BannerDL200x80
Oi pessoal, como vão? O Desafio Literário é uma gincana cuja tarefa principal é ler um mínimo de doze livros em um ano. Eu vou participar dela em 2013, se der tudo certo. Em cada mês, há um tema diferente, como, por exemplo, em julho o tema vai ser “cor ou cores no título”.

Preparei esta postagem pra me auxiliar e guardar os livros que pretendo ler no ano que vem para o desafio, e também, é claro, para divulga-lo para vocês. Não é necessário possuir um blog e os participantes concorrem a um prêmio por mês e a uma premiação final. Estão interessados?
Para mais informações, acessem este link.

Janeiro: tema livre
Como o tema é livre, vou unir o útil ao agradável! Durante as férias, os integrantes do Clube do Livro se disponibilizaram a ler o livro que ganharão no amigo secreto. Então, este será o livro de janeiro! Algum que ainda me é desconhecido, hehe.

1270202576_85330947_1-Fotos-de--LIVRO-As-Mentiras-Que-os-Homens-Contam-Luis-Fernado-Verissimo
Fevereiro: livros que nos façam rir
Depois que li Comédias para se ler na escola, do Veríssimo, em um LV da minha amiga Vanessa, fiquei apaixonada pelas crônicas do autor. Acho que nunca ri tanto em um livro só! Então escolhi ler algo dele: As mentiras que os homens contam.

Março: animais protagonistas
Já li dois livros com animais protagonistas e um deles, inclusive, entrou pra minha lista de favoritos. Eu recomendo muito a leitura de A Arte de Correr na Chuva.
Acho que não vou conseguir encontrar um livro tão bom quanto, mas não custa tentar né? Já folheei várias vezes Meu querido Christopher e gostei bastante da sinopse. Ele é o meu escolhido para este tema!

thewinterking_brAbril: uma ou mais das quatro estações no título
Com estações é difícil, não consegui recordar de nenhum livro, mas, felizmente, o próprio blog do desafio já possui algumas dicas. Escolhi ler O rei do inverno, que dizem ser ótimo. O livro possui como tema as crônicas de Artur, uma das histórias pelas quais mais sou apaixonada. Acredito que será uma ótima leitura.

Maio: livros citados em filmes
Como não assisto a muitos filmes, precisei recorrer novamente para a lista disponibilizada no blog do desafio. Nesses dias, eu estava caminhando pelo shopping, e indo em direção à livraria, é claro, e vi uma edição linda de Orgulho e preconceito. Já vou garantir o meu exemplar do livro, que foi citado em Mensagem para você (ainda não conferi!).

Junho: romance psicológico
Não entendo muito de romances psicológicos, mas pesquisando pelo Skoob, descobri que O apanhador no campo de centeio faz parte deste grupo. Corrijam-me se estiver errada, por favor. Sempre tive curiosidade em ler esta obra por causa do assassinato de John Lennon. Pra quem ainda não sabe, o assassino do cantor estava carregando esse livro no dia e há indícios de que o livro o influenciou. Só conferindo pra saber né?

Julho: cor ou cores no título
Vou ler um livro que ganhei em uma promoção e estava louca para ler faz tempo. Já apareceu aqui na caixinha de correio do blog, e acredito que a história seja bem forte e emocionante. O nome é A vida em tons de cinza.

Agosto: vingança
Faz tempo que não leio algo do Sidney Sheldon, só li um livro dele, mas fiquei surpresa com a qualidade. Na época, foi uma de minhas melhores leituras. E acredito que vou ler Se houver amanhã, um livro dele bem famoso que possui uma sinopse interessante. Alguém aí já leu?

Setembro: autores portugueses contemporâneos
Querido Saramago né? É o primeiro nome que me lembro quando dizem autores portugueses. Acredito que lerei um de seus livros mais famosos, Ensaio sobre a Cegueira.

ADEUS CHINA
Outubro: histórias de superação
Desde que comecei a gostar da leitura, quero ler Adeus, China. Um livro que me conquistou completamente por sua sinopse e acredito que irei apreciar muito, principalmente porque adoro conhecer outras culturas.

Novembro: livros que foram banidos
Escolhendo mais uma vez pela listinha do blog (muito obrigada por a disponibilizarem, sem ela eu ficaria bem perdida!), Admirável mundo novo. Não sabia que ele tinha sido banido, como muitos outros da lista, mas pela sinopse, já podemos perceber o porquê. Deve ser ótimo, e é muito elogiado. Tô ansiosa pra conferir!

Dezembro: natal
Confesso que é um dos temas mais difíceis de escolher! O único livro natalino que li era cheio de sangue e mistério, da Agatha Christie, hehe. Foi uma leitura bem bacana, por sinal. Vou ler um do John Grisham, que escreve maravilhosamente bem. Geralmente, o final dos seus livros não me agrada, mas vai que eu me surpreenda com este? É um tema diferente dos seus outros livros, ele sai do ambiente dos tribunais pra contar uma história que, mesmo assim, é carregada de críticas. Ah, o nome do livro é Esquecer o natal.

Desculpem-me pela postagem ter ficado extensa, mas é que eu queria, além de dizer o nome, comentar um pouquinho com vocês. Se tiverem alguma sugestão, só dizer. E, participem também do desafio! Aposto que vai ser bem legal.

Quero lembrar também que eu não sou obrigada a ler estes títulos. Posso mudar tranquilamente até chegar a data, e posso, é claro, ler mais do que um livro por tema também. Porém, essa é minha lista provisória, que espero cumprir.

Ansiosa para 2013! hehe. Beijos, pessoal.

sobre o autor
Alana Homrich Alana Homrich que, com dezesseis anos, criou o blog Acompanhada pelos Livros. Um novo hobby para compartilhar suas opiniões acerca dos assuntos relacionados à literatura. Está passando por uma fase louca de vestibulares e mudança total em sua rotina.


21 Comentários

  1. Humm, amei a ideia! Vou me informar e talvez participo tambem (uhuuu!).
    Beijos,

    Leticia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. FlaviaPenido28/11/2012, 13:40

    Eu gostei do desafio, mas seguir uma ordem eu não consigo rsrsrs
    Ainda nao decidi como vai ser minha leitura ano que vem


    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis participar de um desafio desses, acho bem interessante, mas é muito dificil encontrar os livros com os temas escolhidos de cada mês.

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quero participar também?

    Como faço?

    Beijos

    Rizia - Livroterapias

    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. No site eles indicam os livros Gui!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rizia, que legal!

    Pro desafio de 2013, não vai ter uma lista de inscrição. A inscrição vai ser efetivada quando você postar a primeira resenha ok?

    Todos os meses vai ter um espaço pra você colocar o link da sua resenha mensal lá no blog http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/

    Fazer essa lista provisória como eu fiz não é obrigatório, mas acho bem bacana. Pode ser só colocando os nomes dos livros mesmo, hehe. Depois de pronta, é legal divulgar nessa parte do blog http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/p/lista-de-livros-dos-participantes-dl.html para os outros saberem o que vais ler.



    Beijos, qualquer dúvida, só perguntar!

    ResponderExcluir
  7. Oi Alana!
    Poxa, que bacana esse desafio! Eu não posso participar porque simplesmente não sei ler livros que não fazem o meu estilo - mas que me comprometi a ler. Fico terrivelmente mal humorada hehehe
    Beijos!


    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bily Pretonobranco28/11/2012, 19:41

    Oii!! :)

    O desafio é bem bacana e interessante mesmo, mas não pretendo participar, rs. Gostei das suas escolhas, quero ler A vida em tons de cinza também, mas pretendo ler antes de julho, haha.

    Beijoo!!

    http://preetonobranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Teen's Books28/11/2012, 20:33

    Adorei esse desafio! Muita vontade de participar, mas iria ser complicado para mim :/ Quem sabe em outro ano? Muitos livros que você disse que iria ler, eu tenho vontade, principalmente Ensaio sobre a cegueira e O apanhador no campo de centeio. Orgulho e preconceito é meu livro favorito, e o filme Mensagem pra você também é ótimo! Espero que você goste dessa leitura e do filme também, se vier a assistir,
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. eu tenho muita vontade de fazer parte de um desafio literário, mas odeio esse negócio de, tenho que ler tal livro, ou não posso ler esse livro esse mês porque ele está fora do tema, isso me enerva ao extremo,ai só de raiva eu não leio rsrsrsr

    Boa sorte no seu desfio ^^

    yumenokoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que desafia legal, adorei!

    Beijos, Bi

    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com vontade de participar ano que vem. vou no site agora ver o que precisa.


    Bjs,


    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro esses desafios, até estava participando de um em 2012, mas eu nunca cumpro! asuhaushuahsuh Sempre tem livros que quero ler antes de outros e aí os passo na frente de uns e acabo perdendo o prazo...

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que legal esse desafio :D Boa sorte ^^
    Vou ver lá o site, de repente também participo ^^
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Steffi de Castro03/12/2012, 13:31

    Amei essa ideia! Eu não vou participar deste desafio, mas vou me desafiar ;)
    Tenho tantos livros pra ler que você nem imagina!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a lista! Saramago é incrível, acabei lendo no DL 2012 e vou repetir a dose ano que vem, não tem erro, é coisa de outro mundo ;)

    Havia me esquecido do Veríssimo, vou acabar incluindo algum livro dele em Fevereiro sem dúvidas.

    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  17. Oi Alana, também estou participando do DL2013.
    Da sua lista eu já li Admirável Mundo Novo e Ensaio Sobre a Cegueira ambos são livros maravilhosos. Tem uma confissão no meu blog sobre o primeiro.
    Boas leituras!


    M,
    www.mikaelly-andrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Alana! Vou participar do Desafio também. Dos seus livros, eu só li o do Sheldon. E também escolhi o livro "A vida em tons de cinza", mas no tema "superação". =0)


    http://noparaisodeborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. marcinha pereira03/01/2013, 13:47

    Oi querida, passei par dar uma olhadinha na tua resenha de janeiro para o DL 2013, mas não encontrei. Quando vc postar avisa tah. Bjuss.

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcinha, aviso sim! hehe. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. O rei do inverno parece ser bem legal

    ResponderExcluir