Apesar de eu adorar ler peças, a de Nelson Rodrigues não foi lida por puro desejo. O Beijo no Asfalto faz parte da lista de obras para a realização do vestibular UFSC 2013 e, portanto, é taxado de cansativo e difícil. Mesmo antes de folheá-lo. Porém a leitura dessa peça é muito agradável, além de possuir uma crítica bastante forte contra a sociedade.
Arandir é o nome do escândalo. Ele é casado com Selminha e sempre foi fiel, possui um bom caráter, mas não é muito forte em seus argumentos. A família de sua esposa é um pouco problemática, porém o que realmente importa é que ela confia nele infinitamente.
Até que essa confiança é posta a prova. Arandir vai até o banco com seu sogro, mas durante o caminho eles avistam um acidente acontecendo em plena praça. Ele se aproxima do atropelado antes de todos e o beija na boca. Os passantes ficam pasmos, mas ainda há como ficar pior.
Ao descobrir esse furo, o repórter Amado estampa o acontecimento como manchete, intitulado “O Beijo no Asfalto”. A reportagem é recheada de ultrajes e vai desencadear a desconfiança de Selminha, além de ser ponto de ligação entre as críticas.
O livro critica duramente a imprensa sensacionalista, o abuso de forças da polícia, a moral hipócrita da sociedade, a desconfiança, a mentira etc. São muitos os assuntos abordados nessa leitura que é leve e pesada ao mesmo tempo. Recomendo para um fim de tarde.
Nota: ♥♥♥
Que legal!Dele ja li Vestido de Noiva e adorei!A leitura vale a pena e também li por causa do vestibular.
ResponderExcluirBJ
Que pena Camila! Eu nunca tinha lido nada dele também, mas fui "obrigada" e gostei bastante da obra. Beijos.
ResponderExcluirHEHE Que nada Fe! Pode falar o quanto quiser =)
ResponderExcluirEu concordo contigo, tem muito preconceito acerca dos clássicos. Mas um pouco da culpa são dos colégios que têm leitura obrigatória. Ninguém merece ter 14 anos e ser obrigada a ler Os Lusíadas, por exemplo. Eu recomendaria, sei lá, Meg Cabot? Uma coisa mais tranquila pra idade.
Também acho que vai me ajudar, o problema é lembrar dos detalhes, sendo que eu leio bastante né hehe. Beijos.
Oi Jéssica, pois é né? Essa é a única obra dele que eu li, mas é bem interessante e recomendo a leitura se gostas de teatro. Beijos.
ResponderExcluirNunca li nada do autor. Sei que é importante, e as obras dele devem ser boas. Mas não é muito do meu agrado.
ResponderExcluirBeijinhos!
Camila.
loucuradelivros.blogspot.com.br
Oi Alana. então concordo com você e os comentários abaixo. Já ouvi falar muito sobre as críticas do autor. Não me recordo de ter lido alguma obra dele por completo, mas acho que apesar de ser uma leitura "obrigatória" vai te ajudar bastante, mesmo porque está na lista do vestibular né? Também gosto muito de ler os clássicos, mas claro que é bem melhor ler quando você se sente a vontade com a leitura. As pessoas precisam parar com o preconceito bobo de que os clássicos são sempre cansativos. Se pararmos para pensar tem histórias realmente boas e que merecem a nossa atenção. Adorei a postagem. Acho que isso vai te ajudar nesse ano de vestibular. Ops, falei demais já..rsrs Bjs
ResponderExcluirBem, pelo menos você conseguiu ler!
ResponderExcluirE hoje parece que o pessoal só se interessa pelos clássicos se realmente cair no vestibular... Uma pena. A maioria são sim cansativos, mas a maioria são maravilhosos!
http://larescrituraria.blogspot.com
Realmente Steffi. Ás vezes, nem caindo no vestibular elas se interessam, infelizmente né. Adoro muitos clássicos, que não li por obrigação (assim a leitura é mais gostosa também). Beijos.
ResponderExcluirOlá! Nelson Rodrigues foi um autor muito criticado devido aos seus temas bastantes polêmicos,tenho curiosidade de conhecer suas obras,além de que tenho um interesse em peças de teatro ^^
ResponderExcluirstrawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br
Nelson Rodrigues é... o mestre, sem mais.
ResponderExcluirTua resenha tá ótima. Beijo.