Título Original: A Game of Thrones
Primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo
Autor: George R. R. Martin
Páginas: 592
Editora: LeYa

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, uma série que começou a fazer muito sucesso no Brasil nos últimos anos. Tanto os livros, quanto o seriado baseado nos mesmos. Muitas pessoas chegam, inclusive, a compará-la com um dos maiores clássicos da fantasia: O Senhor dos Anéis. Com uma fama tão boa, não pude resistir à uma promoção ótima na Black Friday e adquiri meus exemplares, começando logo a leitura do primeiro volume de uma das histórias de fantasia que prometem ser inesquecíveis.

Em uma terra aonde o verão dura muito tempo, e o inverno pode durar ainda mais, o reino de Robert Baratheon está prestes a passar por grandes provações. A Mão do Rei acaba de falecer e algumas pessoas importantes acreditam que foi obra da rainha, Cersei Lannister, uma mulher cruel e manipuladora. Sabendo disso, Eddard Stark, amigo de infância do rei, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei, afim de descobrir mais sobre a morte do antigo dono do cargo e saber se seu velho amigo está correndo perigo. Porém, ao se mudar para a corte, Eddard percebe que não somente o rei, mas também ele e toda a sua família estão em apuros.

Não se pode escrever muita coisa sobre a história, sem contar algumas informações que são importantes para o decorrer da mesma. Tudo o que posso dizer é que são muitas as tragédias que acontecem em A Guerra dos Tronos, além de algumas personagens serem cruéis e ambiciosas a ponto de serem desumanas, a meu ver.

Cada capítulo é narrado por uma personagem diferente, mostrando o que está acontecendo com ela e com as pessoas ao seu redor. É uma maneira bem interessante de tentar deixar a história o mais completa o possível, porém atrapalha um pouco no início da leitura, fazendo com que demoremos um pouco para nos acostumarmos com o grande número de personagens importantes.

Fora isso, a história é bem estruturada e interessante. Existem aqueles que possuem medo de começar a ler As Crônicas de Gelo e Fogo porque é uma série conhecida também pelo tamanho dos livros. O terceiro então, é de arrepiar! Muito grande. Porém, ao menos do primeiro livro eu posso afirmar: ele é viciante. O ritmo da leitura é tão rápido que nem vemos as páginas passando e quando percebemos... Acabou.

Só não dei cinco estrelas para A Guerra dos Tronos justamente por ter acabado rápido. Vou me explicar melhor: eu gosto de séries, mas gosto que os livros não sejam tão “ligados”; gosto que cada livro tenha um final satisfatório e, ainda assim, possua um gancho para o próximo. Isso dá a liberdade de podermos ler um hoje e o outro só no mês que vem. Porém, isso não acontece em A Guerra dos Tronos. O autor criou um belo gancho para o próximo livro, A Fúria dos Reis, porém deixou o primeiro volume com um final pobrinho, a meu ver. Mas nada disso tira o fato de que é uma ótima história, é claro. Eu recomendo muito a leitura para quem gosta de fantasia, sangue e muita guerra.


Fotinhos da minha edição:



Série As Crônicas de Gelo e Fogo
1. A Guerra dos Tronos
2. A Fúria dos Reis
3. A Tormenta de Espadas
4. O Festim dos Corvos
5. A Dança dos Dragões
6. The Winds of Winter
7. A Dream of Spring


5 Comentários

  1. Eu quero muito esse livro! Eu ia comprar o box de ACDGEF na Black Friday, mas acabei não comprando é nada. rs Minha mãe comprou depois alguns livros pra mim de natal, na Submarino, 12 livros e saíram por menos de 100 reais. Achei melhor que a Black Friday! Beijos.

    alternativeyeah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rebeca, desculpa a demora por responder, e obrigada por comentar!
    Super barato esses livros, a Black Friday tem muita coisa que não vale a pena mesmo, mas eu achei o precinho bem legal do box de ACDGEF. Eu comprei os 5 livros por 100 reais, cada um por 20, já é metade do preço normal né? hehe.
    Agora tô lendo o segundo, A Fúria dos Reis, e o ritmo continua eletrizante. Acho que vale a pena adquirir, viu? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, tudo bem?


    Já assisti a alguns episódios da primeira temporada, e confesso que fiquei bem surpresa com a fidelidade. A série é praticamente a mesma coisa que o livro, mudando só detalhes mesmo. Recomendo muito!


    Então, eu comprei os cinco em uma promoção, saiu cada um por 20 reais. Fica de olho que geralmente tem promoção pela net.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Aline Coelho12/01/2014, 20:30

    Amiga amei saber sua opinião sobre esse livro e sua resenha ficou perfeita. Assim que eu voltar a trabalhar pretendo comprar os outros livros da série, tenho só o primeiro. Meu irmão tem todos os lançados e pensei até em pegar emprestado mas acho que é melhor eu fazer minha própria coleção né. Enfim Bjos e parabéns pela leitura. Sempre me orgulho das amigas que lêem esse pequeno livro.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho sim, amiga! Esses livros têm uma qualidade bem boa e são lindos, ter a sua própria coleção é ótimo, sério. Acho que vale mais a pena você esperar por alguma promoção do que comprá-los avulsos. Eu, por exemplo, na BF, consegui cada um por 20 reais, metade do preço normal. Muito bom, né?
    Boa sorte e espero que você goste da série!
    Beijos.

    ResponderExcluir