Razão e Sensibilidade

AUSTEN, Jane. Razão e Sensibilidade. Martin Claret. 2012. 457p.

Este foi o primeiro livro que li de Jane Austen, uma notável escritora inglesa, que se destaca pelo olhar irônico com o qual retrata a sociedade da época. Além da curiosidade sobre os escritos de tal autora, fui influenciada a ler Razão e sensibilidade porque estava à procura de uma leitura mais rebuscada do que as atuais. Estou satisfeita com o resultado, apesar de, a priori, pensar que encontraria algo como em O morro dos ventos uivantes. A tradução de Roberto Leal Ferreira não é tão requintada, porém é devidamente boa.

Razão e Sensibilidade retrata a história da família Dashwood, atualmente composta pela mãe e suas três filhas: Elinor, Marianne e Margaret. Após a morte do Sr. Dashwood, elas tiveram que recorrer às suas economias para encontrarem um lugar confortável, porém mais modesto do que estavam acostumadas, para morar. Por obrigatoriedade, o herdeiro de Dashwood teve que ser John, filho de seu primeiro casamento, que, por sinal, prometeu ao pai cuidar de sua madrasta e meias-irmãs, ajudando-as sempre que necessário.

Porém, a Sra. John Dashwood, demonstrando muita persuasão e cobiça, conseguiu convencê-lo a descumprir a promessa feita ao pai. Sentindo-se intrusas em sua própria casa, a Sra. Dashwood e suas filhas passaram a procurar uma nova moradia para retomar a felicidade antes existente em seu lar. O livro é focado em Elinor e Marianne, as filhas mais velhas da Sra. Dashwood, e personagens totalmente antagônicas.

Austen transmite em seu livro a imagem de uma sociedade inglesa fútil, gananciosa e fofoqueira. Elinor, a irmã mais velha, é comandada por sua razão, portanto, mesmo que não goste de alguma pessoa, ela a trata da melhor forma possível. Porém, Marianne, influenciada por seus sentimentos, expressa livremente os seus pensamentos, o que, muitas vezes, deixa Elinor um pouco envergonhada perante seus amigos. Elinor sempre está tentando mudar o estilo de Marianne, porém estas tentativas não se mostram promissoras.

O tema central de Razão e Sensibilidade é a vida amorosa das duas irmãs, que reagem de forma totalmente diferente à paixão. Mesmo que haja várias regras específicas sobre o namoro, é notável em Marianne tudo o que sente por seu amado, por mais que ainda não haja um compromisso entre eles. Em Elinor, não há nenhum indício de tal amor, mas um autocontrole e decoro muito grandes. Porém, mesmo que sejam tão diferentes, ambas enfrentarão os mesmos problemas, pois vivem na mesma sociedade, na qual as pessoas estão dispostas a tudo para melhorarem seu status, seja por meio de um casamento arranjado, do amor ou de heranças. A crítica de Jane Austen sobre o seu tempo é declarada durante todo o livro, ás vezes, de modo subjetivo, mas em quase todos os diálogos, há uma ironia expressa sobre a sociedade inglesa da época.

Razão e Sensibilidade
Tive receio em comprar a edição que acabei adquirindo, pois ela estava embrulhada e era pocket, o que geralmente significa possuir letras pequenas, com folhas brancas e uma péssima diagramação. Porém, eu a recebi como presente e fiquei surpresa ao encontrar uma edição que, além de ser lindíssima por fora, é mais ainda por dentro. A parte interior da capa é dourada, as páginas são amareladas, e a diagramação ficou ótima. O início dos capítulos sempre é encontrado com uma fonte que, segundo comentários, é a própria caligrafia da autora. Ás vezes, ela está um pouco incompreensível, mas, com calma, é possível distinguir todas as palavras perfeitamente bem.

Neste ano, tornei como meta ler mais clássicos, visto que é um caminho seguro para encontrar boas leituras. Razão e Sensibilidade foi uma surpresa positiva, gostei de conhecer mais sobre uma época tão decorosa e diferente da atual. Ainda há características que são encontradas em nossa sociedade, porém, são justamente as que Jane critica. A leitura deste livro foi rápida, muito fluida, e o desenvolvimento do mesmo, satisfatório. Recomendo a leitura, e espero ler outras obras da autora e poder recomendá-las com tanto afinco quanto esta. É algo que realmente vale a pena.
Razão e Sensibilidade


16 Comentários

  1. Primeiro de tudo, adorei essa diagramação. A edição é linda. Desejei. Segundo, fico contente que tenha gostado. Eu comecei a ler Orgulho e Preconceito e empaquei, preciso retomar logo. Não sei se é minha versão, mas o texto não animou muito. Porém, não vou desistir.
    Ótima resenha. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo livro!

    Adorei ler e espero poder reler um dia!

    Essa edição está muito bonita

    Beijinhos

    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Também quero relê-lo, Rizia... Mas pretendo não demorar muito, hehe.
    Adoro essa edição! ;) Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Também adorei essa edição, Kellen! Acabei comprando Orgulho e Preconceito no mesmo estilo e acredito que só compro os outros se forem iguais também, hehe. Muito lindos!
    Realmente, pode ser a sua edição... Achei Orgulho e Preconceito muito bom, melhor até do que Razão e Sensibilidade.
    Ps.: Força na leitura e assiste o filme depois, é lindo!! heheh.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Aline Coelho16/10/2013, 17:07

    Alana adorei sua resenha, confesso que por enquanto só li esse livro da Jane e adorei. Quando eu tinha parceria com a editora Martin Claret recebi a edição três em um da Jane. Depois pretendo comprar os outros livros dela nessa diagramação que vc mostrou, todos estão amando!!!!
    Fico feliz em ver sua atualização!!!! Parabéns pela leitura e resenha. Bjão

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Linda a sua resenha, Alana. Ainda não li esse livro, mas tenho aqui em casa e pretendo ler. Li 3 romances de Jane Austen e gostei bastante da escrita dela. Mas meu preferido é Orgulho e Preconceito. Muito lindo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Alana, não conhecia esse livro. Achei a capa encantadora e gostei de sua resenha, se eu acha-lo num sebo ou em promoção em livraria, com certeza vou comprar.

    Beijos.

    http://alternativeyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo comentário, Aline! Essa diagramação realmente é bem legal, tão bonita que dá uma animação extra pra leitura... Tenta ler Orgulho e preconceito, que faz parte da edição 3x1, é muito bom também. =)
    Beijos, e obrigada por sempre estar presente aqui no blog.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nadia! Da Jane, eu só li Orgulho e preconceito e Razão e sensibilidade, mas nas férias pretendo comprar algum outro dela porque gostei bastante também do jeito da autora. O&P realmente é muito legal, entrou pra minha lista de prediletos =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. O preço que paguei nele foi de uns 30 reais, Rebeca. É um pouco mais do que o que eu geralmente invisto em livros, porém acho que valeu a pena. A edição é muito linda mesmo! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gladys! Tenho uma curiosidade enorme em ler "Jardim Secreto", parece bem legal. Essa edição da Martin Claret agradou geral mesmo, heheh. Beijos, já estou indo visitar o seu blog!

    ResponderExcluir
  12. Michael Leandro20/10/2013, 13:17

    Esse é um dos meus favoritos! Assisti ao filme, li o livro e ainda aquele meio tosco do "Razão e Sensibilidade e Zumbis" :p Mesmo assim é o único que gostei da Jane Austen. O resto... Meio que não me agradou nem um pouco. Mas vai do gosto de cada um :)

    ResponderExcluir
  13. Entendo, Michael. Só li Orgulho e preconceito e Razão e sensibilidade e já notei uma diferença entre eles, mas gostei mais de O&P.
    Ps.: Acho essas paródias de clássicos tão chatinhas, no geral...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa tarde :D
    Ainda não pude ler os livros da Jane Austen; tenho muita vontade de ler (já comprei um inclusive, só falta ler XD).
    O filme que é baseado nesse livro é um dos meus favoritos, assim como a série da BBC. São lindíssimos. E imagino que o livro seja igualmente bom.
    Parabéns pela resenha, e obrigada pela dica de leitura.
    Ps.: Já vi essa edição numa livraria, é muito bonita mesmo ^-^
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adelita Olbrisch01/12/2013, 18:57

    uau!!! lindas essas edições!!! boa sorte para mim!!! :)

    ResponderExcluir
  16. Há o "Orgulho e Preconceito e Zumbis" e "Razão e Sensibilidade e os Monstros do Mar"

    ResponderExcluir