Título original: Белые ночи
Tradutor: Não especificado
Páginas: 96
Coleção Biblioteca de Ouro da Literatura Universal

Além de ser meu primeiro contato com a literatura russa, Noites Brancas também é um de meus livros mais queridos por causa de sua simplicidade e a força que possui em transpor os sentimentos das personagens para os leitores. Como indiquei Dostoiévski para ser o autor que lerei referente a Rússia no projeto Lendo o Mundo, decidi reler esta obra antes de adentrar em outra, pois considero, assim como vários admiradores da literatura russa, que este é um livro introdutório para as demais obras do autor.

Em São Petersburgo, ocorre nas noites de verão um evento denominado noites brancas; são noites nas quais praticamente o sol não se põe. Em uma destas noites, nosso narrador e protagonista, após perambular pelas ruas, encontra chorando uma moça, Nastenka, pela qual se apaixona perdidamente. Ambos concordam em se encontrar novamente e em poucas noites eles compartilham suas vidas e tornam-se pessoas tão próximas de tal modo como se tivessem se conhecido há vinte anos. Nastenka impõe àqueles encontros uma condição: de que nosso protagonista viesse somente por amizade. Mas como poderia ele ignorar o sentimento mais 
extravagante que já ousou ter?

“Sou um sonhador; a minha vida real é tão reduzida que momentos como estes que agora vivo são para mim de tal modo preciosos que não poderei evitar de os reproduzir nos meus sonhos. Sonharei consigo toda a noite, toda a semana, todo o ano.”

A característica marcante nesta, e em outras obras do autor, é a existência de discursos calorosos, nos quais conhecemos no íntimo o que pensam as personagens. É por causa deles que, apesar de possuir meras 96 páginas, este não é um livro raso; é, na verdade, um dos livros mais tocantes que já li. Profundo na medida certa, é uma leitura breve, mas que faz diferença. Noites Brancas é a obra que mais aproxima Dostoiévski do romantismo e figura entre meus livros prediletos desde 2009, quando o li pela primeira vez.

Asseguro-lhe que todos nós já fizemos parte desta história alguma vez. Talvez no papel do sonhador, talvez no de Nastenka. Sem me aprofundar, digo somente que é importante se lembrar de nossos erros e acertos ao ler Noites Brancas. Isso torna a experiência ainda mais maravilhosa.

“Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida inteira de um homem? ...”

Por fim, termino agradecendo imensamente a pessoa que me presenteou com esta linda obra. Obrigada, pela oportunidade e por ter feito parte da minha vida. Como você mesmo disse em sua dedicatória: “Não ligo em ser uma página virada, desde que esta página seja daquelas com dobrinhas para marcar.”.


Ps.: Para quem quiser começar a ler Dostoiévski, indico ler esta postagem do blog do Pablo Gonzalez, que considero bem informativa e útil. Boas leituras!


9 Comentários

  1. Alana querida que resenha maravilhosa, a escolha de palavras e a organização das ideias foi perfeita. E confesso que fiquei curiosa para ler esse clássico. Amei a dica viu!!!! Beijos

    P.s. Sucesso na concretização do projeto Lendo o mundo!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oláaa,
    Eu sempre quis participar desse projeto, eu o achei muito legal, mas acho que eu não conseguiria chegar nem na metade. Sempre me bato por causa disso, hahaha =( Não conhecia o livro, acredita? Achei bem legal de ser Russo, gostaria de conhecer um livro de lá. Deve ser muito interessante. Amei sua resenha, de verdade, escolheu as palavras certas. Parabéns ^^
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, participa guria! Vale a pena e não possui tempo máximo para terminar as leituras, ou seja, é um projeto para a vida. Com certeza vais conseguir chegar na metade sim, e provavelmente vais descobrir autores maravilhosos. Tenta, vai =)

      Excluir
  3. Achei o projeto muito legal, acho que vou tentar participar! Já ouvi muito falar de Dostoiévski, mas nunca li nada dele de fato. A história me interessou e, por estar com pouco tempo livre, o número de páginas também. Vou dar uma olhada no post que você indicou sobre o autor~

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é perfeito, Elisa! Noites Brancas pode ser lido em uma única manhã e é uma história muito envolvente, mais do que várias por aqui que possuem 200 ou 300 páginas.
      O projeto, como não possui tempo para finalizar, pode ser feito calmamente. Acho que é uma experiência incrível e que você deveria participar sim, afinal ele expande nossos horizontes e amplia nosso conhecimento, né?
      Beijos, boa sorte.

      Excluir
  4. Oi Alana,
    Nunca li nenhuma obra russa, mas tenho muita vontade de conhecer mais a literatura internacional.
    Muito obrigada pela dica, seu entusiasmo em falar deste livro despertou meu interesse em conhecer um pouco mais sobre ele.
    Boa sorte com o projeto!!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii Alana!
    Tenho muita vontade de ler alguma coisa do autor. Vou procurar Noites Brancas para comprar. Fiquei bem curiosa para ler. E acho que nunca li nada da literatura russa! Ótima dica!

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura russa é bem característica pela complexidade das personagens, pelo que percebi. Parece ter bastante qualidade, no geral. Boas leituras, Gabriela! Acredito que Noites Brancas seja um ótimo começo. =)

      Excluir
  6. Olá Alana

    Que livro maravilhoso e que resenha linda.
    Com certeza fiquei com muita vontade de ler, e sim pelo que você falou mesmo com poucas páginas o livro nos emociona muito.
    Adorei.

    Beijosss
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir