Dirigido por Joe Wright
Atores: Keira Knightley, Matthew MacFadyen, Rosamund Pike...
Gênero: Romance , Comédia
Como comentado na resenha do livro, eu assisti à adaptação de Orgulho e Preconceito para as telonas logo após o término da leitura. Então, as informações ainda estavam bem frescas na minha memória e pude fazer várias comparações entre as duas obras. Mas, primeiramente, quero fazer um pequeno resumo da história. Para você saber mais sobre, inclusive minha opinião sobre o livro, clique aqui.

Quando um jovem rapaz rico, Sr. Bingley, se muda temporariamente para a vila, Sra. Bennet, que é mãe de cinco garotas, logo quer ser apresentada a ele, desejando que o mesmo escolha uma de suas meninas como esposa. O filme inicia-se mostrando Elizabeth Bennet escutando sua mãe conversando com seu pai, e rindo da situação junto com suas irmãs.

Irmãs Bennet
Então, quando são devidamente apresentadas a Sr. Bingley, conhecem também sua irmã, Srta. Bingley, que é muito mesquinha, e Sr. Darcy, que é arrogante e orgulhoso. Apesar de serem muito amigos, Sr. Bingley possui uma personalidade bem diferente da de Darcy, sendo mais simpático e gostando mais de dançar do que o segundo. Enquanto dança praticamente todo o tempo com Jane, a irmã mais velha, e a mais bonita, dos Bennet, a Sra. Bennet quase tem um infarto de felicidade.

Mas os protagonistas não são estes, apesar de, no livro, a autora apresentar o romance de tal casal primeiro do que o do casal principal: Srta. Elizabeth Bennet e Sr. Darcy. Sim, o arrogante e orgulhoso amigo de Sr. Bingley. No filme, as atenções dadas à Jane e Sr. Bingley são bem menores do que as concedidas nas páginas. Algo que me deixou extremamente frustrada foi perceber que Sr. Bingley não possui a mesma personalidade da descrita no livro, onde ele era somente simpático e bonito. Nas telonas, ele é atrapalhado, confuso com as palavras e aparenta ainda não ser um homem feito, garantindo boas risadas, é claro, mas transformando o personagem em algo não muito agradável.

Aliás, esta não foi a única mudança no estilo das personagens. Eu sei que é extremamente comum que as coisas sejam um pouco diferentes no filme, porém preciso ressaltar o que me incomodou, não é mesmo? A própria Srta. Elizabeth Bennet! Ah, uma personagem inteligente, mas não muito bonita, que se transformou, nas telonas, em um alguém mais alegre e risonho do que no livro. Ela se aproxima bastante do espírito de Jane, até. E, durante o primeiro baile, ao invés de aparentar o ódio que sentia por Sr. Darcy após escutá-lo chama-la de “pouco bonita”, ela estava o provocando. Com certeza, esta não é a Elizabeth que eu li sobre. A interpretada por Keira Knightley é mais aventureira, até imatura. Porém a escolha da atriz me deixou extremamente contente, pois foram por estes olhos expressivos que Sr. Darcy se apaixonou. Acertaram em cheio nessa!

Elizabeth Bennet
Outras personagens que sofreram alterações foram Georgina Darcy, irmã de Sr. Darcy, que é totalmente ao contrário da menina tímida encontrada no livro. Esta é muito alegre e convidativa. E, também, o Sr. Bingley, que já comentei antes, tornou-se um pouco patético nesta filmagem.

Mas, não pensem que eu não gostei do filme, ok? As duas horas de duração passaram voando por causa dos cenários lindos e da história cativante. Assim como tivemos alguns personagens com personalidades um pouco, ou totalmente, diferentes das encontradas nos livros, outros foram muito bem transpostos para as telonas, e fico alegre em dizer que Sr. Darcy é um deles. O ator foi escolhido muito bem, soube interpretar perfeitamente as cenas que mais me foram preocupantes e eu só não posso dizer que fiquei apaixonada, pois já estou, e por uma pessoa real, hehe.

Mr. Darcy
Aqui encontramos também uma mãe dramática e ambiciosa, suas características estão um pouco mais extravagantes do que as do livro, mas achei que combinou, pois realmente a Sra. Bennet nos passa essa imagem.  A Srta. Bingley foi interpretada com maestria e tornou-se uma chata, e aplausos para a atriz que interpretou Mary Bennet, adorei aquela menina!

O filme, obviamente, é um pouco apressado demais e alguns fatores ficam de fora, mas realmente não são tão importantes. Outras partes foram mudadas, mas nada que alterasse o final da história. E, aliás, esta obra termina com uma das sentenças mais marcantes e hilárias do livro.

Já deixei claro que muitas são as diferenças encontradas entre as duas obras, não é mesmo? Então, recomendo a leitura íntegra do livro, que entrou para a minha lista de preferidos, e também a assistirem o filme, para relembrar a história e se emocionar um pouco. Os protagonistas fizeram um bom trabalho e, no geral, o filme foi satisfatório. Eu fiquei emocionada nas mesmas partes em que estava com esta apreensão no livro e consegui sentir todo o amor que esperava encontrar, e até mais da parte de Sr. Darcy. Que bela interpretação!


17 Comentários

  1. Voltei para ler suas considerações sobre o filme!!!! ahahahaha Assino embaixo sobre td q vc disse!!!! Mr. Darcy perfeito! Tb achei a Elizabeth risonha demais, mas gostei de qualquer forma!rs O Bingley, coitado, q pateta!!! afff... Ele não é assim no livro!!! rs Mas gostei bastante do Collins! Se encaixou perfeitamente no q imaginei qdo li o livro! ahahaha Enfim... o filme passou muito rápido e me deixou nostálgica e sonhando com o Mr. Darcy!!!
    Adorei seus comentários!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi mas parece ser ótimo! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alana.
    Amo o livro e o filme! Apesar das diferenças, o filme contém a essência do livro. Também achei que alguns personagens no filme ficaram diferentes, mas temos que lembrar que o trabalho do ator é emprestar suas emoções para os personagens, então estes acabam mais parecidos com o que os atores e diretores sentiram ao ler o roteiro e por isso nunca agradam todo o público. Mas de qualquer forma amei as escolhas dos atores e suas interpretações dos personagens. Também me apaixonei pelo Darcy do livro e do filme. Terminei a leitura super emocionada. :) Lindo, lindo lindo!


    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amiga que legal, gostei das sua observações e quero fazer assim como vc fez, ler e depois ver o filme!!!! Bjos e obrigada pelas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por voltar, hehe. Também achei que passou rapidamente, aparenta ter sido feito somente para nos deixar nostálgicas mesmo. Esse Mr. Darcy é demais! Não haveria ator melhor para representá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriela, vou passar no seu blog agora. Beijos =)

    ResponderExcluir
  7. Oi Nadia, suas considerações são válidas, realmente os atores e diretores dão suas características às adaptações, mas não consigo engolir essa Elizabeth risonha, sério. Mas, fora isso, achei o filme uma ótima maneira de relembrar uma leitura que foi muito gostosa pra mim. É uma bela história, né? Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo comentário, Aline =D É superimportante pra mim, sabia? Espero que consigas ler (e assistir) este clássico o quanto antes, vale a pena!

    ResponderExcluir
  9. tahis ethereal30/03/2013, 09:31

    Bom dia, eu te indiquei a um meme literário, veja no blog:

    mundoda-resenha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela indicação, vou conferir o meme!

    ResponderExcluir
  11. Eeeei Alana, tudo bem? Menina, descobri naquele link que vc me mandou um lugar aqui pertinho da minha casa que vende aquela versão de Orgulho e Preconceito. Simplesmente em cólicas para poder ir lá e abocanhar o livro ;)
    Mas então, o que eu tenho a dizer do filme... realmente a Elizabeth mudou um pouco no temperamento. Mas eu, como você não imaginava outra pessoa fazendo a Elizabeth se não a toda linda Keira! E o Mr Darcy? Gente, eu sou realmente muito apaixonada por esse homem! Achei que ele mandou super bem e a quimica dele com a Keira é sem igual!

    Acho que a única coisa que me incomodou no filme foi a questão do Bingley, que como vc mesmo disse não tem tanto destaque assim, né =(
    Ahhhh eu também te indiquei para um meme literário e aposto que é o mesmo do da Tahis aí embaixo ;)


    beijos querida
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti esse filme há muito tempo atrás mas agora só quero assistir de novo depois de ler o livro (que é o próximo na fila :D). Aaaaai Mr Darcy!

    Bjs!
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  13. Eu não consigo olhar pra esse Mr. Bennet sem me lembrar de uma pessoa, OMG. Enfim, eu fiz o mesmo que você: li o livro e logo em seguida assisti o filme para poder comparar tudo direitinho, com as informações todas na minha cabeça.
    Na verdade, acabei me esquecendo do livro por completo e me envolvendo demais com o filme. Depois deste, assisti também Amor e Inocência. Não sei dizer qual dos dois é melhor...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Não assisti a Amor e inocência ainda, mas vou conferir! Obrigada pelo comentário, hehe. Eu me envolvi demais com o livro e durante o filme só consegui criticá-lo pelas diferenças, mas tendo uma nostalgia imensa da história.

    ResponderExcluir
  15. Que legal, Raquel! Espero que gostes, tenho Razão e sensibilidade também no mesmo estilo e só posso dizer que simplesmente amei esta coleção. Espero poder adquirir os outros em um futuro próximo.
    Realmente não posso reclamar nadinha dos atores, a Keira se encaixa totalmente no papel e a química entre os protagonistas é demais mesmo. Adorei essa parte, só não gostei dela ser tão risonha, hehe.
    Vou conferir o meme! Beijos.

    ResponderExcluir
  16. FlaviaPenido31/03/2013, 23:21

    Nunca consegui assistir esse filme, por mais que ja tenha tentado rrsrs

    Nem o livro eu li, e tenho!

    é uma vergonha minha pessoa, viu...

    Bjos

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  17. Gustavo Woltmann02/02/2017, 11:21

    Nossa! Legal seu site, blog, estilo, formato de tudo! super show mesmo! Realmente seu trabalho é top e digno de ser reconhecido cada vez mais! Com que frequência você posta artigos? Tem canal no Youtube também? Ahh e se não estiver participando do evento la no Melhor Amiga, eu recomendo viu? Abraços!

    ResponderExcluir