Depois que comecei a assistir The Following, série na qual um serial killer assassina pessoas por seguir o pensamento de Poe, fiquei curiosa sobre como seria a vida e os costumes de tal autor. Chega a ser vergonhoso dizer que nunca li nada de Poe, mas pretendo mudar esta situação o quanto antes. Conhecido por suas histórias misteriosas e macabras, Edgar Allan Poe é considerado o inventor da ficção policial e contribuiu para a literatura nos EUA e ao redor do mundo.

Nascido em 1809, seu pai abandonou a sua família ainda quando o mesmo era um bebê, e sua mãe, que era atriz, precisou trabalhar para sustentar os dois. Por não ter com quem deixa-lo, Elizabeth, mãe de Edgar, o levava para assistir aos seus trabalhos no teatro.  Após o nascimento de sua irmã mais nova, sua mãe morreu e foi a partir deste fato que, segundo dizem, Poe começou a pensar que a morte era mais bonita que a vida, uma janela para a alma.

Sua vida inteira foi acompanhada pela morte. Depois que foi morar com outra família, a sua mãe adotiva morreu. Enquanto estava estudando, ele acabou se apaixonando pela mãe de uma de suas colegas que também chegou a falecer. E após se casar com sua prima, Virgínia, ela contraiu tuberculose, o que a levou até a morte. O que você faria se sua vida fosse como a Poe? Ele procurou abrigo no álcool, e tentou até se suicidar.

Outro fato que possivelmente contribuiu para a criação de seus escritos macabros foi ele ter frequentado uma escola na qual durante as aulas de matemática, ele calculava o tempo de vida dos mortos que foram enterrados no cemitério ao lado de sua escola. Nas de ginástica, sua turma precisava abrir as covas para os futuros mortos. Agora, imagine se isso não iria abalar o psicológico de uma criança?

E é por causa de tais curiosidades que não me assusta saber que os temas mais recorrentes do autor são a morte, a decomposição de corpos, a reanimação de mortos e, obviamente, o luto. Mas a principal diferença entre Poe e a maior parte dos autores de terror é que suas histórias são contadas por pessoas loucas, que sofrem de distúrbios psicológicos ou cometem atos infames.

Suas obras fazem parte do movimento romântico americano, e ele foi o primeiro autor que tentou ganhar a vida somente com os seus escritos, o que, pra falar a verdade, não deu muito certo. Ele acabou morrendo em 1849, com 40 anos, e a causa de sua morte nunca foi comprovada. No dia em que foi encontrado nas ruas, Poe não estava utilizando suas roupas e após ser levado ao hospital, nunca conseguiu estabelecer alguma frase coerente. Porém, muitos acreditam que a causa provável de sua morte teria sido a embriaguez, assim como a de vários famosos atualmente.

O trabalho de Poe é muito valorizado, estando presente na nossa cultura mundial. Ele é considerado um dos maiores autores de contos de terror de todos os tempos. A lista de suas obras é extensa, então deixo aqui uma matéria do Listas literárias para vocês conferirem os 7 livros de Poe para se ter na estante.

E aí, já conheciam este lado macabro da vida do autor? Beijos.


16 Comentários

  1. Segredos em Livros03/04/2013 08:27

    Oi Alana, depois que comecei a assistir The Following também fiquei muito curiosa em relação ao Poe. Adorei conhecer um pouco mais sobre ele. Cheguei a pesquisar algumas obras e com certeza seu trabalho era incrível. Bjs - Fê

    ResponderExcluir
  2. Eu li Histórias Extraordinárias dele e gostei muito. Alguns contos são realmente assustadores e todos muito bem escritos.Não conhecia a história de vida dele. Que terrível! Fiquei curiosa para ler mais sobre ele.
    Excelente post, Alana! Parabéns!
    Já respondi o meme que você me indicou. ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Michelle Boyd03/04/2013 11:31

    Que dica boa Alana, eu não assisto ao seriado e também nunca ouvi falar sobre o autor, mas eu adoro esse lado escuro das pessoas sabe, fiquei super interessada. Parabéns pelo post!!
    Beijão

    Michelle Boyd

    Little Things

    ResponderExcluir
  4. Alana!

    Não sabia que Poe tinha um museu!

    Adorei o site!

    Seu post ficou muito legal!

    Tem meme para você lá no blog

    Beijinhos

    Rizia - Livroterapias

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Que legal, vou lá conferir! Também não conhecia a história dele até pouco tempo, bem assombrosa né? hehe.

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela indicação, Rizia. Vou conferir!

    ResponderExcluir
  7. Naylane Sartor03/04/2013 18:21

    Oi que interessante Poe tem um museu.... Estou desatualizada.... o.O

    bjs aproveita que esta rolando promo no blog:

    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/03/promocao-anjo-de-quatro-patas.html

    ResponderExcluir
  8. Ângela Graziela04/04/2013 15:22

    Estou estudando ele agora na universidade
    Um verdadeiro genio,
    Dele eu já li O corvo e quero assisti o filme

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que medinho huauahuahua! Dele eu só conheço mesmo O Corvo. Na verdade ouço bastante falar do Poe, meus professores da faculdade falavam muito dele, mas nunca me interessei muito por ler suas obras!

    beijos

    Kel

    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia ^^
    Conhecia um pouco da história do autor; até o momento li somente uns dois contos dele, mas espero poder ler mais em breve, gosto do "estilo" dele *-*
    Muito interessante o museu do Poe (queria poder ir lá algum dia *-*)

    Ah, não conhecia essa série "The Following"; vou procurar para assistir.
    Beijinhos e obrigada por compartilhar as informações conosco.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amiga que post fantastico, adorei. Confesso que não conhecia muito sobre esse autor pq não sou muito fã de terror psicológico. Quando lançaram o filme o corvo em 2012 que fala um pouco dele, comecei a ficar atenta ao nome dele. Essa serie que vc falou tbem não é meu estilo, não vi nada só propaganda dos episódios na warner e muita gente falando bem e mal, enfim mas amei conhecer um pouco mais desse autor clássico americano. É bom conhecer a origem dos livros que Lemos, quer dizer, sabemos que muitos autores beberam nessa fonte. Lembrei do autor da literatura brasileira clássica Alvares de Azavedo, que foi o responsável pela definição do Mal do século onde a poesia fazia uma relação entre amor e morte e além disso ele teve a morte bem presente na sua vida tbem!!!!!
    Enfim amiga fiquei um pouco curiosa para ler algo do Edgar, valeu pelo post!!-!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Isabelle! Se for assistir mesmo, depois me conte a sua opinião. Adoro o seriado =)

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um interesse grande até, acredito que suas obras sejam bastante boas, mas, infelizmente, muito da sua criatividade é agora considerado clichê, porque os autores mais atuais não cansaram de utilizar de suas ideias. =/

    ResponderExcluir
  14. Eu não sabia que tinha filme! Que desinformada, hehe.
    Vou procurar mais informações.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Como assim, falar mal de The Following? HAHA. Sou fã assumida da série, acho muito boa! Mas precisa ter um pouco de sangue frio para assistir.
    Verdade, Álvares de Azevedo possui um estilo bem semelhante até.
    Eu não sabia que O Corvo tinha um filme, que desinformada né, vou procurar para assistir.
    Obrigada pelo comentário! Seus comentários são sempre uns dos melhores, hehe.

    ResponderExcluir
  16. Michele Rodrigues13/04/2013 15:15

    Eu também nunca li algo do Edgar Allan Poe, e depois que comecei a assistir The following, fiquei com medo de ler uahsuahuhuahsuass Bem interessante o post, não sabia dessas coisa. E que coisa doida as aulas de matemática dele

    ResponderExcluir