Finale_CAPA e LOMBADA.pdf

FITZPATRICK, Becca. Finale. Intrínseca, 2013. 304 páginas.
(Série Hush, Hush, vol. 4)

Os livros que geralmente mais gosto em uma série ou trilogia são o primeiro, que apresenta a história e protagonistas, e o último, por ser a decisão final do que acontecerá com aquelas personagens as quais tanto nos apegamos. Finale é o término de uma série que comecei a ler sem grandes pretensões, somente porque um amigo me emprestou Sussurro, e que aos pouquinhos foi me ganhando. A história de Nora e Patch não me atraiu muito no início, mas já estou com saudades daquele casal improvável.
Aviso que esta resenha poderá conter spoilers para quem ainda não leu os livros anteriores da série.
Em Finale, a retomada da história é durante a apresentação de Nora ao seu novo grupo. Após a morte de Hank, o Mão Negra, Nora foi forçada a se tornar a líder do exército nefilim, pois ela prometeu isto à ele. Ou era comandá-los em uma guerra contra os anjos caídos ou ver o seu anjo mais precioso ser mandado diretamente para o inferno, Patch. O único problema é que, nas duas opções, ela teria que lutar contra o amor de sua vida. Então, a mesma escolheu por aquela que a deixaria mais tempo ao lado de seu anjo caído.

Após três livros, é perceptível que o amor entre os dois é algo muito forte, então, mesmo contra as probabilidades, eles pensam em um plano para que possam ficar juntos eternamente. Apesar da promessa feita à Hank, Nora não precisa necessariamente ir para a guerra, somente liderar o grupo de nefilins, e a troca feita com os arcanjos revela que ela deve evitar a guerra. Então, juntos, Patch e Nora decidem acabar com a guerra antes mesmo que ela comece. Com tantas promessas, e consequências possíveis, está na cara que sair bem, e ainda mais, unidos, é uma tarefa difícil. E se mostrará ainda mais complicado do que pensamos.

Criei uma mania durante minhas últimas leituras que é anotar sempre algo que me interessou, já que minha memória não é tão boa quanto o papel, porém durante a leitura de Finale eu não consegui escrever nada. E não é porque o livro é ruim, mas, pelo contrário, a trama é tão boa e viciante que a leitura se tornou frenética e simplesmente não sobrou tempo para anotações. Sem sombras de dúvidas, se antes eu não demonstrei em minhas resenhas meu afeto pelo romance de Nora e Patch, ou que a Vee me faz dar gargalhadas, nesta eu deixo provado. Esta não é somente a resenha de um livro, é um arranjo de tudo o que senti durante a leitura de uma história que se estendeu por quatro volumes. Finale foi um final digníssimo à série, que me deixou alucinada com tantas reviravoltas e ação, além das surpresas, e, é claro, o romance típico deste gênero literário.

A já bem famosa diagramação dos livros da série. Folhas amareladas, com letras em tamanho normal e uma fonte que desconheço. Os capítulos são nomeados e possuem um número estilizado, além da primeira letra sempre ser diferenciada também.
Os dois primeiros livros receberam a nota três, e o terceiro, quatro, e o quarto? Cinco! A leitura é totalmente recomendada, principalmente para aqueles que estão esperando o lançamento deste livro desde o ano passado. Com ele, além de descobrir o que aconteceu aos nossos personagens queridos, nos despedimos, com muita tristeza e felicidade, por tudo o que Becca Fitzpatrick tornou realidade.

Série Hush, Hush 
1. Sussurro (Hush, Hush) 
2. Crescendo (Crescendo) 
3. Silêncio (Silence) 
4. Finale (Finale)


15 Comentários

  1. Oi, Alana.
    Li várias resenhas falando muito bem da série, mas não me convenceu. Acho que não faz meu gênero.
    Mas gostei da sua resenha.

    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Segredos em Livros26/02/2013, 13:06

    Oi Alana, quero muito ler esse livro ainda esse ano. Li só algumas partes de sua resenha pois quero tirar minhas próprias conclusões primeiro. Estou ansiosa. Bjs, Fê

    ResponderExcluir
  3. AMEI! Já li todos e me tornei uma Husher pra mim Finale foi um dos melhores.

    Bjs;* adoro o blog.

    ResponderExcluir
  4. Kelry Caroline26/02/2013, 16:50

    Olá flor, ainda não tive a oportunidade de ler a série, mas já li muitas resenhas (=

    ResponderExcluir
  5. Francine Fernandes26/02/2013, 22:30

    Acho esta série muito interessante, e as capas são lindas, pois são um pouco brilhosas né? Fiquei bem interessada, ainda mais depois desta resenha né haha

    ResponderExcluir
  6. Tenho os quatro livros, mas só li Sussurro e Crescendo até agora. Desses dois que eu li achei Sussurro bem melhor. Vou tentar ler logo os dois que faltam pra mim terminar a série, ainda mais agora que vão fazer a adaptação para o cinema!

    Realmente a Intrínseca caprichou nessa série, tanto nas capas quanto na diagramação...



    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei bastante de Sussurro também, Ketelin. Mas os meus preferidos são o terceiro e o quarto livro. Espero que continues gostando da série, hehe.
    Ps.: doida para conferir a adaptação, será que vai ficar boa?

    ResponderExcluir
  8. Elas têm uma textura diferente, é meio áspero. Confesso que, no início, não gostei muito e me demorei a acostumar, prefiro aquelas capas emborrachadas, sabe? Mas hoje acho lindas!

    ResponderExcluir
  9. Ok, Fê, sem problemas! Depois eu leio a sua, hehe. Espero que gostes do livro =)

    ResponderExcluir
  10. Verdade, Natália. Este e o terceiro livro foram os melhores, a meu ver.

    ResponderExcluir
  11. Pois é, Nadia, se não te agrada, nem adianta, né? hehe.

    ResponderExcluir
  12. Gostei demais da sua resenha, apesar de não ter lido nada dessa serie ainda. Mas já tenho todos os livros e pretendo ler ainda esse semestre. Cada dia mais anciosa vcs sempre elogiando. Bjinhos querida!!!!!

    ResponderExcluir
  13. OMGGGGGGGGGGG!!!!! Eu PRECISO ler esse livro, amo essa série de paixão e não aguento ter que esperar pra saber como a história vai acabar ):

    Ótima resenha!

    Beijos, Bi

    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. JessicaLisboa27/02/2013, 19:56

    Tenho vontade de ler essa serie, desde que o ultimo livro foi lançado o povo ta morrendo de amor por ele, entao estou bem curiosa. (Doida pra saber sobre o Patch).

    ResponderExcluir
  15. Thielen Borba da Costa27/02/2013, 22:39

    Eu preciso ler a série. Ainda não consegui ler nenhum livro mas parece ser muito boa *-*

    ResponderExcluir