Oi, tudo bem? Hoje venho com uma postagem que considero bem bacana. Já comentei aqui no blog, há algum tempo, sobre um grupo do Skoob que eu participo, o Livro Viajante. O Livro Viajante possui o intuito de fazer circular nossos livros parados na estante pelo Brasil afora, para que todos possam conhecer a história e comentar sobre, mesmo que não tenham dinheiro suficiente para comprar determinado livro, pois, afinal, o envio sai por menos de dez reais e a compra de um livro é perto dos trinta/quarenta (ou mais, dependendo do livro né).

E como funciona? É bem simples! Cada pessoa abre um tópico dizendo qual livro está disponibilizando e as regras que os outros precisam seguir para poder participar do LV. Eu, por exemplo, geralmente só digo para enviarem o livro envolto por plástico-bolha, serem cuidadosos no manuseio, usarem um marcador de páginas (sempre envio um junto) e cumprirem o prazo.

Claro, você não conhece as pessoas para quais está emprestado o seu exemplar, porém se você acreditar que ainda existem pessoas boas, que não irão roubar o seu livro, pode estar fazendo muita gente feliz. Uma vez ou outra, algum livro acaba sumindo, mas comigo até agora deu tudo certo. Querem ver?


Meu segundo LV acabou de voltar! 72 horas para morrer, do nosso autor parceiro Ricardo Ragazzo, que já foi resenhado aqui, viajou pelo Brasil inteiro e voltou cheio de recadinhos e mimos fofos. 


Mal sabia ele que tanta gente ia ler... hehe
Primeiro, eu tinha estimado emprestá-lo para 5 pessoas, mas, mais pessoas acabaram se interessando e o LV circulou por 8 cidades. Como já tinha lido o livro, dei um prazo que considero grande para que os interessados pudessem ler: 1 mês. 1 mês para 254 páginas e uma história eletrizante? Deu tudo certinho!

O livro foi enviado para o primeiro participante no dia 16/03/13 e chegou aqui em casa 11/11/13. Fiquei bem feliz com o estado que o livro chegou: um pouco amassadinho nas pontas, mas em perfeitas condições de leitura. Acredito que o que mais vale é a experiência de ter saciado a curiosidade de algumas pessoas, por mais que isso custe um livro que não esteja "perfeitamente perfeito".

Os comentários, em geral, foram positivos. Durante a leitura, os participantes sempre comentavam comigo o que estavam achando ou se gostaram da leitura, afinal, é isso o que importa né? Acredito que participar do Livro Viajante é uma experiência incrível, e que todos que têm exemplares parados em casa, deveriam experimentar.

Link para a minha resenha sobre o livro AQUI.
Beijos. 


9 Comentários

  1. Que Legal, Alana!

    Nunca participei de um LV, boa iniciativa!

    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de participar desses "livros viajantes", mas ainda não consegui achar nenhum pra participar, vou procurar melhor no skoob, vai que eu acho! E além do mais, meus livros estão acabando, tenho mais uns 5 pra ler e tô sem dinheiro pra comprar, fazer um "rodízio" de livro com outras pessoas me parece uma boa opção.

    Beijos,

    Rebeca Cruz.

    http://alternativeyeah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não pude ler, mas a Nathália leu e adorou o livro do Ricardo!
    Nunca participei dessa experiência, as espero um dia


    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei a iniciativa. Confesso que quando comecei a ler, pensei "nossa, mas o livro vai voltar detonado". Pensamento bobo, né?

    Deve ser uma experiencia incrível poder proporcionar uma boa leitura para tanta gente. Quero participar também! *-*

    Beijos,

    http://pitadadecultura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Gabi! Eu também fiquei com um pouco de medo no começo, mas, se der a cara a tapa, a gente pode ver que o resultado não é tão desastroso assim, né? hehehe.
    Espero que essa postagem sirva de exemplo para as pessoas tomarem coragem e deixarem seus livros (tá, vai, não precisa ser os mais queridinhos tbm né) saírem das estantes e passearem pelo país.
    Beijos, obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  6. Espero que você tenha coragem, Rizia! É bem divertido, tanto ceder um livro quanto pegar um emprestado e sentir a confiança das pessoas.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Rebeca, realmente é uma ótima opção pra quem quer novas leituras e não tá com tanto dinheiro, sai bem mais barato mesmo.
    O grupo que eu participo possui vários tipos de livros, se você procurar bem, pode ser que algum te interesse. Ah, e não tenha medo de se inscrever e ficar na lista de espera, a maior parte dos lv's passa por ela também!
    Beijos, boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Aline Coelho19/11/2013, 21:23

    Nossa Alana que máximo, amei o post e achei muito interessante esse grupo. A ideia é parecida com os bookstours, divulgar a leitura para quem quer economizar!!! Fico feliz com o sucesso do processo pelo qual seu livro passou.
    Amei as fotos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir