E finalmente 2013 chegou ao fim, hein? Para muitos, um ano adorável e para outros, nem tanto. O que importa são as boas lembranças deste ano e possuir objetivos bem focados para o próximo, não é mesmo?

Fiz uma breve retrospectiva do que rolou no blog e nas minhas leituras neste ano. Confiram:
  
1. O livro que tirou seu fôlego.

Eu tinha lido o primeiro livro no ano passado, e decidi continuar a leitura da trilogia nas férias de inverno deste ano. Com certeza, Em Chamas é o livro mais indicado para ocupar este lugar! Do início ao final, são muitas as esperanças e sensações diferentes. É um livro arrebatador e que valeu muito a pena tê-lo lido.

2. O romance que te emocionou.
Como sempre, a maior parte dos livros que li foram romances. É tão difícil escolher um só! Mas fico com o clássico Orgulho e Preconceito, que entrou pra minha lista de prediletos. É um romance maravilhoso, com personagens cativantes e ambientado em uma época muito gostosa de ler. Adorei demais!

3. O livro que te fez refletir.

Sob a redoma me fez refletir, e muito, sobre a essência humana. Sobre o que somos capazes de fazer se tivermos poder, se estivermos sozinhos. É um livro muito bacana, que vale a pena ser lido, apesar das 900 e tantas páginas que, confesso, assustam bastante no início.

4. O livro que te fez rir.

Pobre não tem sorte, da autora nacional Leila Rego, é um romance engracadíssimo, que me fez rir do início ao final. Mas melhor ainda: pode aparentar ser somente mais um romancezinho, porém traz reflexões maravilhosas. Com certeza, é um livro recomendado para desestressar e aprender alguma coisa sobre a vida!

5. O livro de fantasia que te encantou.

Como não podia ser, né? Decidi, bem no final do ano, comprar e ler uma das séries mais famosas de fantasia. Como previsto, gostei bastante do mundo criado pelo autor e adorei a leitura do primeiro livro.

6. O livro que te decepcionou.

Sei que muita gente adora e idolatra esse livro, porém ele não funcionou comigo. Para entender um pouquinho melhor porque eu fiquei decepcionada, recomendo lerem a minha resenha sobre o mesmo. 

7. O livro que te surpreendeu.

Esse foi um livro que me surpreendeu bastante. Eu esperava um romance clichê e encontrei uma história repleta de ensinamentos e com uma profundidade surpreendente. Adorei!

8. Um livro nacional.

Confesso que li poucos livros nacionais neste ano, porém não ligo muito para o fato do autor ser ou não brasileiro. O que importa, ao menos para mim, é a sinopse da história. Enfim, Simplesmente Ana foi um dos lançamentos brasileiros mais bem recebidos deste ano.  É um romance bem legal, que envolve princesas e que me lembrou um pouquinho da Meg Cabot.

9. A capa mais bonita.

Para não repetir livros, escolhi Razão e Sensibilidade. Poderia ter escolhido Orgulho e Preconceito, pois as capas seguem uma ordem, mudando somente a coloração, e ambas são bem bonitas. Adorei essa edição, e já a apresentei em detalhes aqui. É simplesmente muito linda!

10. O melhor livro de 2013.

Não gosto de escolher um único livro como melhor, visto que li livros de vários gêneros e em momentos diferentes, me agradando de formas diferentes também. Li muita coisa boa em 2013!  Vou escolher A Esperança para representar o melhor livro deste ano, pois é um livro arrebatador, que por muito tempo eu não soube nem o que pensar direito sobre a obra.  É um final interessante  para uma trilogia que conquistou o coração de muita gente. 

  • Quantidade de livros lidos: 33
  • As três resenhas mais vistas no blog: O Beijo no Asfalto, A Culpa é dasEstrelas e Cinquenta Tons de Cinza.
  • O mês com mais leituras: Janeiro, com 10 livros. (Realmente, estando de férias fica fácil, né? Hahah)
  • Os livros favoritados: Orgulho e Preconceito, somente. Fui bem crítica nesse ano, tô percebendo, hehe. Mas muitos foram os livros que me conquistaram!
  • O gênero que mais li: Romance. Sempre são bons para pausas entre leituras mais densas, né?
  • Termino o ano lendo: Duma Key e Seis coisas impossíveis.

Para mim, 2013 pode ser definido com somente uma palavra: mudança. Muita coisa mudou na minha vida, da água para o vinho - como dizem - e foi uma experiência maravilhosa. Adorei fazer novos amigos, entrar na faculdade, morar sozinha... Enfim! Mas com as coisas boas sempre têm alguns ruins, não é mesmo? E a leitura ficou um pouco de lado, como vocês perceberam. Com tanta agitação e novidade na minha vida, os livrinhos, um dos meus hobbies prediletos, foram perdendo algum espaço; mas sempre que eu tinha tempo, e vontade, li alguma coisinha e no final, posso dizer que foi um ano proveitoso em todos os sentidos.

Espero que 2014 seja um ótimo ano para todos nós, que traga boas leituras, boas companhias e muita, muita felicidade. 
Beijinhos, feliz ano novo!


6 Comentários

  1. Oie :)

    As Vantagens de Ser Invisível me decepcionou também e A Esperança foi tudo de bom <3

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Leticia Siqueira Das Chagas31/12/2013, 12:14

    Oi! Em Chamas também tinha me tirado o fôlego, até eu ler Divergente e Insurgente, haha. Eu gostei muito de As Vantagens de Ser Invisível, mas não foi tudo aquilo que pensei que fosse.

    Beijos,

    Letícia

    Confira minha retrospectiva: http://www.odomdaescrita.com.br/2013/12/retrospectiva-literaria-2013.html

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li essa série de Divergente, mas morro de vontade! Parece ser eletrizante, né? hehe.
    Eu não consegui gostar quase nada do livro, expectativas altas e a história um pouco fraca... Bem, mas valeu a experiência!
    Beijos, obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. A Esperança é um livro conturbado! hehehe. É muito bom mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Aline Coelho12/01/2014, 20:24

    Minha linda desculpas pela demora em comentar, mas enfim adorei sua retrospectiva. Vc leu 33 livros mas entre eles livros bem grossos que com certeza valeria fácil por uns dez de muita gente; além disso na prática o que vale é a qualidade das leituras né!!!
    Estou louca para ler Sob a redoma e a Guerra dos tronos.
    Bjos e um 2015 fantástico ara nós.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Aline! Este ano, com certeza lerei menos livros, porém o que importa é a qualidade dos mesmos e até que fiquei feliz pelas leituras que tive.
    Sob a redoma é maravilhoso, já assistisse ao seriado? É muito bom também, apesar de ser bem diferente (praticamente só a redoma e o nome das personagens são iguais, rs).
    Espero que consigas lê-los, gostei muito dos dois livros que citasse!
    Beijos, e não precisa se desculpar pela demora, bem sabes que eu também demoro às vezes, hehe.

    ResponderExcluir