Hoje trago uma postagem diferente porque segunda-feira me bateu uma vontade louca de organizar a minha estante, porém já era de noite, então deixei para realizar meu desejo na terça durante a manhã. Como vou me mudar para outra cidade por causa da faculdade, nada mais justo deixar meus livros organizadinhos e lindos para quando eu regressar à casa de meus pais, não é mesmo?

Pensando nisto, fui procurar na Internet, grande amiga de nossa geração, algumas dicas sobre como organizar sua estante e o que é melhor para os livros. Encontrei muitas informações que ainda não conhecia e decidi reparti-las com vocês.

Retirando da estante

Antes de tudo, você precisa deixar sua estante vazia, retirando todos os livros ou fofurinhas que nela se encontram. Arranje um local bom para deixar os livros parados enquanto você decide o que irá fazer com eles, e comece a limpar a sua estante, que, provavelmente, terá acumulado um pouco de poeira. Mas, atenção! Deixe os livros em pilhas pequenas, se forem muitos, ou não os agrupe, se forem poucos, para não estragar nenhum. Após limpar a estante, limpe seus livros e siga o próximo passo.

Você não vai ler mais? Então por que ficar parado?

Antes de tudo, confira seus livros e veja realmente quais você pretende ler ou reler futuramente. Aqueles que não fazem parte desta lista podem seguir alguns caminhos como, por exemplo, serem doados a algum amigo que ainda não curte a leitura (A sensação de transformar alguém em um leitor é incrível!) ou emprestá-lo diversas vezes, para quem quiser ler. O grupo Livro viajante, no Skoob, é um local muito bom para criar novas amizades e emprestar seus livros, fazendo-os viajar pelo Brasil inteiro. Legal, né? Então, se desapegue!

Como eu organizo tudo isso?

Agora é uma das partes mais difíceis: decidir como vai ser a organização. Existem aqueles que preferem uma estante que chame atenção, como um elemento de decoração, então organizam os livros por cores. É algo muito lindo, mas pode ser nada prático quando você for procurar um livro específico em pouco tempo. Nas livrarias que frequento, geralmente os livros estão organizados pela inicial do sobrenome do autor, o que auxilia muito caso você saiba o sobrenome deles, porém eu acredito que o mais fácil de se lembrar na hora de procurar um livro é o nome do mesmo, e não o sobrenome do autor, então, você também poderá organizá-los por ordem alfabética. E se você quase nunca procura um livro específico, é legal organizá-los por gêneros, assim quando você estiver precisando de um romance básico ou uma história de terror qualquer, é bem prático encontrar. Enfim, as possibilidades são várias! Ainda existe a organização por tamanho, por editora, por “qual chegou primeiro”, etc.

E na hora de colocar novamente?

Após decidir como será o seu tipo de organização, agrupe os livros em pequena quantidade e vá colocando-os aos pouquinhos na estante, tomando cuidado para que eles não fiquem apertados. É necessário sobrar um espaço para que você possa retirar um livro sem precisar forçar o outro. E, lembre-se: de preferência, nunca deixe livros empilhados na horizontal. Isso estraga, e muito, a lombada dos que ficam mais por baixo.

Algumas dicas

  1. Nunca use a orelha da capa.
  2. Evite retirar um livro da estante puxando-o pela borda superior da lombada.
  3. Nunca anote nada usando um livro para se apoiar, afinal, isso deixa marcas.
  4. Não guarde livros em sacos plásticos, pois impede a respiração do papel e prejudica o seu exemplar.
  5. Não coloque o livro em contato direto com a luz solar a menos que você queira desbotá-lo ou deformá-lo.

Agora, vou deixar aqui uma comparação do antes e depois da minha estante.

Chega a ser vergonhoso mostrar o estado no qual minha estante se encontrava! Eu organizei meus livros por ordem alfabética e conforme o tamanho. Como vocês puderam perceber, eu retirei uma prateleira para poder dar mais espaço aos livros que são maiores. Bem, e aí, vocês gostaram?

Beijos!


10 Comentários

  1. nbaby_monster21/02/2013, 18:59

    ameiiii sua estante o/ e que diferença fez depois de arrumar hem!

    kkkkkkk, a minha é de ferro, e sempre está arrumada o/

    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que inveja! Preciso de uma estante resistente como a sua, e de muita força de vontade para deixá-la organizada sempre, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Francine Fernandes21/02/2013, 23:16

    Adorei o post, e fiquei com muita vontade de arrumar a minha, pena que ela está arrumada já :/ asudhausdh Mas acho que vou mudar, pra ter o que fazer hahaha

    ResponderExcluir
  4. Kelry Caroline22/02/2013, 02:25

    Adorei as dicas, pq antes eu colocava a orelha da capa como marcador kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Kelry Caroline22/02/2013, 18:36

    kkkkk, mas n faço mais isso.

    ResponderExcluir
  6. JessicaLisboa23/02/2013, 09:45

    Ah adorei as dicas, mas pena que ainda nao tenho uma estante pra colocar meus livros.

    ResponderExcluir
  7. Ficou linda hein!
    Não tenho tantos livros como você, mas mesmo assim faço questão de mantê-los bem organizados. Eu coloco por ordem de tamanho...
    Uma amiga minha emprestou um livro dela e ele voltou cheio de marcas na capa, por que a pessoa usou como apoio para escrever. Imagina a raiva... haha


    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu teria ficado uma fera, acho! Já tenho uns livros que estão com essas marquinhas eternas por causa de pessoas assim... Pessoal, livro não é apoio! kkk

    ResponderExcluir
  9. Espero que você consiga uma em pouco tempo, Jessica. Elas são o melhor local para guardarmos nossos livros, acredito.

    ResponderExcluir
  10. Ai que invejinha, a minha sempre está precisando de uma boa arrumação, hehe. Eu mudaria para deixar por cores, acho tão lindo!

    ResponderExcluir