Hoje fui ao cinema assistir à adaptação de Em chamas, o segundo livro da trilogia Jogos Vorazes. Posso afirmar que gostei bastante do filme! Acabei vindo ao blog, pronta pra uma sessão nostálgica, rever as resenhas da série, e descobri que ainda não tinha postado a resenha de A Esperança. Então, hoje trago a resenha (já antiguinha, mas ainda inédita por aqui) do último livro da tão aclamada trilogia. Divirtam-se!
Título Original: Mockingjay
Autor: Suzanne Collins
Páginas: 421
Editora: Rocco

A leitura de A Esperança foi difícil, talvez por fazer muito tempo que eu queria conhecer o desfecho da história, talvez por precisar, quase que necessitar, que houvesse um final plausível ou também porque eu estava praticamente sem dormir após o término de Em chamas.

Enfim, o importante mesmo é que este livro me despedaçou. E depois de terminar a leitura, lá pelas 7 da manhã, eu não sabia se tinha ou não tinha gostado do livro. Isso já aconteceu com vocês? A Esperança me consumiu e demorei para decidir se foi algo bom ou ruim.

Neste último livro da trilogia Jogos Vorazes, Katniss precisa, novamente, enfrentar a Capital. Após as surpresas de Em Chamas, ela descobre que é muito mais importante do que imaginava, importante o suficiente para que as pessoas a protegessem além de suas próprias vidas: ela é o símbolo de uma revolução.

Porém, primeiramente, ela precisa aceitar o seu papel. E isso é muito difícil, pois, mesmo tendo Gale, Prim e sua mãe por perto, Peeta está longe. Peeta está nas mãos da Capital, e qualquer coisa que Katniss faça pode significar a sua destruição. A Esperança é o desfecho de uma história que nunca foi feliz, mas que pode ter seu rumo mudado.

Em alguns momentos do livro, eu achei a história um pouco viajada demais, mas em outros, mesmo sendo fora do comum, acabei achando muito interessante. Eu nunca tinha esperado por algo parecido com o final, e nem sei se gostei dele, inclusive, mas de uma coisa eu tenho certeza: é totalmente compreensível.

Quem já leu Jogos Vorazes e Em Chamas com certeza está esperando por outro livro arrebatador, e se eu sei de algo é que A Esperança cumpre o seu papel.


Comentário atual: Hoje, depois de praticamente uns cinco meses após a leitura, acredito que A Esperança tenha sido sim um bom livro e um bom desfecho para a trilogia. Ela traz uma história que faz muito sentido, mas que precisa de um pouco de tempo para ser digerida (ao menos no meu caso). Enfim, quem já leu, gostou? Tô doida para ver a adaptação, imaginando algumas cenas aqui...

Beijos. 


9 Comentários

  1. Aline Coelho19/11/2013, 21:29

    Confesso que estou ansiosa para ler esse livro, devo ler no fim do mês!!! Bom saber que vc gostou, confio na sua opinião!!! Acho tão legal vc pegar livros na biblioteca, fico orgulhosa!!!
    Adoro quando vc atualiza seu blog!!!!
    Obrigada pela atenção lá no meu Leituras, vida e paixões!!!

    Beijos e saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Já aconteceu comigo também.

    A gente não consegue desgrudar das páginas e no final não sabe dizer se curtiu ou não, rsrs.

    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aii, obrigada amiga! Eu sempre tive o hábito de pegar livros das bibliotecas, na outra cidade que eu morava, tinha até conta na biblioteca municipal (que era velhinha, mas li muitos livros da Agatha Christie por causa dela!). Livros nos colégios que eu estudei então, ixi... E agora, na faculdade, a sessão de literatura é enorme! De morrer de amores, hehe.


    Lê rápido, que eu quero conferir tua resenha depois, heheh. É um livro muito controverso na blogosfera...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Sim, a leitura é tão rápida que mal dá de processar os sentimentos... hehe. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Alana, aconteceu a mesma coisa comigo. Ameei a leitura de Em chamas, sai a todo vapor para ler A Esperança e depois da leitura fiquei estranha. Achei o final compreensível, mas não digeri bem o livro. Acabei nem fazendo resenha para o blog, por não conseguir colocar no papel o que eu estava sentindo.

    Mas enfim, quero ver se assisto logo Em chamas, e quem sabe animo para reler A esperança? :)

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Foi bem difícil pra mim, colocar no papel Gabi. Mas realmente, quem sabe você se anime e consiga pensar melhor sobre A Esperança depois. Foi o que aconteceu comigo: fiquei olhando o filme e imaginando o terceiro livro e entendendo melhor ele.
    Beijos, obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  7. Já vi o primeiro filme mas ainda não li os livros e também não vi em chamas, apesar de que estou há tempos querendo começar a ler essa série.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    Gostei do seu blog e estou seguindo por aqui. Se quiser dar uma olhada nas minhas redes sociais, ficaria grata:

    Facebook: https://www.facebook.com/pages/Thoughts-of-a-Little-Princess/481783355201695?ref=hl
    Twitter: @BlogTLP
    tumblr:BlogTLP.tumblr.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Alana.
    Nossa, fiquei super curiosa e com um pouco de medo. Acho que vou sofrer bastante com esse livro. Acabei de ler Em Chamas e estou curiosa pelo final, mas um pouco receosa.

    Adorei a resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir