Mau começo 001

SNICKET, Lemony. Mau Começo. Companhia das Letras, 2001. 152p.
(Desventuras em Série, vol. 1)

Na última sexta-feira de novembro, aconteceu o Black Friday, um dia em que as lojas oferecem descontos imperdíveis. Sem entrar em muitos detalhes, fiquei por algumas horas tentando comprar a coleção completa de Desventuras em série no Submarino e não consegui. Acabei indo dormir frustrada, mas, no final de semana, consegui começar a leitura do primeiro volume.

Mau Começo retrata a triste história de três crianças que acabaram de perder seus pais em um incêndio. Violet, a irmã mais velha, de quatorze anos, é uma inventora. Klaus, o irmão do meio, é um leitor assíduo, apaixonado pelos livros. E a irmã mais nova, Sunny, é ainda um bebê, que possui como passatempo preferido ficar mordendo qualquer coisa.

Esse trio, que tinha uma vida perfeita, não tem mais um local para morar. O incêndio, além de levar seus pais, destruiu a mansão deles. Então, eles vão viver provisoriamente com o advogado da família, Sr. Poe, enquanto o mesmo procura um parente para ficar responsável pelas crianças.

O parente mais próximo dos órfãos é o conde Olaf, que, apesar de morar na mesma cidade, eles ainda não conheciam. As crianças acabam percebendo em pouco tempo que o conde é uma pessoa muito grosseira e que só está interessado em roubar a fortuna dos três. Enquanto o conde Olaf tenta bolar um plano para conseguir o dinheiro, as crianças tentam sair da guarda do mesmo.

Há muitos tipos de livros no mundo, o que faz sentido, porque há muitos e muitos tipos de pessoas, e os gostos são diferentes. Por exemplo, pessoas que detestam histórias em que acontecem coisas horríveis a criancinhas deveriam fechar este livro imediatamente.

Com uma escrita leve, o autor preparou um livro infanto-juvenil bem gostoso e original. Fiquei arrependida por não tê-lo lido antes, na época considerada certa. Mas o livro me conquistou da mesma forma. Cada capítulo possui um desenho referente a alguma passagem do texto. São desenhos muito bonitos que despertaram a minha curiosidade.

A série, que possui treze livros, já foi transformada em um filme que, segundo comentários, une a história dos três primeiros. Depois da leitura rápida deste primeiro volume, a minha vontade de possuir a coleção ficou ainda maior! Com certeza, eu recomendo a leitura, para crianças mais destemidas e adultos que queiram se divertir um pouco.

Coleção Desventuras em série 
1. Mau começo (The Bad Beginning)
2. A Sala dos Répteis (The Reptile Room)
3. O Lago das Sanguessugas (The Wide Window)
4. Serraria Baixo-Astral (The Miserable Mill)
5. Inferno no Colégio Interno (The Austere Academy)
6. O Elevador Ersatz (The Ersatz Elevator)
7. A Cidade Sinistra dos Corvos (The Vile Village)
8. O Hospital Hostil (The Hostile Hospital)
9. O Espetáculo Carnívoro (The Carnivorous Carnival)
10. O Escorregador de Gelo (The Slippery Slope)
11. A Gruta Gorgônea (The Grim Grotto)
12. O Penúltimo Perigo (The Penultimate Peril)
13. O Fim (The End)
01-mau-comecoNota: ♥♥♥


sobre o autor
Alana Homrich Alana Homrich que, com dezesseis anos, criou o blog Acompanhada pelos Livros. Um novo hobby para compartilhar suas opiniões acerca dos assuntos relacionados à literatura. Está passando por uma fase louca de vestibulares e mudança total em sua rotina.


16 Comentários

  1. Kezia Martins05/12/2012, 11:08

    Oi, Alana.
    Eu sou doida para ler essa série. Mas, o box é tão caro :\ hahaha
    Qualquer dia desses eu vou dar a doida e passar no cartão hehe
    Eu achei no sebo outro dia, mas só tinha o livro 5 e 6 daí nem comprei, não valia a pena.
    Eu já perdi a conta de quantas vezes assisti o filme. Se gostei tanto dele tenho certeza que vou amar o livro *_*
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amanda Inácio05/12/2012, 12:11

    Adorei a resenha!! Morro de vontade de ler essa série! *o*
    Beijinhos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Kezia! O Submarino volta e meia faz uma promoção e o box fica por uns R$120,00. Eu ainda não assisti ao filme, mas acredito que seja bem legal. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. eu fiquei apaixonada pela estória desde que assisti o filme, mas como você disse acho que já passei da idade de ler. Tive um choque quando soube que a menina que fez a irmã mais velha no filme foi a babydoll em sunker punch rsrsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum da série!

    Morro de vontade!

    Beijinhos

    Rizia - Livroterapias

    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que bacana. Eu nem imaginava a temática da série e acho que nunca me interessei em procurar. Fiquei com muita vontade de ler, mesmo sabendo que são livros infanto-juvenil.

    Quem sabe o Submarino faz uma boa promoção de natal...

    Beijos,

    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu, bem louca, quando era mais nova, peguei o 7°livro da série para ler (sem nunca ter lido nenhum deles), porque simplesmente amo corvos e gostei do nome (que retardada que eu era) uaehuae

    Conclusão: detestei o livro e abandonei.

    Mas agora quero começar a série certinho, me animei com a sua resenha

    Beijos


    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que engraçado, Andressa! HAHA Mas que bom que ficasse animada, acho que agora vais conseguir entender um pouco melhor a história, lendo desde o primeiro. Beijos, depois quero ler suas resenhas sobre a série ok? hehe.

    ResponderExcluir
  9. kellenbaesso07/12/2012, 08:42

    Quero ler!!
    Parece uma aventura bem legal acompanhar esses irmãos.
    O box estava com um ótimo preço mesmo, uma amiga minha conseguiu comprar. Sorte dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. eu to vendendo o meu, é usado mas ta bom, veja:

    http://livrosemangas.mercadoshops.com.br/desventuras-em-serie-mau-comeco-frete-gratis_3xJM

    R$ 13,00 com frete grátis via carta registrada.

    tb irei vender o dois, mas ainda preciso atualizar a loja.

    e-mail: site.just@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu quando criança (menor) adorava esse filme e sempre procurava ver se tinha o livro desse filme, para lê-lo. Eu adorava o quão eles são unidos!

    ResponderExcluir
  12. Kezia Martins11/12/2012, 12:18

    Opa, vou ficar de olho então hehe

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito ler, porem os livros não estão tão baratos...

    ResponderExcluir
  14. Letícia Cavalcante08/01/2013, 03:25

    Amo demais desventuras em série e acho que nunca vou parar de comentar isso...

    ResponderExcluir
  15. Letícia Cavalcante08/01/2013, 03:25

    Tem pacotes completos não tem?

    ResponderExcluir
  16. Sim, há umas promoções bem boas no Submarino, com a coleção inteira.

    ResponderExcluir