Esse livro é um dos mais pedidos do momento. Lançamento de estreia da autora brasileira Marina Carvalho, Simplesmente Ana conquistou lugar em muitas estantes e em muitos corações também.  Eu, ao mesmo tempo em que ficava feliz por ver críticas tão boas sobre o livro, também tinha receio em lê-lo. E não, não era pelo fato de ler literatura nacional, mas pelo início do mesmo.  E vocês já vão entender:

Ana Carina é uma garota normal de Belo Horizonte que, certo dia, acaba descobrindo ser uma princesa. E isso acontece muito por acaso: sua mãe é dona de um buffet famoso e estava participando do Mais Você, programa de Ana Maria Braga, e, através desse programa, o seu pai (que é rei da Krósvia) descobre a existência dela. Aonde ele foi procurar por mais informações? É claro, no Facebook!

E foi assim que ela teve sua vida mudada da noite para o dia. Essa premissa já não é um pouco conhecida? Nunca li o livro O Diário da Princesa, da Meg Cabot, mas, quando pequena, assisti a adaptação inúmeras vezes. Fiquei com um pé atrás por saber que eles eram tão parecidos.

Enfim, Ana vai conhecer a Krósvia: um país europeu que nem conhecia. Sua sorte é que praticamente todos falam inglês, então ela pôde se comunicar com muita gente e fazer novas amizades, como, por exemplo, com a cozinheira do castelo. Uma das partes mais interessantes do livro é ler sobre essa miscigenação de costumes, Ana aceitando um pouco dos costumes europeus e eles aprendendo mais sobre os brasileiros.

Além dos empregados e do rei, ela conhece um meio-irmão emprestado: Alex. Ele é enteado do seu pai, porém a mãe dele já morreu, então o que os mantém ainda em contato é um respeito e amizade fortes entre o rei e Alex. O problema é que essa amizade parece que não vai acontecer entre Ana e Alex, já que, desde a primeira frase dele, Ana só percebe repúdio e raiva. Talvez um pouco de desconfiança? Pois bem, só lendo para descobrir se esses sentimentos são ou não são coisa da cabeça de Ana.

Senti tanta coisa diferente durante essa leitura! Mas algo que eu não posso negar é que, do início até o final, eu sabia que seria algo prazeroso, leve e divertido, que alegraria meus dias de férias. Simplesmente Ana pode não ser o livro mais original do mundo, mas cumpre o que promete: ser um chick-lit delicioso.
É uma leitura fácil e recomendada.  Marina arrasou!


18 Comentários

  1. Eu adorei a leitura. Também não li O Diário da Princesa e acho interessante que a própria Ana comenta a semelhança do livro da Meg com a história dela. Ana é mais adulta e creio que as experiências sejam um pouco diferentes também. Mas o importante é a diversão e eu me diverti bastante. Com certeza quero ler mais livros da Marina.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Katrine Bernardo09/08/2013, 09:56

    Eu amei esse livro, tão adorável, e uau, nossos escritores brasileiros estão arrebentando né? Um livro melhor que o outro!

    Um beijo, ótima resenha.

    Garota do Livro | Livros e Derivados

    ResponderExcluir
  3. Aline Hoepers09/08/2013, 11:02

    Já vi muitos comentários positivos sobre esse livro. Confesso que a capa não me agradou muito, me lembra livros mais antigos, mas por ser um chick-lit imagino que a leitura deve fluir bem.
    Gostei da sua resenha ><
    Beijos,
    Loucamente Leitores

    ResponderExcluir
  4. Aline Coelho09/08/2013, 14:26

    Alana querida que bom saber sua opinião sobre esse livro. Parabéns pela leitura e resenha. Ganhei esse livro mês passado e quero ler logo logo. Bjos


    P.s. Estamos quase com 1000 seguidores, vamos divulgar mais nossa promo nas redes sociais!!!????

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Nossa parabéns pela sua resenha ficou ótima, estou completamente louco nesse livro preciso urgentemente, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  6. Pois é Kellen, eu pensava que muita coisa seria igual, mas, na verdade, foi só uma "base" mesmo. Também quero ler outros livros dela, a leitura rende bastante, heheh. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Estão mesmo, Katrine! Cada vez se superando mais e dando ao Brasil mais notoriedade nessa parte =)

    ResponderExcluir
  8. Já eu, gostei bastante da capa, Aline. A escrita flui bem sim, é um bom chick-lit, consegue fazer o que pretende: divertir o leitor. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Espero que também gostes da leitura!
    Vamos sim, falta pouquinho agora, hehe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Gabriel. Espero que você também goste, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alana.
    Confesso que não é um tema que me atrai. E a semelhança com outro livro também me incomoda. Mas que bom que você curtiu. Isso é que importa de verdade.
    Beijos e boas leituras.

    ResponderExcluir
  12. Thyale Ferraz - C1R13/08/2013, 19:53

    Amei sua resenha Alana. Não sabia na íntegra esse começo meio "sei lá" rs da descoberta da Ana. Mas o livro tem sido um dos meus "mais esperados" do último mês desde que ele foi lançado. Ainda não o li, mas tenho grandes expectativas.

    Beijos, Thy.
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Alana!

    Concordo com você! Esse livro é realmente incrível!

    Espero que a continuação saia logo!

    Beijinhos

    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei tanto desse livro!
    Depois dele fiquei meio obcecada por Bon Jovi. kkkkkk
    Adoro esse casal lindo! E concordo, a Marina arrasou!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Giulia Ladislau26/08/2013, 14:41

    Ganhei esse livro há pouco tempo e estou DOIDA pra ler, de tanto ouvir falarem bem! E pretendo conhecer a autora na Bienal. *-* Como o livro tem um quê de Diário da Princesa, minha ansiedade fica maior ainda!

    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Alana, você sumiu. Saudade dos seus posts.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. valeuapenaesperar30/09/2013, 22:35

    Nunca tinha parado para ler alguma resenha desse livro e confesso que gostei. O livro tem uma capa linda e é sempre bom ver novos escritores brasileiros *-*

    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Nadia, vou postar uma explicação hoje aqui!
    Beijos, também estou com saudades do pessoal.

    ResponderExcluir