RIODAN, Rick. O Herói Perdido. Editora Intrínseca, 2011. 440 páginas.
(Os Heróis do Olimpo, vol.1)

Mais uma vez, o autor Rick Riordan nos entretém com uma boa história, recheada de lutas, ensinamentos e mitologia. Apesar de o nome ser parecido, a história de O Herói Perdido, primeiro volume da trilogia Os Heróis do Olimpo, é mais abrangente do que a de Percy Jackson e os Olimpianos, sucesso de vendas internacional.

Neste livro, encontramos um trio de amigos, Jason, Piper e Leo, que estuda na Escola da Vida Selvagem, um local para crianças delinquentes, que criam muitos problemas. Os três são semideuses, porém ainda não sabem disso. Na verdade, Jason não sabe nem quem é e onde está. Ele acordou em um ônibus de passeio, de mãos dadas com Piper, e sem um pingo de memória. Aterrorizante!

Quando alerta Piper e Leo de que não se lembra deles, os dois sofrem reações diferentes. Piper está confusa e não sabe o porquê que seu namorado não a reconhece mais, e Leo apenas acredita que Jason está brincando com eles, pois é assim que Leo encara as situações: com muito bom humor. Mas, as coisas se tornam ainda mais complicadas quando eles saem do ônibus e vão visitar o Grand Canyon, com 1200 metros de altura, sob a supervisão do treinador Hedge.

Alguns monstros começam a ataca-los, monstros que não foram apresentados aos leitores de Percy Jackson e os Olimpianos, portanto, é tudo uma grande novidade. Logo após o ataque, os três são encaminhados ao Acampamento meio-sangue, o único lugar seguro para semideuses, e lá, eles descobrem que fazem parte de uma grande, e aterrorizante, profecia.
Se perguntar à maior parte das crianças se elas querem ter o poder de produzir fogo ou fazer maquiagem mágica, elas vão achar isso o máximo. Mas tais poderes também envolvem duras provas, como entrar num bueiro em pleno inverno, fugir de monstros, perder a memória, e ver seus amigos sendo cozinhados e ter sonhos que anunciam sua morte.
A história pode ser lida por aqueles que ainda não tiveram o prazer de acompanhar a de Percy Jackson, já que, neste livro, as coisas são meio diferentes. Além da mitologia grega, o autor apostou muito na mitologia romana que, muitas vezes, pensamos ser iguais, mas, na verdade, são somente semelhantes.

Porém, em um tempo cronológico, O Herói Perdido inicia-se após a história de Percy, visto que, desde o início deste livro, o personagem que salvou o Olimpo do titã Cronos está desaparecido. Annabeth faz um papel secundário neste livro, procurando o seu namorado por toda parte. E Thalia, e o grupo de caçadoras, também aparece, com uma grande notoriedade.

Gostei bastante do início desta trilogia e pretendo ler os outros volumes. A amnésia de Jason é um diferencial muito importante, que me deixou curiosa até o final o livro. Há várias semelhanças com a primeira, e mais famosa, série de Rick Riordan, porém acredito que esta trilogia seja mais completa, visto que abrange um problema ainda maior do que o enfrentado por Percy Jackson e seus amigos.

Para quem gosta de uma boa história, escrita de maneira acessível, e em páginas amareladas com uma ótima diagramação, eu recomendo a leitura de O Herói Perdido que, além de divertida, é didática, fazendo-nos reconhecer as diferenças entre os deuses gregos e romanos. Aventure-se com esta galera!

Série Os Heróis do Olimpo (Site oficial)
1. O Herói Perdido (The Lost Hero)
2. O Filho de Netuno (The Son of Neptune)
3. The Mark of Athena (Previsão de lançamento no Brasil para maio/13)
4. The House of Hades (Previsão de lançamento nos EUA para outubro/13)


10 Comentários

  1. Segredos em Livros04/03/2013, 08:13

    Esse livro já está na minha estante a um tempão, e ainda não o li :/ Adorei a sua resenha. Bjs, Fê

    ResponderExcluir
  2. Ai, Fê! Tais perdendo uma leitura bem legal, sabia? Tira ele dessa estante, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alana.
    Tenho as duas primeiras séries na minha estante e ainda não li ainda. Aliás, a fila de livros não lidos está gigante! Que vergonha. Mas fiquei muito interessada em ler esse.
    Adorei a resenha! Sou louca por Mitologia e tenho certeza de que vou gostar desse livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nadia, se você realmente gosta de mitologia, vai adorar! Essa mistura entre mitologia grega e romana, apesar de um pouco confusa no início, é bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Gabriela Amoroso04/03/2013, 13:56

    Oii

    Ainda não li nenhum livro do autor. Confesso que sua resenha me empolgou, fiquei curiosa. De vez em quando é bacana variar e ler alguma coisa relacionada a mitologia!

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. agarotadolivro04/03/2013, 15:55

    Estou com saudade do tio Rick, acho que vou iniciar essa série!

    Um beijo.

    http://livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Michelle Boyd04/03/2013, 17:24

    Me deixou curiosa Alana, eu gosto desse livro de leitura, mas é sempre mais difícil de ler né, mas já anotei a dica!

    Michelle Boyd

    The Little Things

    ResponderExcluir
  8. Me deixou mto curiosa. nossa, sua resenha é maravilhosa. Adorei. Beijos

    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2013/02/livros-em-filmes-hora-da-estrela.html

    ResponderExcluir
  9. kellenbaesso05/03/2013, 10:22

    Não sou a mais experiente em leituras do Rick Riordan, mas os livros dele que li foram muito bons, cheios de mitologia e isso empolga bastante. Pretendo ler muito mais livros dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Rizia Castro05/03/2013, 11:34

    Acho essa capa perfeita

    Acredita que é a primeira resenha que leio desse livro!

    Gostei muito, apesar de nunca ter lido nada do autor!

    Beijos

    Rizia - Livroterapias

    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir