Título original: Waiting for you
Autor: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance
Páginas: 336
Susane já tinha lançado outro livro pela mesma editora aqui no Brasil faz pouco tempo, Bem mais perto, que teve críticas medianas. Não cheguei a ler tal livro, mas Esperando por você aparenta seguir o mesmo caminho do anterior.

Marisa é uma garota que quer fazer tudo o possível para transformar este ano no ano de mudança. Ela vai começar o segundo ano do ensino médio e quer parar de ser tachada de maluca, já que ano passado ela sofreu de depressão e praticamente não conversava com ninguém. Os seus amigos são poucos, mas ela conta com a ajuda de Sterling, sua melhor amiga e cozinheira impecável, além de seu pai, que é superpreocupado e a ama muito.

Apesar do título, a história não retrata somente a espera por alguém, mas é como um diário, contando a história do cotidiano da protagonista. Mas ela sofre de ansiedade e a sua vida gira praticamente a procura de um namorado. Na verdade, a procura de Derek.

Derek é simpático e popular, possui um sorriso charmoso e jeitinho de surfista. O único problema é que ele já está namorando, porém apresenta indícios de que gosta bastante de Marisa, tendo um alto potencial para tornar-se seu namorado. Porém há outro personagem que faz parte dessa parte romântica da vida dela: Nash. Eles foram amigos quando crianças e após anos sem se falar, apesar de serem vizinhos, eles agora são parceiros nas aulas de química. Nash é tímido, possui um jeitinho meigo e cativante, mas é um nerd. Os relatórios que eles precisam fazer são feitos quase que totalmente por ele. Apesar de não gostar de Nash daquela forma, Marisa não quer perder a amizade que acabou de reconstruir com ele.

O único problema é que Nash interpretou errado a amizade entre os dois, pensando que era algo a mais, e agora Marisa perdeu seu melhor amigo. Mas tudo se resolve quando Derek começa a sentar perto dela nas aulas de Artes, e os boatos são de que ele está novamente solteiro. A falta que Nash faz para o dia-a-dia de Marisa poderá ser substituída pelo aparecimento de Derek. Mas, infelizmente, as coisas não saem como o planejado e ela é decepcionada com o amor de sua vida. Agora, a situação realmente está feia e a única coisa que a mantém firme e a impeça de voltar para os seus dias sombrios de depressão são os podcasts de um DJ anônimo que aparentemente compreende perfeitamente o estado dela.

A história é totalmente previsível, o que é um grande erro. Apesar de bem escrita e ter uma diagramação interessante, acredito que não releria o livro, pois ele se desenrola de uma forma que já vi em outras ocasiões, só que de maneira diferente. Acredito que, mesmo sendo um chick-lit, um livro deveria ter algo de surpreendente e, infelizmente, Esperando por você foi somente uma leitura tranquila e descontraída.

Início dos capítulos
Uma parte que me agradou bastante foi o vocabulário utilizado pela autora. Na parte de trás do livro, Kirkus Reviews afirma que Colasanti está falando com adolescentes em sua própria linguagem, e eu assino em baixo.  Muitas vezes, li expressões que são comumente utilizadas nas escolas que estudei e algumas, confesso, eu ainda utilizo. Portanto, apesar de ser algo já conhecido, eu recomendo que, ao menos, você presenteie alguém que não está costumado a ler com este livro. Ele possui uma escrita maravilhosa, uma diagramação ótima, uma capa interessante, só não possui uma história espetacular.


20 Comentários

  1. kellenbaesso26/03/2013, 08:43

    Humm, esperava um pouco mais. Porém, às vezes é bom ler algo assim, só para descontrair. Eu já ouvi isso do outro livro dela e nem peguei para ler ainda. Nem sei quando vou pegar, mas agora passo outros na frente sem peso na consciência. hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu também fui ler esperando algo totalmente previsível como em Lola e o Garoto da Casa ao Lado, mas por incrível que pareça me surpreendi. Gostei bastante, ainda não li Bem Mais Perto e curti muito a escrita bem "informal" de Susane.


    Abraços


    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ainda não li esse livro, mais parece ser muito legal o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. agarotadolivro26/03/2013, 11:16

    Ah, é uma pena que você não gostou muito :S

    Eu tentei ao máximo não criar tanta expectativa, e gostei muito da história. Mas, ela é um tanto bobinha, confesso, mas sl, eu gostei mesmo assim >.<

    Um beijo, sua resenha foi muito bem escrita e suas opiniões bem colocadas

    Um beijo.

    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ângela Graziela26/03/2013, 15:18

    Apesar do
    livro ter todo esse drama adolescente, que sempre encontramos nos
    livros YA, cheio de clichês e etc, gostei bastante da estoria. Pois
    essa depressão que a personagem vem enfrentando ganha um conteúdo a
    mais na leitura e deixa de ser somente dramas adolescentes. Não me
    apaixonei por todos os personagens, pois é muito difícil gostar de
    adolescentes... Mas entendi o ponto de vista de cada um. E esse é o
    segundo livro da autora que leio, e diferente do outro gostei
    bastante desse.



    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Segredos em Livros26/03/2013, 15:59

    Oi Alana, tudo bem? Então, eu também gostei bastante da linguagem utilizada pela autora pela história em si. Sem falar que os dramas dos personagens também deram uma reforçada maior na trama. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  7. Uma droga quando o livro decepciona, né? Também não li nada muito motivador sobre Bem Mais perto...

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. sonhandocomlivros26/03/2013, 23:01

    Olá! Quero muito ler o livro mais ainda bem que li sua resenha porque dai não fico cheia de expectativas porque é horrível quando um livro decepciona agente né?


    Beijos
    @blogscl
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alana.

    Confesso esperar algo a mais desse livro, espero não me decepcionar como você. É tão chato ler um livro e terminar com sensação de vazio, de que faltou alguma coisa... Você se sentiu assim?

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia :D
    Puxa, pena que a história não é tão boa. Eu havia me interessado pela sinopse; e pela capa também, achei fofa ^-^
    Bem, já que o vocabulário é de fácil entendimento, deve ser mesmo bom para presentear alguém que não tenha ainda hábito de ler ^-^
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Helana, ainda não li Bem mais perto, porém acho que deve ser no mesmo estilo de Esperando por você, né?
    Gostei da história, mas ela é muito previsível, até alguns "mistérios" são fáceis demais de serem desvendados. Sei lá. Foi bem água com açúcar pra mim.

    ResponderExcluir
  12. Com esse livro até que não me senti assim, Isie. Eu até que já esperava algo no estilo, entende? Mas fiquei um pouco decepcionada porque a história não apresentou absolutamente nada que a diferenciasse de tantas outras do mercado, que a fizesse chamar atenção...
    Mas enfim, boa leitura pra você! Espero que seja mais prazerosa que a minha, hehe =)

    ResponderExcluir
  13. Realmente. Assim ao menos você já vai preparada para surpresas negativas, rs. Boa leitura!

    ResponderExcluir
  14. Pois é, Raquel... Acho que vou passar longe do outro da autora, afinal, aparenta não ter nenhum diferencial né? Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pelos elogios =D
    Que bom que você gostou da história, mas infelizmente ela não funcionou pra mim. Porém fico feliz em saber que ela consegue agradar, hehe. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Os livros dessa autora não chamaram minha atenção, mas como vc disse. Se for para ler entre leituras complexas e intensas até vale como distração. Parabéns ótima resenha.

    ResponderExcluir
  17. stefanigoulart30/03/2013, 22:17

    Pena que você não gostou tanto do livro =/
    Eu já li resenhas ótimas sobre ele e fiquei muito curiosa para lê-lo, acho que vai de cada pessoa gostar de um mesmo livro ou não né? Tem certos momentos que um livro cai super bem pra uma pessoa e pode não cair bem para outra... Mas ainda continuo ansiosa a lê-lo, a promissa é legal =)

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  18. Realmente, gostos são coisas muito subjetivas, por isso recomendo a leitura apesar de não ter gostado tanto. Só expus a minha opinião e o porquê da nota não ser alta, hehe. Boa leitura, Stefani!

    ResponderExcluir
  19. stefanigoulart31/03/2013, 20:31

    Claro, a nota que você deu ao livro foi muito bem explicada, acho que isso é o mais importante em uma resenha né? Parabéns pela resenha! hehe Beijos e obrigada =D

    ResponderExcluir
  20. Eu acho bem importante também, rs. De nada adianta colocar uma nota baixa e não explicar o porquê, não apresentar o que gerou tal descontentamento. Feliz páscoa =)

    ResponderExcluir