o diário

PATTERSON, James. O Diário de Suzana para Nicolas. Arqueiro, 2012. 223p.

O Diário de Suzana para Nicolas é um livro simples, mas muito tocante. Com uma escrita levíssima, o autor retrata a vida de pessoas comuns, que muito bem podem ter existido fora da ficção.
Katie Wilkinson é uma mulher jovem e trabalha como editora em Nova York. Foi por causa do seu trabalho que ela conheceu Matt Harrison, um poeta que logo virou seu namorado. Já faz um ano que eles estão juntos e Katie acredita que logo Matt irá pedi-la em casamento.
Porém, isso não acontece. Na verdade, em um jantar lindo preparado por Katie, Matt desiste do relacionamento deles. Sem oferecer explicações, ele deixa o coração de Katie devastado e a faz ficar muito triste, sem saber o porquê de um namoro perfeito como o deles acabar desta maneira.
Com o passar da história, percebemos que Matt não é um cara mal, como foi pintado no começo. Ele deixa uma caixa, com um diário e uma carta, para Katie, tentando explicar o motivo de sua partida. Esse diário foi escrito por Suzana, para uma pessoa chamada Nicolas, e Katie não sabe como aquilo poderá ajuda-la a melhorar, mas, mesmo assim, ela começa a lê-lo.

Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar. Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei.

As duas mulheres, Suzana e Katie, têm suas vidas entrelaçadas de forma simples, mas de uma maneira incrível. Eu me apaixonei por Matt, confesso. Em poucas partes o livro é surpreendente, mas ele possui uma sensibilidade tão grande que me apeguei demais às personagens e não pude deixar de considera-lo ótimo.
É um livro pequeno, que pode ser lido de uma única vez, mas, apesar do seu tamanho, ele possui uma grande história, muito forte. A capa também é simples, mas totalmente adequada, e acredito que essa falta de floreios é ainda mais conveniente. Eu recomendo muito a leitura para todos. É uma grande obra, que nos ensina, além de tudo, a viver realmente.
Ps.: não leiam a sinopse deste livro. Acredito que ela possua alguns spoilers.
o diário Pessoal, estou viajando por causa das festas de fim de ano, portanto ainda não pude retribuir aos comentários das últimas postagens. Peço desculpas, mas logo irei comentar em todos os blogs! Feliz natal para vocês. Beijos.
sobre o autor
Alana HomrichAlana Homrich que, com dezesseis anos, criou o blog Acompanhada pelos Livros. Um novo hobby para compartilhar suas opiniões acerca dos assuntos relacionados à literatura. Está passando por uma fase de mudança total em sua rotina.


9 Comentários

  1. baby_monster24/12/2012, 22:49

    nova seguidoraa, adoorei o blog, e sempre tive vontade de ler um livro de james Patterson, um diaa eu juro que leio!
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. FlaviaPenido25/12/2012, 17:38

    Esse lindo é lindo demais!

    Bjokas

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem.Se ainda não seguiu.Convido-a para seguir:

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Letycia Menezes28/12/2012, 14:58

    Oi, adorei o seu post! Amei mesmo (:

    dá uma passadinha no meu blog? http://meninasconversem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muuito da resenha e da história e achei muito fofo essa frase. Espero ler algo do James, que por sinal os livros são muito bons!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá :D
    Amei a resenha ^^
    Comprei esse livro recentemente e mal posso esperar para ler *-*
    Beijinhos
    Isabelle -http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei esse livro e sempre indico a todos. Eu achei o livro muito interessante e pensei como seria legal se os pais fizessem diários sobre nossa infância, eu iria adorar saber como era nessa época. Enfim parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Letícia Cavalcante08/01/2013, 01:26

    Já quero ler o/

    ResponderExcluir
  9. Letícia Cavalcante08/01/2013, 01:30

    O livro parece tão bom, quero realmente lê-lo.

    ResponderExcluir