“A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino pra lá...”
(Roda Viva – Chico Buarque)

Depois de quase um ano da leitura de Jogos Vorazes, consegui finalmente um exemplar de Em chamas para conhecer o desenrolar dessa distopia. Na época, não escrevi uma resenha sobre o primeiro livro da trilogia tão aclamada de Suzanne Collins, então aqui vai um pequeno resumo:

O livro se passa em Panem, um país localizado na antiga América do Norte e resultante de desastres naturais. Ele é composto por doze distritos e uma Capital. Há certo tempo, os distritos (que eram treze) se rebelaram contra a Capital e foram vencidos por ela, resultando na destruição do décimo terceiro distrito e num campeonato anual, os Jogos Vorazes, para lembrar a todos os distritos que eles são submissos à Capital. Nesses jogos, um garoto e uma garota de cada distrito são escolhidos para lutarem até a morte com os outros distritos... E há somente um vencedor.
Esta resenha contém spoilers sobre o livro anterior!
Mas Katniss Everdeen e Peeta Mellark conseguem sair vivos.

A estratégia de Katniss, para que ela e Peeta saíssem vivos no final do primeiro livro, foi o início de uma revolução. As amoras mudaram para sempre Panem. Conseguindo burlar as regras dos Jogos Vorazes, Katniss ridiculariza a capital e o presidente Snow não fica nada contente com as confusões que os distritos andam aprontando. E ele consegue arranjar uma maneira de retomar o controle. Ou não?

Mais uma vez, Suzanne nos presenteia com uma história cheia de ação, romance e humor. Ao mesmo tempo em que precisa salvar a sua vida e evitar que o presidente Snow tenha ainda mais motivos para aniquilá-la, Katniss também está confusa sobre o seu coração: Será que o que aconteceu na arena com Peeta foi totalmente fingimento? Será que ela o salvou somente porque eram do mesmo distrito? Mas e Gale, seu melhor amigo e confidente para todos os momentos?

São tantas questões para serem respondidas no livro... E Suzanne consegue responde-las com chave de ouro! E sem me deixar irritada, aliás, o que é algo notável, pois eu não sou muito fã de triângulos amorosos. Bem, o que posso dizer? Vou começar a ler A Esperança agora mesmo!

Trilogia Jogos Vorazes
Jogos Vorazes
Em Chamas
A Esperança


6 Comentários

  1. Oie :)

    Nossa eu já li a trilogia hunger games umas 500 x e adoro <3 Em Chamas é meu livro preferido, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel =)
    Espero também poder ter a oportunidade de relê-la tantas vezes, heheh, a história é muito boa né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Aline Coelho12/07/2013, 22:57

    Miga parabéns pela leitura e resenha!!!! Espero ler em breve, estou ansiosa, mas tenho uns na frente!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Vale super a pena, amiga! Já li o terceiro também e... Gente, que trilogia! heheh.
    Beijos, espero que você consiga lê-la logo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alana.
    Só li o primeiro, por enquanto. Preciso terminar a trilogia! Fiquei mais ansiosa lendo sua resenha. ;)


    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. É muito boa, Nadia! Já li o terceiro livro e gostei bastante =)

    ResponderExcluir