Título original: On mystic lake
Tradutor: Sylvio Deutsch
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito

Annie Colwater sempre foi uma boa garota. Desde pequena, se importava mais em ajudar os outros a se sentirem bem do que em pensar nela mesma. Agora, com sua filha indo embora para Londres e seu marido declarando estar apaixonado por outra mulher e querer o divórcio, Annie precisa redefinir seus objetivos de vida. Foram vinte anos de amor e dedicação jogados fora. Tentou ser uma mãe e esposa perfeita e agora se vê sozinha... E totalmente perdida.

As pessoas partiam, e, se você amasse profundamente demais, com intensidade demais, a súbita ausência delas poderia gelar até sua alma.

No seu caminho de descoberta pessoal, ela retorna à cidade onde cresceu, Mystic, para ficar um pouco ao lado de seu pai, Hank. Ele a aconselha a esperar calmamente que Blake irá voltar, e é tudo o que Annie mais deseja: que ele perceba que aquilo é uma crise de meia-idade e volte para a casa. Para a família pela qual ela tanto lutou.

Enquanto isso, ela reencontra um velho amigo do colegial, Nick, e acaba por saber que a sua esposa, também amiga dela daquela época, Kathy, morreu faz oito meses. Abalado, Nick ainda não se recuperou da perda e não sabe como cuidar da filha pequena, Izzy, que acredita estar desaparecendo aos poucos e “não consegue” mais falar já faz um bom tempo.

Como ser mãe e esposa é tudo o que Annie sabia fazer, ela ajuda esta pequena família despedaçada a se reconstruir e, aos poucos, vai refletindo mais sobre si; sobre a Annie do passado e a do presente e o rumo que a sua vida tomou. E, quando tudo finalmente parece estar da maneira que deveria ser, ela se vê obrigada a tomar uma decisão difícil, daquelas que ninguém deveria ser obrigado a fazer.

Desde o início, simpatizei com a protagonista. Não é difícil imaginar o quanto alguém pode ficar abalado ao perceber que estava amando sozinho em um relacionamento que durou duas décadas. Kristin Hannah construiu uma trama complexa que aborda questões do mundo real e que nos faz refletir sobre nossos sonhos, a construção de uma família e o individualismo: é aceitável desistir de nós mesmos para se empenhar a construir algo em conjunto?

Havia dado tanto, a si mesma por inteiro e também todos os seus sonhos; tinha entregado tudo sem um murmúrio de protesto... e isso porque o amava tanto.

Annie é uma personagem muito bem construída e é perceptível o seu crescimento ao decorrer da leitura. Além dela, outras personalidades se destacam fortemente na obra, e eu preciso citar a pequena Izzy. Uma garotinha de seis anos que conseguiu me conquistar e me fazer ficar triste nos momentos certos.

Este poderia ser mais um livro qualquer em uma banca, porém a intensidade de detalhes que a autora conferiu para seus personagens, o modo como as cenas são narradas, a construção dos cenários... É tudo tão perfeito. É tão fácil de ler e de imaginar, e é tão feliz em uns momentos e triste em outros. Uma combinação perfeita, a meu ver.

Ao ler a sinopse, parece uma história clichê, mas eu garanto que Kristin Hannah conseguiu conferir a essa premissa uma profundidade admirável. Ela transforma o que poderia ser um livro de Nicholas Sparks (sem preconceitos, adoro Nicholas) em algo mais tocante e bem desenvolvido. É muito bom para refletir sobre a nossa vida e decisões, sobre o que une uma família e sobre as expectativas que os outros possuem de nós.

Pelo título, podem achar que o livro traz algum misticismo em si. Mas não. É a história de uma mulher real, que enfrenta problemas reais. A única coisa mística que pode haver nesse livro é referente a imaginação de uma criança, o que é totalmente compreensível. Mystic é o nome tanto da cidade quanto de um lago presente nela. A única coisa que achei estranha é adotarem durante todo o livro a grafia Mystic e somente no título colocarem Místico. Isso é agoniante.

Por fim, esta é a primeira obra que leio da autora e fiquei maravilhosamente encantada. Ela possui uma escrita cativante, que nos fisga desde as primeiras páginas. Cada dia eu queria ler “só mais um capítulo”. O único porém é o final apressado, que foi agradável, mas, tendo em vista o detalhamento da história, eu esperava algo melhor.


8 Comentários

  1. Amiga que maximo ler sua resenha sobre esse livro. A escrita dessa autora é mesmo maravilhosa e marcante. Até agora só li O Caminho para casa e lembro até hoje dos sentimentos que senti acompanhando tudo que os personagens passavam.
    Enfim pretendo ler todos os livros dela assim que possível. Amei sua dica!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo adquirir todos os livros dela no momento! Dizem que O lago místico não é um dos melhores dela, então estou bem curiosa para conferir os outros. Beijos amiga, boas leituras.

      Excluir
  2. Quando comecei a ler a resenha, pensei mesmo nos livros do Sparks! haha Bacana saber que a autora conseguiu colocar ainda mais profundidade na história e a transformou em um livro encantador. Confesso que tenho esse título aqui em casa e nunca tive vontade de ler. Sua resenha mudou essa impressão!

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, se você o possui em casa: leia, leia, leia! Pode não ser o melhor drama do mundo, mas o livro merece uma chance. É bem diferente do estilo do Nicholas Sparks, te garanto. Beijos.

      Excluir
  3. Olá! Não conhecia o livro nem a autora, mas adorei a resenha! Não é o tipo de história que leio normalmente, mas parece realmente cativante. É muito bom ler livros com personagens e cenários bem construídos, onde conseguimos visualizar o que está acontecendo.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pela capa e sinopse eu não leria esse livro nunquinha, mas sua resenha atiçou minha curiosidade. Esse enredo cairia no clichê muito facilmente, fico feliz em saber que não foi o caso. Estou sentindo que vou achar a Izzy a coisa mais fofa, haha. E estou seguindo o blog ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  5. Oláa!!
    De começo o nome e a capa não chamou muito a minha atenção, mas o livro vem me perseguindo, acho melhor dar uma chance a ele. A sua resenha me deixou bem curiosa, ainda mais que eu estou fugindo dos clichês. Acho que seria uma boa hora para lê-lo.
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Pra quem está acostumado com romances, principalmente dos tipo que estão fazendo sucesso agora, e quer fugir um pouco, acho que é uma ótima pedida. Eu gosto de dramas, mas não os leio regularmente, e esse me conquistou bastante. Se o livro está te perseguindo, acho que tens que lê-lo hein? hehe. Beijos!

      Excluir