas, leia! Quem sabe você não goste mais do que eu? =) Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu tenho MUITA vontade de ler esse livro a muito tempo! Fiquei muito curiosa e acho que vai ser uma das minhas próximas leituras.
    Um beijo
    http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bily Pretonobranco13/12/2012, 05:20

    Oii Alana!!
    Esse livro parece ser interessante, gosto da premissa dele e tudo mais, mas não vejo resenhas que o classificam como 4, ou 5 estrelas, sempre é menor do que isso, então grande parte da minha vontade de devorá-lo se esvai com isso e acaba não ficando nada ://
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  10. Parece interessante, mas não é a minha praia. Concordo que a capa é lindíssima!

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tem um selinho e um meme pra você no meu blog, beijos!

    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade d eler o livro.
    Gosteo de história que tenham um certo suspense, sempre prende a gente do começo ao fim.
    Bjos....

    ResponderExcluir
  13. Nossa Alana, que pena que você não apreciou a leitura! Eu fiquei curiosa com esse livro desde a primeira vez que li a sinopse. Mas agora não vou esperar tanto da leitura. Se surgir alguma oportunidade, lerei, mas sem tantas expectativas!

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Um dia a Cada Livro13/12/2012, 20:01

    Oi Alana!

    Nunca havia lido uma resenha desfavorável à esse livro, mas confesso que duvidei desde o começo se a autora conseguiria terminar o livro "bem".

    Parabéns pela resenha!

    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sempre quis ler cuco desde seu lançamento, mas ultimamente tenho lido tantas resenhas negativas que fiquei com o pé atrás, mas ainda vou dar uma conferida como você bem falo ^^

    Beijos.
    Guilherme
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. FlaviaPenido14/12/2012, 03:26

    Por algumas resenhas que li, achei que fosse melhor. Nao sabia de alguns detalhes que vc deu aí e fiquei meio receosa pra ler. Talvez um dia eu leia, mas nada por agora

    Parabens pela resenha

    Bjokas

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  17. Antes eu queria muito ler Cuco, mais ultimamente estou vendo tantos comentários negativos que vou tirar da minha "listinha". Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Eu achei bem interessante a historia

    ResponderExcluir
  19. Letícia Cavalcante08/01/2013, 02:27

    Bom, ainda vou ler o livro, quero poder dar minha nota a ele, mas pelo menos agora não tenho expectativas a serem quebradas...

    ResponderExcluir