Título original: Uglies
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Rocco
Gênero: Romance distópico
Páginas: 416 

Feios é o primeiro volume de uma série homônima que conquistou milhares de fãs, tornando-se um best-seller. Antes de começar a leitura, eu já havia visto várias resenhas positivas sobre esta série, que os blogueiros nacionais não cansam de recomendar, então estava preparada para grandes surpresas. O primeiro volume é uma introdução satisfatória, que foi evoluindo ao longo de cada capítulo positivamente.

Este livro é uma distopia, ou seja, possui uma conexão com o nosso mundo, porém eles não querem repetir nossas ações. Passando-se no futuro, a sociedade distópica se refere a nós como os Enferrujados, pessoas que, por causa da ignorância e mau comportamento, acabaram sofrendo uma tragédia. Neste novo sistema, as medidas tomadas visam a paz ou, ao menos, é isto o que as pessoas pensam.

Tally Youngblood é uma jovem feia, denominação utilizada para as pessoas que ainda não completaram dezesseis anos, a idade da transformação. Ela está prestes a chegar a tal idade e mal pode esperar para se tornar perfeita, possuindo lábios carnudos, cabelos lisos e uma pele macia. Seu melhor amigo, Peris, já passou pela operação e agora mora em Vila Perfeita, o local onde a única preocupação das pessoas é se divertir o dia inteiro, frequentando festas e fazendo novas amizades.

Os Feios não possuem permissão para irem até Vila Perfeita conversar com seus amigos mais velhos, portanto Tally está se sentindo mais sozinha do que nunca nestes últimos dias. Porém, em uma de suas fugas noturnas para tentar conversar com Peris, ela encontra outra feia escondida, Shay. Elas se tornam amigas e aproveitam os últimos dias antes da transformação juntas.

Coincidentemente, Tally e Shay fazem aniversário no mesmo dia, ou seja, se tornarão perfeitas ao mesmo tempo. Mas, ao contrário de Tally, Shay não está pulando de alegria. Ela quer permanecer feia, algo totalmente incompreensível para Tally, que só pensa em como será sua nova fisionomia. Enquanto o grande dia vai se aproximando, a decisão de Shay de não se tornar perfeita vai tomando medidas maiores e, no fim, ela acaba fugindo da cidade para viver em um local no meio da natureza, sem a intromissão do governo. O único problema é que aquilo atrapalhou o plano de Tally, que precisa encontra-la rapidamente se quiser mesmo se tornar perfeita.

- Esse é o peso de uma prancha quando não está flutuando. Aqui você descobre que a cidade cria muitas ilusões sobre como as coisas realmente funcionam.

O livro é dividido em três partes e, com certeza, a melhor parte é a última, repleta de ação. Demorei a me acostumar com as características desta distopia e, principalmente, com a utilização de palavras tão comuns, como feios, por exemplo, com um propósito maior do que significam para nós. Mas já na segunda parte do livro eu estava habituada com a história, e gostando bastante.

Consegui compreender o fascínio que muitos leitores possuem pela escrita de Scott Westerfeld, realmente ela é viciante e o enredo deste livro é, além de muito bom, original. A diversão é garantida, assim como em todas as distopias, que nos fazem perceber alguns erros de nossa sociedade e refletir sobre eles. Porém, o diferencial de Feios é que o livro aborta um assunto muito preocupante hoje: a procura pela beleza.

A crítica de nossa sociedade é visível em cada letra deste volume, desde o modo como utilizamos a energia até o modo como pensamos. Scott conseguiu mesclar com maestria muitas lições e diversão em uma leitura rápida e eufórica. Gostei bastante, a história conseguiu me surpreender apesar das expectativas, mas confesso que, se não fosse pela boa fama da série, eu provavelmente não a teria lido: a capa não é nada atrativa. Recomendo a leitura, mas deixo o aviso de que você precisa ter o próximo volume ao lado, pois o final de Feios pede por mais.

Série Feios:
1. Feios (Uglies)
2. Perfeitos (Pretties)
3. Especiais (Specials)
4. Extras (Extras)


11 Comentários

  1. Michelle Boyd13/05/2013, 10:35

    Oi Alana, adorei sua resenha, sempre via resenhas positivas também sobre a série, mas não sabia de verdade qual era a história e seus significados, agora fiquei com mais vontade ainda, parabéns!

    Beijão

    Michelle Boyd

    Little Things

    ResponderExcluir
  2. Monique Vasconcelos13/05/2013, 22:51

    Lembro que desde a primeira vez que vi esse livro numa livraria ele me chamou atenção. Mais pelo título do que pela capa, mas a capa também teve seu chamariz, afinal como o título é "Feios" e a pessoa que ilustra a capa tão bonita? Fiquei me questionando e me interessei pelo livro de cara!

    Confesso que não procurei saber mais a respeito e nem comprei, mas lendo sua resenha acho que fiz errado. Quero muito ler o livro agora!

    Estou seguindo seu blog! Muito interessante! =)

    bjoos

    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Rizia Castro15/05/2013, 13:18

    Alana!
    Estou morrendo de vontade de ler essa série!

    Gostei de como você escrevei a resenha!

    Beijos

    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Ângela Graziela15/05/2013, 15:41

    Só posso dizer que o livro é maravilhoso e da varias reviravoltas, eu
    que no começo tava achando a introdução meio parada, comecei a me
    empolgar mais quando ela começou a descobrir mais coisas.
    Mas não gostei do 3° livro


    Beijos
    @pocketlibro

    ResponderExcluir
  5. Alana querida amei sua resenha, já estava com saudades da sua atualização!!! Bem essa série é uma querida para mim a tempos. Consegui concluir a coleção a pouco e pretendo ler ela no máximo até julho. Valeu pela dica de ler seguido!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Alana!

    Então tenho vontade de ler esse livro, falam muito sobre essa série.

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu estou lendo Delírio e adorando, é o primeiro livro de distopia que leio e gostaria de ler mais desse gênero, e Feios parece muito bom!
    Também não acho a capa muito bonita, mas a originalidade da história em si já compensa... haha


    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li Delírio, mas morro de vontade =)
    Leia Feios, acho que vais gostar bastante! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Alana!
    Eu comprei a série toda na última promoção do Submarino, mas cadê que eu parei para ler? :( Talvez só no ano que vem e olhe lá.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha, me deixou mais animada para ler a série.
    Eu comprei a série completa no fim do ano passado e não li até. Uma vergonha, né? Mas pretendo me redimir e quem sabe me apaixonar pela trama.

    Beijos,
    Gabi

    http://vidadebookaholic.com

    ResponderExcluir
  11. Kawaii Thais K28/05/2013, 08:39

    Olá , como vai?, gostei da resenha, só não sei se me identifico com o livro ! kkkk mas, ótima indicação! :), bem, :) Tem tag pra você no blog, passa lá:

    http://mundoda-resenha.blogspot.com.br/2013/05/2-tagueada.html

    ResponderExcluir